Avião para carregar GoPro (FPV), de depron e isopor P0
- Moust
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Avião para carregar GoPro (FPV), de depron e isopor P0
Gente,
ultimamente só tenho voado multirotores e nunca havia voado um avião. Como queria carregar um GoPro com casing e não gastar muito, resolvi montar um avião a partir de:
- depron
- isopor P0 (de papelaria)
- palitos de churrasco
- fita para empacotar transparente
- cola quente
O avião voou mas a asa estava com angulo de ataque 0 e não estava muito presa a fuselagem, por isso o voo não foi muito perfeito. Já acertei esses detalhes mas não refiz o voo.
Apesar de não ter balanceado nem helice nem motor, o video da GoPro não sofreu efeito jello :D
Passo-a-passo da construção, detalhes tecnicos e o voo teste estão no video abaixo
http://www.youtube.com/watch?v=gZpxEtgXoXw&hd=1
[yt]gZpxEtgXoXw&hd=1[/yt]
Se possivel, gostaria de comentários e dicas para melhorar o voo. :wink:
Aumentar envergadura, mudar perfil de asa, distancia da cauda .... ?
ultimamente só tenho voado multirotores e nunca havia voado um avião. Como queria carregar um GoPro com casing e não gastar muito, resolvi montar um avião a partir de:
- depron
- isopor P0 (de papelaria)
- palitos de churrasco
- fita para empacotar transparente
- cola quente
O avião voou mas a asa estava com angulo de ataque 0 e não estava muito presa a fuselagem, por isso o voo não foi muito perfeito. Já acertei esses detalhes mas não refiz o voo.
Apesar de não ter balanceado nem helice nem motor, o video da GoPro não sofreu efeito jello :D
Passo-a-passo da construção, detalhes tecnicos e o voo teste estão no video abaixo
http://www.youtube.com/watch?v=gZpxEtgXoXw&hd=1
[yt]gZpxEtgXoXw&hd=1[/yt]
Se possivel, gostaria de comentários e dicas para melhorar o voo. :wink:
Aumentar envergadura, mudar perfil de asa, distancia da cauda .... ?
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- 1o voo aviao com gopro-006.jpg (33.29 KiB) Exibido 5882 vezes
- evandro gomes
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- fpvmorrinhos
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- fpvmorrinhos
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- Moust
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evandro, a carga alar realmente ficou um pouco alta. Até tentei fazer a asa com envergadura maior mas como não queria fazer a asa bipartida, o máximo era 120cm (tamanho do depron).
O CG está a 40% da corda
fpvmorrinhos, onde recomenda o CG? Vi que o ideal é ficar em 1/3 da corda. Atualmente está a 40%. Será que isso está atrapalhando muito o voo? O avião está voando meio pendurado mas creio ser por causa do angulo de ataque 0, o que acha?
Sobre a posição dos horns, se eu usar o Dual Rate no radio ao inves de mudar a posição dos horns o efeito seria similar?
Rho, valeu ;) o CG está em 40% da corda. Na verdade até tentei jogá-lo mais para frente para ficar +/- no 1/3 da corda.
O CG está a 40% da corda
fpvmorrinhos, onde recomenda o CG? Vi que o ideal é ficar em 1/3 da corda. Atualmente está a 40%. Será que isso está atrapalhando muito o voo? O avião está voando meio pendurado mas creio ser por causa do angulo de ataque 0, o que acha?
Sobre a posição dos horns, se eu usar o Dual Rate no radio ao inves de mudar a posição dos horns o efeito seria similar?
Rho, valeu ;) o CG está em 40% da corda. Na verdade até tentei jogá-lo mais para frente para ficar +/- no 1/3 da corda.
- galo_ivi
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Olá Moust,
Nesse seu aero é difícil dizer o que pode melhorar pois você não postou a construção passo-a-passo pro pessoal ir te dando dicas e tal.
Fiz um aero exclusivamente para filmagens aéreas e FPV, da uma olhada e se quiser fazer um aero com as medidas do meu terá sucesso.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=93599
Nesse seu aero é difícil dizer o que pode melhorar pois você não postou a construção passo-a-passo pro pessoal ir te dando dicas e tal.
Fiz um aero exclusivamente para filmagens aéreas e FPV, da uma olhada e se quiser fazer um aero com as medidas do meu terá sucesso.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=93599
- Moust
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Galera, obrigado pelas dicas! ;)
Fiz um voo teste mudando o CG, agora está voando muito bem! Super suave o voo!
Depois coloquei 6 graus de angulo na asa mas gerava muito arrasto, o avião planava legal, mas não conseguia ganhar altitude.
Problema a ser resolvido: alta carga alar. Tenho tido que voar com o motor praticamente no máximo pois se o avião for lento ele não se sustenta. Vou criar uma asa maior.
Fiz um voo teste mudando o CG, agora está voando muito bem! Super suave o voo!
Depois coloquei 6 graus de angulo na asa mas gerava muito arrasto, o avião planava legal, mas não conseguia ganhar altitude.
Problema a ser resolvido: alta carga alar. Tenho tido que voar com o motor praticamente no máximo pois se o avião for lento ele não se sustenta. Vou criar uma asa maior.