Telemetria Aurora para planadores - avaliação

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Martin61
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Ter Abr 12, 2011 8:54 am
Localização: Brasilia DF

Telemetria Aurora para planadores - avaliação

Mensagem por Martin61 »

Estou iniciando um novo projeto, um planador termal com combo de telemetria da Hitec: "HTS-SS ADVANCE UPGRADE COMBO".

Comprei um planador na Alemanha, o "Challenger" da Diamond.

Tenho um rádio Aurora com unidade de voz.

Quando procurei nos fóruns avaliações de telemetria, vi que existe ainda pouca coisa publicada, então vou compartilhar minhas avaliações/impressões.

[img:ffff95862e]http://farm9.staticflickr.com/8245/8591349961_c0476c6833_m.jpg[/img:ffff95862e]
Edge 540 E, planador Challenger, Rádio Aurora
Avatar do usuário
Martin61
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Ter Abr 12, 2011 8:54 am
Localização: Brasilia DF

Mensagem por Martin61 »

Já uso o rádio Aurora com uma unidade de voz, eu configurei para falar a tensão da bateria a cada 30 segundos. Mas agora posso configurar para ter a informação de qualquer parâmetro.

Faz parte do combo:
- Advance sensor station
- Variômetro (altitude)
- Velocidade do ar, com tubo de pitot
- Servo manager, gerenciador para 4 servos
- Temperatura, vou usar no ESC

[img:9c8359d91a]http://farm9.staticflickr.com/8251/8591350011_c9d2499fb8_m.jpg[/img:9c8359d91a]
Avatar do usuário
Martin61
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Ter Abr 12, 2011 8:54 am
Localização: Brasilia DF

Mensagem por Martin61 »

Todos itens do combo pesaram 70 gr. Escolhi um planador com a fuselagem maior, para poder acomodar toda eletrônica.

Testei cada sensor separadamente, para verificar se estavam todos funcionando. Também tive um cuidado especial em testar todos servos em bancada, e escolhi somente servos digitais/metal.

A quantidade de eletrônica a ser instalada assustou um pouco, mas não tive nenhum problema. Todos sensores funcionando perfeitamente. O rádio abriu as janelas de telemetria, muito bacanas. Vou publicar adiante as fotos.

[img:6af799967c]http://farm9.staticflickr.com/8086/8592672982_1526b567fb_m.jpg[/img:6af799967c]
Avatar do usuário
Martin61
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Ter Abr 12, 2011 8:54 am
Localização: Brasilia DF

Mensagem por Martin61 »

Nesta etapa, toda eletrônica já conectada. Repeti várias vezes os testes para saber se tudo funcionava.


[img:8503ecf5bd]http://farm9.staticflickr.com/8389/8591473323_2a75d241ca_m.jpg[/img:8503ecf5bd]
Avatar do usuário
Martin61
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Ter Abr 12, 2011 8:54 am
Localização: Brasilia DF

Mensagem por Martin61 »

Decidi montar o tubo de pitot no leme. Como estou montando um motoplanador, esta foi a única opção. Vários planadores reais, usam o pitot montado nesta posição.
Durante o lançamento, vou ter a leitura do fluxo do ar gerado pelo empuxo do motor, a idéia é resetar assim que interromper minha subida, assim passo a ter a leitura da velocidade aerodinâmica.

[img:d9e5a4d24a]http://farm9.staticflickr.com/8089/8591473255_46fcd5dc4f_m.jpg[/img:d9e5a4d24a]
Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagem por sancler »

Planadores reais não tem Hélice , e também normalmente não tem motor
então você só vai conseguir medir a velocidade do Vento no Chão com o Planador desligado ,
no ar desligado vai ser a velocidade relativa , e com motor acionado uma velocidade totalmente falsa

o vento gerado pela hélice vai pegar justamente no Tubo de Pitot
eu colocaria fora do fluxo da hélice .
Avatar do usuário
Martin61
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Ter Abr 12, 2011 8:54 am
Localização: Brasilia DF

Mensagem por Martin61 »

A utilização do motor é feita somente no lançamento, depois o vôo é livre. Gosto de voar no estilo F5J. Muitos planadores reais tem motor, hélice. Quando fiz um curso de PPL, conheci vários planadores motorizados, inclusive com a possibilidade de decolagem sem reboque. A questão é que estes planadores são muito mais caros, mas é o sonho dos pilotos.

Depois do lançamento é só tocar a tela do rádio, no campo SPEED, que o valor é zerado. Durante o vôo temos a leitura de velocidade aerodinâmica.

[img:c2c95ea1e7]http://farm9.staticflickr.com/8368/8592451410_1a42f283f5_m.jpg[/img:c2c95ea1e7]
Avatar do usuário
Martin61
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Ter Abr 12, 2011 8:54 am
Localização: Brasilia DF

Mensagem por Martin61 »

A instalação dos sensores dentro do planador foi feita com a utilização de fita dupla face, utilizei muito pinças. Depois uma rodada completa de testes, para confirmar se a telemetria estava funcionando adequadamente.

[img:a33c359590]http://farm9.staticflickr.com/8388/8592573506_b0c7d4d64a_m.jpg[/img:a33c359590]

[img:a33c359590]http://farm9.staticflickr.com/8367/8592573606_1f9c91313c_m.jpg[/img:a33c359590]
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Parabéns, muito legal este setup, tem tudo que você precisa para voar planador aproveitando ao máximo.

Já testei voo planado com variômetro (ok, não era exatamente um planador, mas meu Wingman), e achei muito legal.

Infelizmente não foi no Aurora, foi no Graupner MX20, um baita rádio, mas a tela é bem menor que a do Aurora então nem tinha como pensar em ler alguma coisa no ar, só no fone mesmo.

No caso do Wingman + MX20 tinha tanto o variômetro sonoro (tons mais graves ou agudos conforme descia ou subia) quanto voz (somente pelo fone). A voz falava altitude e velocidade sempre que eu apertava um botão ou cíclico.

Como primeira experiência, subi com motor, claro, e depois desliguei-o, trimei para pouco afundamento e deixei voando sem aplicar comandos, percebia que ia descendo lentamente pelo vario e pela altitude anunciada pela voz. Quando ouvia um tom mais agudo logo usava leme e profundor para girar na região que subia até parar de subir, ganhava facilmente alguns metros e seguia caçando outra bolha, fiquei uns 15 minutos voando sem motor quase sem perder altitude com um treinador, imagine com um planador.

Simplesmente adorei e se eu tivesse mais tempo para planadores com certeza é uma ferramenta que eu não dispensaria.

Quanto à velocidade, Sancler, nosso colega não falou em velocidade do vento, mas velocidade do ar, ou seja, a velocidade que interessa para voar.

Se souber a velocidade de melhor planeio do modelo, basta trimar para esta velocidade para obter o melhor planeio, se não souber pode-se testar para determinar as melhores velocidades para maior planeio ou menor afundamento, e depois trimar conforme desejado.
Avatar do usuário
Martin61
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Ter Abr 12, 2011 8:54 am
Localização: Brasilia DF

Mensagem por Martin61 »

Fiz três vôos com o planador. Deixei a tela do Aurora com informação do vário e velocidade. Os outros dados como temperatura e "servo manager" eu acessei após o vôo. O rádio armazena informações da temperatura inicial, máxima e média. No servo manager, a amperagem máxima para cada servo. Achei as leituras de velocidade muito úteis para acertar o setup do rádio. Atuava flaps, butterfly, camber, etc... e tinha a indicação instantânea se as mixagens do profundor estavam adequadas, se a velocidade se mantinha. Fiz meus vôos no fim da tarde, com frio, vento, nuvens de chuva muito próximas, não me sustentei em térmica; mas pude verificar que o vario é muito preciso, com leituras rápidas. Configurei o rádio para bipar quando estiver numa ascendente. Na unidade de voz é possível configurar no setup alarmes para vários parâmetro, temperatura , amperagem acima do limite indicado nos servos. Configurei para ficar "falando" somente informações do vário.
Gostei muito do produto, acho que atendeu plenamente minhas expectativas. As informações de telemetria ainda podem ser transmitidas para um computador, ou apresentadas na tela de um Iphone, fixado no rádio.
Responder