Iniciando o hobby

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
fabricim
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Seg Abr 01, 2013 9:11 am
Localização: Juiz de Fora, MG

Iniciando o hobby

Mensagem por fabricim »

Fala galera.

Moro em Juiz de Fora - MG e estou afim de começar o hobby. Vi um cara voando, e gostei muito do que vi. Acho que esse tipo de tópico vocês já estão enjoados por aqui, visto que eu mesmo já li alguns deles..
Me perguntei algumas vezes antes de criá-lo, porém eu acho que não existe um heli melhor ou pior pra começar.. Isso vai de cada piloto. Eu queria começar com um heli que não me desse tanta dor de cabeça, mas também não vejo necessidade de comprar um T-rex logo de cara, porque como já disse.. eu nunca voei, apenas vi uma pessoa voando. Não vejo razão para investir inicialmente um valor alto. Acho que temos que começar de baixo.

Então minhas dúvidas são as seguintes:

- Qual heli devo comprar pra COMEÇAR, um bom custo x beneficio e que me ensine realmente algo?!

- Qual rádio usar?!

- Qual simulador devo comprar e qual rádio poderá ser usado no simulador e no heli?



Agradeço se alguém puder tirar essas e outras dúvidas de um piloto iniciante e com muita força de vontade de aprender.
Obrigado a todos!
bilibira
membro
Mensagens: 332
Registrado em: Ter Jan 19, 2010 10:51 pm
Localização: IBIRÁ - S.P.

Mensagem por bilibira »

heli - t-rex 450 sport ou pró
rádio - futaba 6, spetrum 6, airtonics 6
simulador - aerofly, real fight, phooenix

essa é minha opinião! solução não tão barata, mas resolve!
Avatar do usuário
rogeriomodao
membro
Mensagens: 149
Registrado em: Ter Fev 07, 2012 3:18 pm
Localização: brasilia

Mensagem por rogeriomodao »

Bom dia amigo. E seja bem vindo ao apaixonante mundo do modelismo. E, mesmo sendo iniciante também, gostaria de compartilhar algumas coisas que aprendi aqui no e-voo. Não se preocupe em gastar muito. Na verdade, comprando das fontes certas, sai bem em conta começar no helimodelismo. Mesmo porque demora um pouco pra estar pronto para solar. A primeira coisa a fazer, você já esta fazendo: Ler e pesquisar. O segundo passo eu acho que seria comprar um rádio e um simulador. Um bom simulador vai ser fundamental para minimizar prejuízos futuros. Um rádio que tem um bom custo benefício é o Turnigy 9x. Comprando fora do brasil ele custará, com o frete, pouco mais de 70 dólares(caso não tenha experiência com compras no exterior, tem diversos tópicos aqui com dicas preciosas)e ele servirá para seus futuros helimodelos e para treinar no simulador. Caso possa, consiga um instrutor para fazer algumas aulas.
Quanto a que modelo comprar, são dois caminhos interessantes a serem escolhidos: Se você é um cara paciente e que gosta de desafios, vale a pena montar seu próprio heli. Se aprende muito com a montagem. Tando da mecânica quanto da eletrônica. Caso prefira pegar algo pronto. Não tenha ´dúvidas de que vale pegar um t-rex sim. Ele te dará metade da "dor de cabeça" que um clone te dará. Mas seja qual for a opção, aqui no e-voo você tem meterial de leitura suficiente para conseguir se virar. E sempre tem alguem para tirar aquela dúvida que ainda ficar. Mas não tenha "dó das vista", leia, leia e leia.
Quanto ao tamnho, apesar de eu ter 250, recomendo que comece com um classe 450. Ao contrário do que pode parecer para os leigos, quanto maior o heli, mais estável ele pode ser. Helimodelos pequenos são mais ariscos e sensíveis. Lembre que helimodelos não são brinquedos. Nem no preço nem nos riscos. Então, se pensar em algo para voar na garegem, ou dentro de casa, nada de comprar algo acima de classe 100. Pra ambientes interenos, apenas micro helis.
Quanto ao simulador, compre o phoenix original. Ele não é tão barato, mas vale o investimento. Será uma ferramenta de aprendizado muito importante.
Helimodelismo, nautimodelismo, automodelismo ou aeromodelismo. Todos requerem paciência e investimento. E em modelismo quanto mais paciência, menor o investimento financeiro.
Bem, dito isso, espero ter ajudado de alguma forma.
Treinador telemaster by Idogawa, Zagi 120(quase pronta), T-rex 100X(meu xodó), e mais algumas coisas...
Avatar do usuário
fabricim
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Seg Abr 01, 2013 9:11 am
Localização: Juiz de Fora, MG

Mensagem por fabricim »

[quote:a5fe3581ca="bilibira"]heli - t-rex 450 sport ou pró
rádio - futaba 6, spetrum 6, airtonics 6
simulador - aerofly, real fight, phooenix

essa é minha opinião! solução não tão barata, mas resolve![/quote:a5fe3581ca]



Opa! Obrigado por responder..
Concordo que um t-rex é sem comparações.. mas será que pra começar um copterX ou HK não seriam bons? Ambos 450..

E a respeito do Turnigy 9x?! Já li muitos comentários no fórum sobre ser um bom controle para se iniciar..
Sobre o simulador eu li um pouco sobre phoenix..
Avatar do usuário
fabricim
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Seg Abr 01, 2013 9:11 am
Localização: Juiz de Fora, MG

Mensagem por fabricim »

[quote:d8cf2970f5="rogeriomodao"]Bom dia amigo. E seja bem vindo ao apaixonante mundo do modelismo. E, mesmo sendo iniciante também, gostaria de compartilhar algumas coisas que aprendi aqui no e-voo. Não se preocupe em gastar muito. Na verdade, comprando das fontes certas, sai bem em conta começar no helimodelismo. Mesmo porque demora um pouco pra estar pronto para solar. A primeira coisa a fazer, você já esta fazendo: Ler e pesquisar. O segundo passo eu acho que seria comprar um rádio e um simulador. Um bom simulador vai ser fundamental para minimizar prejuízos futuros. Um rádio que tem um bom custo benefício é o Turnigy 9x. Comprando fora do brasil ele custará, com o frete, pouco mais de 70 dólares(caso não tenha experiência com compras no exterior, tem diversos tópicos aqui com dicas preciosas)e ele servirá para seus futuros helimodelos e para treinar no simulador. Caso possa, consiga um instrutor para fazer algumas aulas.
Quanto a que modelo comprar, são dois caminhos interessantes a serem escolhidos: Se você é um cara paciente e que gosta de desafios, vale a pena montar seu próprio heli. Se aprende muito com a montagem. Tando da mecânica quanto da eletrônica. Caso prefira pegar algo pronto. Não tenha ´dúvidas de que vale pegar um t-rex sim. Ele te dará metade da "dor de cabeça" que um clone te dará. Mas seja qual for a opção, aqui no e-voo você tem meterial de leitura suficiente para conseguir se virar. E sempre tem alguem para tirar aquela dúvida que ainda ficar. Mas não tenha "dó das vista", leia, leia e leia.
Quanto ao tamnho, apesar de eu ter 250, recomendo que comece com um classe 450. Ao contrário do que pode parecer para os leigos, quanto maior o heli, mais estável ele pode ser. Helimodelos pequenos são mais ariscos e sensíveis. Lembre que helimodelos não são brinquedos. Nem no preço nem nos riscos. Então, se pensar em algo para voar na garegem, ou dentro de casa, nada de comprar algo acima de classe 100. Pra ambientes interenos, apenas micro helis.
Quanto ao simulador, compre o phoenix original. Ele não é tão barato, mas vale o investimento. Será uma ferramenta de aprendizado muito importante.
Helimodelismo, nautimodelismo, automodelismo ou aeromodelismo. Todos requerem paciência e investimento. E em modelismo quanto mais paciência, menor o investimento financeiro.
Bem, dito isso, espero ter ajudado de alguma forma.[/quote:d8cf2970f5]


Bom dia meu amigo..
Muito obrigado pelas boas vindas, espero ficar bastante ativo aqui no fórum e me apaixonar realmente pelo hobby. Hoje preciso de ajuda mas espero amanhã poder contribuir e ajudar a quem precisa!

Sim, a primeira coisa que eu vou fazer é comprar um rádio e um simulador e treinar bastante! Mas já estou pesquisando, para motar meu heli enquanto pratico no simulador. Assim aprendo o máximo sobre a montagem e tiro dúvidas sobre configurações e preferências..
Já li diversos posts sobre o Turnigy 9x e todos eles exaltam seu custo benefício! É exatamente o que eu preciso para iniciar, gastar o mínimo possível para ter um equipamento que não seja referência em qualidade mas que me atenda e me ensine bastante como INICIANTE!
E sim, eu gosto de desafios e quero montar o meu, e nao comprar um RTF. Dessa maneira posso entender melhor a mecânica de voo e sobre a montagem do mesmo para posteriores problemas..


O phoenix original pode ser simulado através do Turnigy 9x?

Obrigado pela atenção..
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7807
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

Vou ter que ser chato/repetitivo...

Começa com um 450 Plus da Align. Não pense na Align como "A marca", ela é apenas mais uma - mas bate qualquer outra em custo X beneficio.

Compra o 450 Plus+ Phoenix RC (simulador) e você vai ter um equipamento legal para começar, nada de "tão" caro e vai tirar satisfação do heli.

Se quiser se aventurar com clones, prepare-se para muito tempo de bancada e nunca um voo "satisfatório". Sempre tem coisas quebrando... É uma P dor de cabeça.

Para controle, pode usar o Futaba que vem com o Align para voar qualquer heli elétrico... Não que recomende, mas "pode". É um radio confiável...

Se for pegar outro radio, bem, recomendo marcas mais tradicionais. Turnigy é por sua conta e risco... Pode vir um radio bom assim como pode vir "bixado"... Quem tem que verificar é o consumidor. Tem clubes que nem permitem pela segurança...

Se preferir pode começar pelos micros... Mas não é a mesma coisa... Hehe

Ah, outra coisa. Lembre que é BEM recomendável fazer umas aulinhas antes de tentar algo,.. Vai poupar $$$...
Avatar do usuário
marcelo navarro
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Dom Mar 24, 2013 1:44 pm
Localização: Belém-pa

Mensagem por marcelo navarro »

eu estou na mesma situação do fabricim =[ estou lendo tópicos pesquisando preços, encontrei por 2000 mil reais o TREX PRO + radio (futaba 6ch), estou atras de encontra o tal mais em conta nos sites gringos mas não encontro qual comprar que seja de confiança e entregue expresso(sedex). ja entendi q devo começar com o TREX. ajuda peço ajuda a vcs pra baixar esse custo uma evz q dizem ser bem mais em conta comprar fora, pois tenho os cards nessessarios pra compra fora, so falta o site =[
desde ja agradeço e muito ate ja tenho o phoenix so falta o radio kkkk pra treino kkk
Avatar do usuário
fabricim
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Seg Abr 01, 2013 9:11 am
Localização: Juiz de Fora, MG

Mensagem por fabricim »

[quote:37d33cebaa="marcelo navarro"]eu estou na mesma situação do fabricim =[ estou lendo tópicos pesquisando preços, encontrei por 2000 mil reais o TREX PRO + radio (futaba 6ch), estou atras de encontra o tal mais em conta nos sites gringos mas não encontro qual comprar que seja de confiança e entregue expresso(sedex). ja entendi q devo começar com o TREX. ajuda peço ajuda a vcs pra baixar esse custo uma evz q dizem ser bem mais em conta comprar fora, pois tenho os cards nessessarios pra compra fora, so falta o site =[
desde ja agradeço e muito ate ja tenho o phoenix so falta o radio kkkk pra treino kkk[/quote:37d33cebaa]



Eu to pensando seriamente se vale realmente a pena começar com um T-rex visto que é um investimento de quase 2000 reais como você disse, para começar no hobby.
Eu sei que é um hobby caro, mas é um valor muito alto para COMEÇAR. Eu nunca pilotei nenhum heli, então estou realmente receoso de gastar esse dinheiro. Talvez preferiria começar com um clone, embora haja problemas de QC e qualidade de voô.. mas assim vou aprender a voar e quando lenhar vou gastar menos.
Não sei.. estou realmente pensando..
Eu não estou dizendo que não quero voar e ter um t-rex, mas será que vale a pena eu começar com um?!
Avatar do usuário
marcelo navarro
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Dom Mar 24, 2013 1:44 pm
Localização: Belém-pa

Mensagem por marcelo navarro »

por td que li ate agora sim é o melhor caminho e se vc compra o simulador e seguir as recomendações dos veteranos q estão sempre prontos a ajudar aki no E-VOO sem duvidas sairá td certo eu já fiz minha escolha qt ao heli agora so me falta o site msm, desejo q vc tbm consiga e acredite q vc consegue voa-lo q sairá td certo, como disse segue os veteranos e seja paciente que vc vai ser feliz no hobby

obs: não é mais difícil de dirigir um carro no transito da capital ^^
mas pra isso deve fazer muitos aula ate esta apto e qt mais melhor!!!
luishamaral
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Seg Out 17, 2011 5:46 pm
Localização: Campinas SP

Mensagem por luishamaral »

Meu amigo vou orientá-lo com base em minha experiência ok!!
Nesse hobby a sua disponibilidade $$ é parte mas não é o mais importante, mas no inicio seus olhos não enxergam essa relação, logo perceberá o que eu quero dizer com isso...

Já voava aeros a 1 ano, mas a minha paixão sempre foram os Helis, minha primeira experiência com helicópteros foi em agosto de 2012, etapas:

1º Dragon Fly acho que 3 ou 4 canais no inicio muitas alegrias mas depois só tristeza!!

2º Clones, copter X 450 e um turnigy 9x onde tudo realmente começou, um amigo montou tudo, não fiz aulas com instrutor, segui um tutorial de nosso amigo valter_ribeiro de Mai 20, 2010 e digo a Vc, faz que dá muito certo!!! Com minhas lenhas Eu mesmo desmontava e montava o Heli, aprendi muito nessa época!! Usava como treino o Phoenix
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=88389&highlight=

3º Minha primeira máquina, 450 DFC da Align e um Futaba T8J, monto e desmonto esse cara até hoje, voo liso e perfeito, heli extremamente forte, mas pouco resistente!! Mesmo assim não me desfaço dele jamais!!

4º Aquisição do simulador RealFlight 6,5 Helis, melhor investimento que fiz até hoje, na minha opinião superior ao Phoenix.

Conclusão:
Não me arrependo das escolhas que fiz, mas se fosse iniciar hoje começaria nessa ordem de prioridade:

1º Um “excelente Rádio”, pois esse irá acompanhá-lo por muito ou todo o tempo e a ele será confiado todo o seu equipamento. No mínimo 8 canais e marcas como Futaba, Specktrun, JR, Hitec são excelentes.

2º Um “excelente carregador”, pois no mundo dos elétricos às baterias valem ouro!!! E com certeza ele irá acompanha-lo por muito ou todo o tempo de hobby, logo vc irá aumentar a classe e às baterias irão aumentar na mesma proporção.

3º Um “excelente simulador” que vai dar a Vc a condição de usufruir do hobby e poupar várias lenhas, sugiro o Realflight e arrisco a dizer que duas ou até mesmo 1 lenha bem dada “evitada” rsrsr paga o investimento.

4º Cara repense um pouco mais e comece com um Align, por experiência.
:wink:
700 DFC MBX; GAUI X5 Formula V-BAR; Futaba T8J
Responder