Reducao no motor

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Morellif1
membro
Mensagens: 185
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 5:55 pm

Reducao no motor

Mensagem por Morellif1 »

Boa noite pessoal,

a respeito de redução nos motores, eu gostaria de saber se meu raciocínio esta correto.
Bom, a principio me parece algo como uma marcha de bicicleta, se você tem uma redução 2:1 a cada volta completa no pedal se anda meia volta, mas também se faz a metade do esforço. Logo, aplicando isso num motor com redução 2:1 ele ficaria equivalente a um motor com metade do seu Kv e com o dobro de Wats. Correto?
Se meu raciocínio estiver correto, um motor como este https://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__12919__D2826_6_2200kv_Outrunner_Motor.html, com uma redução de 2:1 seria equivalente a um motor de 684 Wats e 1100Kv, oque me parece fantástico pois o consumo seria baixíssimo pra tanta potencia.
Existe alguma desvantagem para o uso de redução? Da pra ser feito com motor Outrunner?

Desde já, Grato
snag
membro
Mensagens: 446
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Re: Reducao no motor

Mensagem por snag »

[quote:c30772eddc="Morellif1"]Boa noite pessoal,

a respeito de redução nos motores, eu gostaria de saber se meu raciocínio esta correto.
Bom, a principio me parece algo como uma marcha de bicicleta, se você tem uma redução 2:1 a cada volta completa no pedal se anda meia volta, mas também se faz a metade do esforço. Logo, aplicando isso num motor com redução 2:1 [b:c30772eddc]ele ficaria equivalente a um motor com metade do seu Kv e com o dobro de Wats. Correto?[/b:c30772eddc]
Se meu raciocínio estiver correto, um motor como este https://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__12919__D2826_6_2200kv_Outrunner_Motor.html, com uma redução de 2:1 seria equivalente a um motor de 684 Wats e 1100Kv, oque me parece fantástico pois o consumo seria baixíssimo pra tanta potencia.
Existe alguma desvantagem para o uso de redução? Da pra ser feito com motor Outrunner?

Desde já, Grato[/quote:c30772eddc]


Errado. O conjunto motor/redução vai ficar com metade do kv e o dobro de torque.
Potência é uma grandeza que indica a energia "gasta" por unidade de tempo. Não tem como "aumentar" por mágica a potência de um sistema. Lembra das aulas de Física? "Energia não se cria, apenas se transforma"?

Num motor a potência pode ser calculada pela fórmula:

Potência = Torque x 2 x pi x Velocidade angular

Então, neste caso, como você está dobrando o torque mas diminuindo a velocidade angular (o kv) pela metade, a potência continua a mesma.
Avatar do usuário
andredal
membro
Mensagens: 804
Registrado em: Ter Ago 21, 2012 10:19 am
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por andredal »

Leia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_%28f%C3%ADsica%29
Avatar do usuário
Morellif1
membro
Mensagens: 185
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 5:55 pm

Mensagem por Morellif1 »

Bem que eu percebi que parecia bom demais para ser verdade, hehe.

Excelente explicação Snaq!

Bom, então o conjunto de redução serve apenas pra reduzir o Kv? não apresenta nenhuma vantagem?
Avatar do usuário
Morellif1
membro
Mensagens: 185
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 5:55 pm

Mensagem por Morellif1 »

Mas espere ai, eu entendo que a potencia desenvolvida pelo motor não vai ser alterada, mas pelo ganho de torque ele vai ser capaz de girar uma hélice maior ou com passo maior numa rotação mais baixa.
Sera que o empuxo gerado não deve ser algo próximo de um motor mais potente e com menor kv?
Avatar do usuário
Morellif1
membro
Mensagens: 185
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 5:55 pm

Mensagem por Morellif1 »

Por exemplo, o motor de um carro tem uma potencia determinada, mas com com ajuda da transmissão, numa primeira marcha ele desenvolve mais forca e menor velocidade, já na quinta marcha, ele tem bem menos forca, mas alcança velocidades bem maiores.
Usando desse exemplo, imagine q o motor 2826/6 opera numa "quinta" marcha, sempre com velocidade, porem com pouca forca, mas com ajuda de uma reducao, sera que ele nao seria capaz de desenvolver uma forca maior, porem com menor velocidade? Assim como o carro e a bicicleta em marchar menores?
Avatar do usuário
Morellif1
membro
Mensagens: 185
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 5:55 pm

Mensagem por Morellif1 »

Sera que esse motor não ficaria equivalente a um motor mais potente? Mesmo desenvolvendo uma potencia inferior?
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2848
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

[quote:e13c0aff9c="Morellif1"]Mas espere ai, eu entendo que a potencia desenvolvida pelo motor não vai ser alterada, mas pelo ganho de torque ele vai ser capaz de girar uma hélice maior ou com passo maior numa rotação mais baixa.
Sera que o empuxo gerado não deve ser algo próximo de um motor mais potente e com menor kv?[/quote:e13c0aff9c]

Cara, "não viaja", na verdade usando uma redução você vai ter uma perda de potência, mesmo que ínfima, mas vai ocorrer uma perda pois vai ter mais pontos de atrito mecânico...

Apenas para você refletir sobre a sua lógica, quando você coloca uma redução no motor é como a marcha mais "leve" da bicicleta (o exemplo que você usou no começo do tópico) mas isso não faz com que a bicicleta fique mais "potente", a potência vem das pernas do ciclista, independente da marcha que a bike esteja usando.

A galera já elucidou bem acima e inclusive tem um link da wikipedia, dá uma estudada e "quebra a cabeça" até entender, afinal aprender como o nosso mundo funciona nunca é demais.

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Avatar do usuário
Morellif1
membro
Mensagens: 185
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 5:55 pm

Mensagem por Morellif1 »

Talvez eu tenha usado o termo errado, a potencia e invariável, ok, vamos deixa-la de lado.
Mas o torque não, e ele faz com que uma marcha menor de um carro e uma marcha mais leve de uma bicicleta desenvolvam maior forca, correto?
Portanto, imagino que um motor com uma redução seja capaz de girar uma hélice maior e com maior passo, e gerar maior empuxo. Ou não?

Obrigado, e me desculpem pela minha cabeça dura, hehe, só estou tentando entender a logica disso não funcionar pra um motor de aeromodelo, já que funciona, na bicicleta e no carro (me refiro a forca desenvolvida, a potencia eu entendi que e invariável)
snag
membro
Mensagens: 446
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por snag »

[quote:36fca48722="Morellif1"]
Bom, então o conjunto de redução serve apenas pra reduzir o Kv? não apresenta nenhuma vantagem?[/quote:36fca48722]


Há uns 20 anos atrás, antes da popularização dos motores brushless, era comum o uso de reduções nos motores brushed. Naquela época a disponibilidade de motores era bem menor que a existente hoje em dia. Existiam motores brushed bastante caros, alguns intermediários (como os Astro-Flight) e os motores baratos, que eram chamados de "can-motors"(algo como "motores de lata"), como os Graupner Speed. Eu ainda tenho uns 2 ou 3 Speed 400 e algumas reduções da Graupner.

A vantagem do uso da redução é otimizar as características do motor para o regime de vôo do modelo. Por exemplo: se tiver um modelo lento, não precisa de um motor de alto kv. Mas e se esse motor é tudo o que você tem? Se usá-lo numa configuração "direct drive" terá pouca eficiência. Mas se usar uma redução apropriada, poderá ajustar o kv, usar uma hélice maior e terá um conjunto propulsor mais eficiente.

Ainda hoje, alguns modelos podem se beneficiar com o uso de reduções, como alguns planadores motorizados (onde o espaço na fuselagem é reduzido) e que usam hélices de grande diâmetro: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=152496

Outra aplicação em que ainda se usam (ou que, pelo menos, até alguns tempo atrás usavam) motores brushed com redução: nos micros modelos, tipo os Parzone Micro e semelhantes.

Mas de maneira geral, a menos que você esteja fazendo um modelo muito diferente, muito grande ou pequeno, é mais fácil procurar um brushless adequado.
Responder