Motor Cessna 152
Motor Cessna 152
Boas,
Tenho um Cessna 152 da Graupner que tenho na “prateleira” à uns anos e tenho adiado a sua construção e agora enchi-me de coragem e decidi por mãos à obra.
Tem de envergadura 2150mm, fuselagem 1470mm e tem o peso 5900g prono a voar.
A minha dúvida é sobre qual motor que devo instalar no modelo. Na caixa do avião aconselha o motor OS MAX 160 FX.
Qual a vossa opinião? Devo comprar o motor este motor? Já agora qual a hélice adequada?
Em relação aos servos tenho o Futava S3010 Standard High-Torque. Qual a vossa opinião, serve ou devo colocar outros?
Qual o feedback que têm deste modelo? Acham que tem um voo calmo, qual o desempenho dele em voo?
Agradeço a vossa compreensão a toda a ajuda.
Cumprimentos,
Rui
O modelo em questão
[img:5c5002ce28]http://imageshack.us/a/img341/3092/cessna152.jpg[/img:5c5002ce28]
os servos
[img:5c5002ce28]http://imageshack.us/a/img836/7453/futavas3010.jpg[/img:5c5002ce28]
Tenho um Cessna 152 da Graupner que tenho na “prateleira” à uns anos e tenho adiado a sua construção e agora enchi-me de coragem e decidi por mãos à obra.
Tem de envergadura 2150mm, fuselagem 1470mm e tem o peso 5900g prono a voar.
A minha dúvida é sobre qual motor que devo instalar no modelo. Na caixa do avião aconselha o motor OS MAX 160 FX.
Qual a vossa opinião? Devo comprar o motor este motor? Já agora qual a hélice adequada?
Em relação aos servos tenho o Futava S3010 Standard High-Torque. Qual a vossa opinião, serve ou devo colocar outros?
Qual o feedback que têm deste modelo? Acham que tem um voo calmo, qual o desempenho dele em voo?
Agradeço a vossa compreensão a toda a ajuda.
Cumprimentos,
Rui
O modelo em questão
[img:5c5002ce28]http://imageshack.us/a/img341/3092/cessna152.jpg[/img:5c5002ce28]
os servos
[img:5c5002ce28]http://imageshack.us/a/img836/7453/futavas3010.jpg[/img:5c5002ce28]
- mkbuss
- membro
- Mensagens: 1094
- Registrado em: Qua Nov 24, 2010 5:54 pm
- Localização: Belo Horizonte, MG
amigo, eu iria de DLE-30 ou 35... se quiser manter mesmo o projeto no glow, optaria pelo uso de motor 4 tempos, que além de ter um ronco mais bonito, é mais econômico...
quanto aos servos, por se tratar de um aero escala, não feito para acrobacias, acredito que dê tranquilo... mas, se não me engano, eles possuem o mesmo problema dos S3305, que consomem mais que os concorrentes... se tiver a possibilidade de colocar uns servos com menor consumo, acredito que seria melhor... mas vai funcionar bem sim, sem problemas...
quanto aos servos, por se tratar de um aero escala, não feito para acrobacias, acredito que dê tranquilo... mas, se não me engano, eles possuem o mesmo problema dos S3305, que consomem mais que os concorrentes... se tiver a possibilidade de colocar uns servos com menor consumo, acredito que seria melhor... mas vai funcionar bem sim, sem problemas...
-
- membro
- Mensagens: 76
- Registrado em: Dom Jun 20, 2010 3:50 pm
- Localização: Divinópolis,MG
Obrigado amigos pelas dicas que deram, valeu!!!!
No entanto esqueci-me de referir que tenho um motor OS 95AX, ainda na caixa à espera de rodar.
Acham que este motor é no minimo suficiente para o Cessna ou devo apostar então no DLE com mais potência.
Specifications OS 95AX
Displacement: 0.949 cu in (15.55 cc)
Bore: 1.091 in (27.7 mm)
Stroke: 1.016 in (25.8 mm)
Practical rpm: 2,000-16,000
Output: 2.86 hp 15,000 rpm
Weight (engine): 20 oz (567 g)
Weight (muffler): 6.28 oz (178 g)
Includes: E-4040 Power Box silencer, O.S. #8 Glow Plug, Needle Valve Extension
Recommended Props: 14x8, 15x6-8, 16x6-8
Mais uma vez, o meu agradecimento.
Forte abraço,
Rui
No entanto esqueci-me de referir que tenho um motor OS 95AX, ainda na caixa à espera de rodar.
Acham que este motor é no minimo suficiente para o Cessna ou devo apostar então no DLE com mais potência.
Specifications OS 95AX
Displacement: 0.949 cu in (15.55 cc)
Bore: 1.091 in (27.7 mm)
Stroke: 1.016 in (25.8 mm)
Practical rpm: 2,000-16,000
Output: 2.86 hp 15,000 rpm
Weight (engine): 20 oz (567 g)
Weight (muffler): 6.28 oz (178 g)
Includes: E-4040 Power Box silencer, O.S. #8 Glow Plug, Needle Valve Extension
Recommended Props: 14x8, 15x6-8, 16x6-8
Mais uma vez, o meu agradecimento.
Forte abraço,
Rui
- mkbuss
- membro
- Mensagens: 1094
- Registrado em: Qua Nov 24, 2010 5:54 pm
- Localização: Belo Horizonte, MG
olha amigo, se na própria caixa do aero, como dito por você, já recomenda motor 160 glow, e pelo porte dele também, acredito que ficará pouco motor esse 95... poste as infos do aero que vem no manual (faixa de motor a se utilizar) pra gente poder te ajudar melhor...
mas ainda acredito que um gasolina 30cc ou um glow 4T 180 sejam uma escolha melhor...
mas ainda acredito que um gasolina 30cc ou um glow 4T 180 sejam uma escolha melhor...
- Caveira Special Paint
- membro
- Mensagens: 996
- Registrado em: Seg Out 24, 2011 4:22 pm
- Localização: São Paulo - Capital
[quote:d6eb590816="rmjsantos"]Obrigado amigos pelas dicas que deram, valeu!!!!
No entanto esqueci-me de referir que tenho um motor OS 95AX, ainda na caixa à espera de rodar.
Acham que este motor é no minimo suficiente para o Cessna ou devo apostar então no DLE com mais potência.
Specifications OS 95AX
Displacement: 0.949 cu in (15.55 cc)
Bore: 1.091 in (27.7 mm)
Stroke: 1.016 in (25.8 mm)
Practical rpm: 2,000-16,000
Output: 2.86 hp 15,000 rpm
Weight (engine): 20 oz (567 g)
Weight (muffler): 6.28 oz (178 g)
Includes: E-4040 Power Box silencer, O.S. #8 Glow Plug, Needle Valve Extension
Recommended Props: 14x8, 15x6-8, 16x6-8
Mais uma vez, o meu agradecimento.
Forte abraço,
Rui[/quote:d6eb590816]
esse 95 é equivalente a um 15cc gasolina. é pouco!
um 30cc deve ir bem... que é o dobro da cilindrada do 95...
abs
No entanto esqueci-me de referir que tenho um motor OS 95AX, ainda na caixa à espera de rodar.
Acham que este motor é no minimo suficiente para o Cessna ou devo apostar então no DLE com mais potência.
Specifications OS 95AX
Displacement: 0.949 cu in (15.55 cc)
Bore: 1.091 in (27.7 mm)
Stroke: 1.016 in (25.8 mm)
Practical rpm: 2,000-16,000
Output: 2.86 hp 15,000 rpm
Weight (engine): 20 oz (567 g)
Weight (muffler): 6.28 oz (178 g)
Includes: E-4040 Power Box silencer, O.S. #8 Glow Plug, Needle Valve Extension
Recommended Props: 14x8, 15x6-8, 16x6-8
Mais uma vez, o meu agradecimento.
Forte abraço,
Rui[/quote:d6eb590816]
esse 95 é equivalente a um 15cc gasolina. é pouco!
um 30cc deve ir bem... que é o dobro da cilindrada do 95...
abs
Campeão Brasileiro Escala - 2012/ 2013
12º no TOP GUN - World Championship - 2014
12º no TOP GUN - World Championship - 2014