Manutenção de Baterias de Lipo

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Oliver
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Jun 23, 2005 9:36 am
Localização: Rio de Janeiro

Manutenção de Baterias de Lipo

Mensagem por Oliver »

Todo mundo já teve uma Lipo que "estufou", e como loja já tive casos de clientes que forçaram as baterias e voltaram perguntando: E agora?

Uma característica que eu havia notado nas baterias de lipo é que se elas fossem descarregadas a baixa potencia (1C) e carregadas em baixa carga (0,25C) elas desestufavam. Só que isso manualmente e com um carregador que só carrega, era mais difícil, alem de levar muito tempo.

Só que a tecnologia sempre evolui, e a sempre aparecem coisas novas, recebemos a pouco a linha de carregadores Bantam, eu peguei um Bantam 902 para testar, logo o que me chamou atenção foi a função ciclar, isso eu imaginava que só tinha serventia nas antigas baterias de NiCd que tinham memória, mas nas Lipo funciona como um SPA de bateria, emagrecendo e devolvendo o antigo vigor a elas. De cara peguei uma Polyquest antiga que meu carregador velho supercarregou, por isso eu considerava perdida, ela com certeza não vai voltar a dar os 36A originais, mas em uma fase que considero intermediária (só desestufar), ela já está dando 7A. Fiz 3 ciclos e ela que estava um balão melhorou muito, vamos ver agora nos próximos 3 o que vai acontecer.

Balanceamento também é extremamente importante, antigamente, para balancear e usava um conector com 3 entradas para carregador (isso para baterias 3S) e carregava cada célula em separado, isso levava quase um dia em carga lenta. Hoje temos algumas marcas de balanceadores, que funcionam excelentemente em modo desconectado, mas conectado alguns não são perfeitos, isso porque eles não “conversam” com os carregadores. A Bantam neste caso saiu na frente com dois produtos, um carregador com balanceador integrado e um balanceador com link para o carregador.

Isso tudo para estenderemos a vida útil das nossas baterias ao máximo, assim economizando dinheiro.
Oliver
Asas Elétricas
www.asaseletricas.com.br
Avatar do usuário
Luiz Leite
membro
Mensagens: 1328
Registrado em: Qua Nov 23, 2005 6:20 pm
Localização: Joinville / SC

Re: Manutenção de Baterias de Lipo

Mensagem por Luiz Leite »

Tópico de utilidade pública, Oliver, sempre agregando conhecimento aos colegas de hobby.

Abraço,
Avatar do usuário
Luis_Claudio
membro
Mensagens: 1770
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 2:52 pm
Localização: Rio de Janeiro

Durabilidade / Balanceamento

Mensagem por Luis_Claudio »

Oi Oliver/All,

Eu tenho uma bateria 3s kokam 1500mha 11.1v e um dia desses mandei um e-mail lá para o fabricante perguntando a respeito da durabilidade da bateria versus o balanceamento da mesma. A resposta foi a que segue, e gostaria de saber se o carregador "inteligente" que eles sugerem, é realmente considerado uma boa opção de compra:

Luis,

Ensure that you don't go over ~ 9 amps on that pack. It is rated for 12Amps but gives better life cycle if
kept cool by not going over 9amps for extended periods of time.
you should be able to get 300-400 cycles if kept <140 degree F.

Also consider getting a balancing charger. This will help keep the pack balanced and in good condition. You can upgrade your pack if it does not have a balancing connector. See the links below.

http://www.fmadirect.com/detail.htm?item=2116&section=45
http://www.fmadirect.com/detail.htm?item=2121&section=45
http://www.fmadirect.com/support_docs/item_1213.pdf



Let me know if you have additional questions.



Best Regards,
Eric Schaub
Electrical Engineer

FMA Direct, Inc
5716-A Industry Lane
Frederick, MD 21704
1-301-668-7614 ex12
FAX: 301-668-7619
Web Site www.fmadirect.com
E-mail erics@FMAdirect.com



----- Original Message -----
From: Luis Cláudio Morais Vieira
To: erics@fmadirect.com ; howard@fmadirect.com
Sent: Tuesday, June 13, 2006 10:40 AM
Subject: FW: KOK1500HC-3S-DNS

Hello all,

I have the battery bellow and I would like to know how it´s life time. I bought mine has in march/2005, but was
used only 4 times; how long can I keep on using that, respecting the discharge and using it as the
manufactures says?



Kokam 1500 mAh, 3 cell series (11.1V), heatshrunk with Deans Ultra
> connector, high discharge (8C / 82%)
> Size: 78mmH x 40mmW x 18mmT
> Weight: 113 grams
> Ratings: 8C / 82%
> Outputs: 11.1V Nominal, 1500 mAh
> Applications: Speed 400, Speed 500, Parallel for Speed 600 electric
aircraft
Luis Claudio
"Há uma linha muito tênue entre hobby e doença mental."
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Falar com o fabricante é sempre o ideal. Fiz uma consulta à OS engines quando revcebi o meu 46, e as resdpostas foram diretas e objetivas...
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2618
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Mensagem por ATARI »

faço isso com meu triton ... de vez enquando sempre ciclo minhas li-po com a função "discharge" depois "charge"
Oliver
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Jun 23, 2005 9:36 am
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Oliver »

Luis,

Esta sua bateria, é um modelo antigo, que até nos vendiamos, na época era a melhor do mercado. O carregador que ele indicou parece ser muito bom, carrega balanceando, como os mais modernos do mercado, é de fabricação deles, o outro item, que ele indicou, é o conector para adaptar a sua bateria para fazer balanceamento, temos este conector na loja.
Avatar do usuário
Luis_Claudio
membro
Mensagens: 1770
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 2:52 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Luis_Claudio »

Oi Oliver,

Entendi. As baterias novas Kokam já vêm com esse conector para balanceamento. Quando tiver uma grana extra vou comprar um balanceador/carregador desses, aí aproveito e compro logo mais uma bateria nova já com o conector!

agradeço pela ajuda.
Avatar do usuário
Augusto Pizarro
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1363
Registrado em: Qui Fev 05, 2004 5:03 pm
Localização: RJ
Contato:

Mensagem por Augusto Pizarro »

Uma outra razão para as Li-Po incharem é ( por incrivel que pareça ), dar carga total nelas e deixar guardadas por muito tempo. Não sei porque isto acontece, mas a experiençia nos diz que para guardar as Li-Po por muito tempo e melhor deixa-las com sua carga nominal e não com a carga total. É por isso que quando recebemos as baterias de nossos fornecedores elas nuncas estão com 100% da carga. Com a "ciclada" lenta numa bateria destas estufadas por terem sido guardadas por muito tempo com carga full, resolve em 90% dos casos e a bateria quase sempre volta a ficar como nova.

Meio fora do topico mas vale a pena comentar aqui. Muita gente acha que sua bateria pode estar ruim ou o motor não esta rendendo o que devia, porque pos no modelo novo e ele não rendeu o que deveria. Desconfie do Speed Control tb, se vc mudou a marca no Speed Control ou se esta usando um SC quase no limite de amperagem dele, em geral ele não rende bem e o motor fica mais fraco do que com outros Speeds. Como exemplo posso citar um SC da GWS que rendia bem menos que outro da OTTER com as mesmas caracteristicas, ou seja produto muito barato tem seu preço em performance. É claro que não podemos generalizar, temos SCs be, em conta que são ótimos, como os OTTER e o ASSAN 120. Este último é o que sempre usamos em nossas conversões de GLOW.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Augusto, complementando sobre deixar LiPo guardadas...

Achei um artigo interessante sobre LiIon em http://www.batteryuniversity.com/parttwo-34.htm

O melhor é armazená-las com 40% da carga, em temperaturas baixas (mas não abaixo de zero).

A 0 graus com 40% da carga, a perda de capacidade é de 2% após 1 ano.
A 25 graus com 100% da carga, a perda é de 20% após 1 ano.
A 60 graus com 100% da carga, a perda é de 40% após 3 meses (portanto nõa deixe baterias carregadas dentro do carro no sol)

[img:fe0a3c3aa0]http://www.batteryuniversity.com/images/parttwo-34.gif[/img:fe0a3c3aa0]
Avatar do usuário
rasec_jj
membro
Mensagens: 2551
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
Localização: Belém, Pa
Contato:

Mensagem por rasec_jj »

[quote:a1f78df522="alexcmag"]Augusto, complementando sobre deixar LiPo guardadas...

Achei um artigo interessante sobre LiIon em http://www.batteryuniversity.com/parttwo-34.htm

O melhor é armazená-las com 40% da carga, em temperaturas baixas (mas não abaixo de zero).

A 0 graus com 40% da carga, a perda de capacidade é de 2% após 1 ano.
A 25 graus com 100% da carga, a perda é de 20% após 1 ano.
A 60 graus com 100% da carga, a perda é de 40% após 3 meses (portanto nõa deixe baterias carregadas dentro do carro no sol)

[img:a1f78df522]http://www.batteryuniversity.com/images/parttwo-34.gif[/img:a1f78df522][/quote:a1f78df522]

Então é bom armazenar as lipos na geladeira? Aqui em Belém é muito quente!
Júlio Cesar de Almeida Jr.
Responder