Página 1 de 11

III Prova de P-30 - 08/09/2013

Enviado: Ter Jul 30, 2013 10:55 am
por -NiHoN-
Amigos,

Terei a honra de organizar a III Prova de P-30 a ser realizada em local e data descritos abaixo:

Data: 08/09/2013 (domingo)
Local: Campo de Salto
Início: 8:00 horas

Troféus para os três primeiros colocados e medalhas para até o sexto colocado.

As regras são as mesmas da 2° prova:

1. Modelo

1.1. As dimensões máximas do modelo são de 30 polegadas em qualquer direção. A envergadura máxima e o comprimento máximo da fuselagem é de 762 mm. Não existe outro limite dimensional nem de material.

1.2. O peso mínimo do modelo excluindo a borracha de propulsão é de 40 gramas. O modelo deve ser pesado com todos os ganchinhos, tubinhos, elásticos de asa e nariz, etc...

1.3. O peso máximo da borracha lubrificada é de 10 gramas. Tira-se os elásticos e ganchinhos da mecha para pesar, porém não se pode limpar o lubrificante.

1.4. A hélice de 9 1/2 polegadas (241,3 mm) tem que ser de plástico e comercial, podendo ter as rebarbas lixadas, mas para efeito de balanceamento só pode ser adicionado peso na pá mais leve. O furo pode ser aumentado para aceitar um eixo mais grosso. Existem dois fabricantes, a Peck cinza e a Ikara amarela.

2. Prova

2.1 A prova terá 3 voos com tempo limite de 2 minutos, cada voo dentro de uma janela de 60 minutos.

2.2 O desempate se dará pelo melhor voo, persistindo o empate se dará pelo segundo melhor voo. No caso de três voos iguais, teremos mais um voo de 5 minutos em uma janela de 15 minutos.

2.3 Um voo abaixo de 20 segundos será considerado tentativa, podendo haver somente uma tentativa em cada voo.

2.4 Todo voo válido é cronometrado desde o lançamento do modelo até que o mesmo toque o solo (ou uma árvore, obstáculo, etc.) ou em caso OOS (perda de visão do modelo) acrescenta-se mais 3 segundos.

2.5 O número de voos, a duração máxima de cada voo e o tempo de cada janela poderão ser alterados no decorrer da prova em função de alterações climáticas pelo diretor da prova.

2.6 Os competidores serão sorteados em grupos para cada baliza de cronometragem, a ordem dos voos dentro do grupo poderá ser alterada em comum acordo entre os competidores do grupo.

2.7 Serão premiados os três primeiros colocados.


3. Competidor

3.1 Qualquer pessoa interessada pode participar da prova, basta comparecer com o modelo adequado às regras 1.x

3.2 Não há obrigatoriedade do competidor ser o construtor do modelo.

3.3 Cada competidor pode inscrever quantos modelos achar necessário, mas somente poderá utilizar dois modelos nos voos regulares e no desempate.

3.4 Cada modelo deverá receber identificação do competidor na asa e também um número único entre os modelos do competidor, sendo necessário a anotação deste número na asa, fuselagem e estabilizador.

3.5 Não será permitida troca das partes numeradas (asa, fuselagem e estabilizador) porém será permitida troca dos demais componentes e reparos.

3.6 Antes de cada voo oficial, o competidor deve apresentar o modelo e a numeração do mesmo ao cronometrista da baliza. Esse número será anotado na sumula junto com o nome do competidor e o tempo de voo.

3.7 A corda na borracha do motor deve ser executada pelo próprio competidor e às vistas do cronometrista.

4. Aferição dos Modelos

4.1 Os três primeiros colocados terão seus modelos aferidos após a prova.

4.2 A direção da prova pode a qualquer momento solicitar a aferição de um modelo e/ou do peso da borracha utilizada.

4.3 Casos omissos no regulamento serão decididos pela direção da prova.


5. Horário das Janelas dos Voos

08:00 - 08:59 1. voo
09:00 - 09:59 2. voo
10:00 - 10:59 3. voo
11:00 - 11:15 Voo de desempate (Fly Off)
11:30 Premiação

Enviado: Ter Jul 30, 2013 11:16 am
por betocastrucci
Valeu Fernando pela iniciativa!

Estamos inscritos: Beto, Luiz e Marcos.

Já estou construindo os kits dos Saturnos V3 e V4 cortados pelo NiHoN. A asa do primeiro V3 sem entelagem pesou 7g, leve?

Enviado: Ter Jul 30, 2013 11:42 am
por Alvaro Sala
[quote:60dcaa52e9="betocastrucci"]...A asa do primeiro V3 sem entelagem pesou 7g, leve?[/quote:60dcaa52e9]

VAI PERDÊÊÊÊ!!!!!!

Enviado: Ter Jul 30, 2013 1:28 pm
por inhoemal
[quote:2fff21dc64="Alvaro Sala"][quote:2fff21dc64="betocastrucci"]...A asa do primeiro V3 sem entelagem pesou 7g, leve?[/quote:2fff21dc64]

VAI PERDÊÊÊÊ!!!!!![/quote:2fff21dc64]

ja perdeu só que ainda não sabe rs....

Enviado: Ter Jul 30, 2013 2:20 pm
por betocastrucci
[quote:d9099a8c5c="Alvaro Sala"][quote:d9099a8c5c="betocastrucci"]...A asa do primeiro V3 sem entelagem pesou 7g, leve?[/quote:d9099a8c5c]

VAI PERDÊÊÊÊ!!!!!![/quote:d9099a8c5c]

Vai ter que pesar 40g pelo menos. Espero chegar numas 36 gramas para poder colocar ou o tracker ou o altímetro que pesam por volta de 4g. E eu nunca perco meus modelos, as árvores é que gostam deles :D :D :D

Enviado: Sex Ago 02, 2013 10:18 pm
por Corrado Pensalfini
Estou dentro, sem duvida até pelo fato de ser no quintal de casa. A proposito domingo a partir das 07:00 hs estou no campo aguardando os a amigos.
Até lá.

Enviado: Sáb Ago 03, 2013 10:13 am
por betocastrucci
Vou também a Salto amanhã cedo.

Enviado: Dom Ago 04, 2013 9:10 pm
por Alvaro Sala
[quote:4f3418ecf5="betocastrucci"]Já estou construindo os kits dos Saturnos V3 e V4 cortados pelo NiHoN. A asa do primeiro V3 sem entelagem pesou 7g, leve?[/quote:4f3418ecf5]

Eu pedi pra ele cortar um Jaburu (teimoso eu, não?) A asa está quase pronta com 7g também. Acho que a minha vai ficar mais pesada no final. Talvez umas 8 ou 9g...
Esse japonês está com uma balsa muuuuiittooo boa!

Enviado: Dom Ago 11, 2013 10:20 pm
por betocastrucci
Saturno V3 praticamente pronto, faltando colocar o timer e trimar. Acredito que pronto para voar vai ficar na faixa das 35 gramas sem a borracha, a asa pesou abaixo das 11 gramas. Vai levar o altímetro que pesa quase 5 gramas e ainda vai ficar no limite mínimo. A estrutura da asa do V4 que terminei há pouco pesou 6 gramas, mas leva mais papel que o V3, vai ficar mais pesada.

Enviado: Ter Ago 13, 2013 9:42 am
por -NiHoN-
[quote:2ac4c61282="betocastrucci"]Saturno V3 praticamente pronto, faltando colocar o timer e trimar. Acredito que pronto para voar vai ficar na faixa das 35 gramas sem a borracha, a asa pesou abaixo das 11 gramas. Vai levar o altímetro que pesa quase 5 gramas e ainda vai ficar no limite mínimo. A estrutura da asa do V4 que terminei há pouco pesou 6 gramas, mas leva mais papel que o V3, vai ficar mais pesada.[/quote:2ac4c61282]

Beto,

E a resistência da estrutura? Está ok? ...céus...6gr numa asa...nem eu botava fé....kkkkk