III Prova de P-30 - 08/09/2013
Enviado: Ter Jul 30, 2013 10:55 am
Amigos,
Terei a honra de organizar a III Prova de P-30 a ser realizada em local e data descritos abaixo:
Data: 08/09/2013 (domingo)
Local: Campo de Salto
Início: 8:00 horas
Troféus para os três primeiros colocados e medalhas para até o sexto colocado.
As regras são as mesmas da 2° prova:
1. Modelo
1.1. As dimensões máximas do modelo são de 30 polegadas em qualquer direção. A envergadura máxima e o comprimento máximo da fuselagem é de 762 mm. Não existe outro limite dimensional nem de material.
1.2. O peso mínimo do modelo excluindo a borracha de propulsão é de 40 gramas. O modelo deve ser pesado com todos os ganchinhos, tubinhos, elásticos de asa e nariz, etc...
1.3. O peso máximo da borracha lubrificada é de 10 gramas. Tira-se os elásticos e ganchinhos da mecha para pesar, porém não se pode limpar o lubrificante.
1.4. A hélice de 9 1/2 polegadas (241,3 mm) tem que ser de plástico e comercial, podendo ter as rebarbas lixadas, mas para efeito de balanceamento só pode ser adicionado peso na pá mais leve. O furo pode ser aumentado para aceitar um eixo mais grosso. Existem dois fabricantes, a Peck cinza e a Ikara amarela.
2. Prova
2.1 A prova terá 3 voos com tempo limite de 2 minutos, cada voo dentro de uma janela de 60 minutos.
2.2 O desempate se dará pelo melhor voo, persistindo o empate se dará pelo segundo melhor voo. No caso de três voos iguais, teremos mais um voo de 5 minutos em uma janela de 15 minutos.
2.3 Um voo abaixo de 20 segundos será considerado tentativa, podendo haver somente uma tentativa em cada voo.
2.4 Todo voo válido é cronometrado desde o lançamento do modelo até que o mesmo toque o solo (ou uma árvore, obstáculo, etc.) ou em caso OOS (perda de visão do modelo) acrescenta-se mais 3 segundos.
2.5 O número de voos, a duração máxima de cada voo e o tempo de cada janela poderão ser alterados no decorrer da prova em função de alterações climáticas pelo diretor da prova.
2.6 Os competidores serão sorteados em grupos para cada baliza de cronometragem, a ordem dos voos dentro do grupo poderá ser alterada em comum acordo entre os competidores do grupo.
2.7 Serão premiados os três primeiros colocados.
3. Competidor
3.1 Qualquer pessoa interessada pode participar da prova, basta comparecer com o modelo adequado às regras 1.x
3.2 Não há obrigatoriedade do competidor ser o construtor do modelo.
3.3 Cada competidor pode inscrever quantos modelos achar necessário, mas somente poderá utilizar dois modelos nos voos regulares e no desempate.
3.4 Cada modelo deverá receber identificação do competidor na asa e também um número único entre os modelos do competidor, sendo necessário a anotação deste número na asa, fuselagem e estabilizador.
3.5 Não será permitida troca das partes numeradas (asa, fuselagem e estabilizador) porém será permitida troca dos demais componentes e reparos.
3.6 Antes de cada voo oficial, o competidor deve apresentar o modelo e a numeração do mesmo ao cronometrista da baliza. Esse número será anotado na sumula junto com o nome do competidor e o tempo de voo.
3.7 A corda na borracha do motor deve ser executada pelo próprio competidor e às vistas do cronometrista.
4. Aferição dos Modelos
4.1 Os três primeiros colocados terão seus modelos aferidos após a prova.
4.2 A direção da prova pode a qualquer momento solicitar a aferição de um modelo e/ou do peso da borracha utilizada.
4.3 Casos omissos no regulamento serão decididos pela direção da prova.
5. Horário das Janelas dos Voos
08:00 - 08:59 1. voo
09:00 - 09:59 2. voo
10:00 - 10:59 3. voo
11:00 - 11:15 Voo de desempate (Fly Off)
11:30 Premiação
Terei a honra de organizar a III Prova de P-30 a ser realizada em local e data descritos abaixo:
Data: 08/09/2013 (domingo)
Local: Campo de Salto
Início: 8:00 horas
Troféus para os três primeiros colocados e medalhas para até o sexto colocado.
As regras são as mesmas da 2° prova:
1. Modelo
1.1. As dimensões máximas do modelo são de 30 polegadas em qualquer direção. A envergadura máxima e o comprimento máximo da fuselagem é de 762 mm. Não existe outro limite dimensional nem de material.
1.2. O peso mínimo do modelo excluindo a borracha de propulsão é de 40 gramas. O modelo deve ser pesado com todos os ganchinhos, tubinhos, elásticos de asa e nariz, etc...
1.3. O peso máximo da borracha lubrificada é de 10 gramas. Tira-se os elásticos e ganchinhos da mecha para pesar, porém não se pode limpar o lubrificante.
1.4. A hélice de 9 1/2 polegadas (241,3 mm) tem que ser de plástico e comercial, podendo ter as rebarbas lixadas, mas para efeito de balanceamento só pode ser adicionado peso na pá mais leve. O furo pode ser aumentado para aceitar um eixo mais grosso. Existem dois fabricantes, a Peck cinza e a Ikara amarela.
2. Prova
2.1 A prova terá 3 voos com tempo limite de 2 minutos, cada voo dentro de uma janela de 60 minutos.
2.2 O desempate se dará pelo melhor voo, persistindo o empate se dará pelo segundo melhor voo. No caso de três voos iguais, teremos mais um voo de 5 minutos em uma janela de 15 minutos.
2.3 Um voo abaixo de 20 segundos será considerado tentativa, podendo haver somente uma tentativa em cada voo.
2.4 Todo voo válido é cronometrado desde o lançamento do modelo até que o mesmo toque o solo (ou uma árvore, obstáculo, etc.) ou em caso OOS (perda de visão do modelo) acrescenta-se mais 3 segundos.
2.5 O número de voos, a duração máxima de cada voo e o tempo de cada janela poderão ser alterados no decorrer da prova em função de alterações climáticas pelo diretor da prova.
2.6 Os competidores serão sorteados em grupos para cada baliza de cronometragem, a ordem dos voos dentro do grupo poderá ser alterada em comum acordo entre os competidores do grupo.
2.7 Serão premiados os três primeiros colocados.
3. Competidor
3.1 Qualquer pessoa interessada pode participar da prova, basta comparecer com o modelo adequado às regras 1.x
3.2 Não há obrigatoriedade do competidor ser o construtor do modelo.
3.3 Cada competidor pode inscrever quantos modelos achar necessário, mas somente poderá utilizar dois modelos nos voos regulares e no desempate.
3.4 Cada modelo deverá receber identificação do competidor na asa e também um número único entre os modelos do competidor, sendo necessário a anotação deste número na asa, fuselagem e estabilizador.
3.5 Não será permitida troca das partes numeradas (asa, fuselagem e estabilizador) porém será permitida troca dos demais componentes e reparos.
3.6 Antes de cada voo oficial, o competidor deve apresentar o modelo e a numeração do mesmo ao cronometrista da baliza. Esse número será anotado na sumula junto com o nome do competidor e o tempo de voo.
3.7 A corda na borracha do motor deve ser executada pelo próprio competidor e às vistas do cronometrista.
4. Aferição dos Modelos
4.1 Os três primeiros colocados terão seus modelos aferidos após a prova.
4.2 A direção da prova pode a qualquer momento solicitar a aferição de um modelo e/ou do peso da borracha utilizada.
4.3 Casos omissos no regulamento serão decididos pela direção da prova.
5. Horário das Janelas dos Voos
08:00 - 08:59 1. voo
09:00 - 09:59 2. voo
10:00 - 10:59 3. voo
11:00 - 11:15 Voo de desempate (Fly Off)
11:30 Premiação