duvida sobre consumo estático x consumo voando

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
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comandante mendes
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duvida sobre consumo estático x consumo voando

Mensagem por comandante mendes »

coloquei um motor scorpion 3026 1210kv em meu pogo, porem com 6s e apc 8.75x7.5 consumo estático superou 105A, muito alem dos 85A de pico do motor. a bateria é uma pulse 6s 2600 45c que fornece 116A e o speed é red bric 100A. O motor é muito forte, a rotação é muito alta, aero chegou a 270 km/h no GPS, alem do esperado, mas o consumo está exagerado, só tive coragem de acelerar tudo por 1segundos. mas como não tenho como medir o consumo no ar, alguma idéia de porcentagem entre os consumos? Será que o motor aguenta esse abuso por muito tempo?
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MKazan
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Mensagem por MKazan »

Não tem como instalar uma telemetria para ver esse consumo em voo na real?

Qualquer modelagem matemática para estimar o consumo real em voo será uma aproximação com boa margem de erro. O melhor no seu caso é medir, e não calcular.
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MKazan
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Mensagem por MKazan »

A propósito... se você diminuir o diâmetro dessa hélice, o motor fara menos esforço, a corrente vai cair e possivelmente a hélice vai girar mais rápido dando ainda mais velocidade.
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comandante mendes
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Mensagem por comandante mendes »

eu queria uma helice menor com o mesmo passo, mas ta muito dificil de encontrar helices proprias para velocidade
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MKazan
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Mensagem por MKazan »

Talvez seja o caso de cortar a helice então. Não é a melhor opção mas se fizer direitinho com cuidado para manter o balanceamento, pode melhorar o desempenho nesse caso
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Hidden
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Mensagem por Hidden »

Amigo, bom saber que o motor já voou e a princípio está dentro do que você esperou.

Agora atente ao fato que o Scorpion 3026 de 1210Kv tem um limite de corrente de 65A segundo o fabricante, então creio que essa hélice esteja realmente muito pesada para este motor e pode acabar queimando algo se você forçar muito.

Uma coisa interessante seria se você tiver um tacometro e medir a rotação máxima do motor no teste estático, com isso além de você saber se o motor está em sobre carga poderá estimar o pitch speed máximo.

Eu calculo assim: Você pega o Kv do motor e multiplica pela tensão da bateria e depois multiplica por 0,8 (80% da rotação máxima teórica) e essa é a rotação média que o motor deve atingir, se estiver abaixo disso está sobrecarregado.

Essa hélice APC para pylon como é feita para motor glow é realmente muito pesada, dê uma olhada nas hélices da Master Airscrew (tem na HK) tem várias opções como 8X7 e são hélices que em geral tem consumo de corrente relativamente baixo, o negócio é fazer testes e testes mesmo, às vezes reduzindo um pouco o passo com uma hélice que permita o motor girar mais vai dar a mesma velocidade final com menor consumo de corrente.

Abraços e boa sorte.
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