duvida sobre consumo estático x consumo voando
- comandante mendes
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- Registrado em: Ter Jan 08, 2008 9:20 pm
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duvida sobre consumo estático x consumo voando
coloquei um motor scorpion 3026 1210kv em meu pogo, porem com 6s e apc 8.75x7.5 consumo estático superou 105A, muito alem dos 85A de pico do motor. a bateria é uma pulse 6s 2600 45c que fornece 116A e o speed é red bric 100A. O motor é muito forte, a rotação é muito alta, aero chegou a 270 km/h no GPS, alem do esperado, mas o consumo está exagerado, só tive coragem de acelerar tudo por 1segundos. mas como não tenho como medir o consumo no ar, alguma idéia de porcentagem entre os consumos? Será que o motor aguenta esse abuso por muito tempo?
- comandante mendes
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Amigo, bom saber que o motor já voou e a princípio está dentro do que você esperou.
Agora atente ao fato que o Scorpion 3026 de 1210Kv tem um limite de corrente de 65A segundo o fabricante, então creio que essa hélice esteja realmente muito pesada para este motor e pode acabar queimando algo se você forçar muito.
Uma coisa interessante seria se você tiver um tacometro e medir a rotação máxima do motor no teste estático, com isso além de você saber se o motor está em sobre carga poderá estimar o pitch speed máximo.
Eu calculo assim: Você pega o Kv do motor e multiplica pela tensão da bateria e depois multiplica por 0,8 (80% da rotação máxima teórica) e essa é a rotação média que o motor deve atingir, se estiver abaixo disso está sobrecarregado.
Essa hélice APC para pylon como é feita para motor glow é realmente muito pesada, dê uma olhada nas hélices da Master Airscrew (tem na HK) tem várias opções como 8X7 e são hélices que em geral tem consumo de corrente relativamente baixo, o negócio é fazer testes e testes mesmo, às vezes reduzindo um pouco o passo com uma hélice que permita o motor girar mais vai dar a mesma velocidade final com menor consumo de corrente.
Abraços e boa sorte.
Agora atente ao fato que o Scorpion 3026 de 1210Kv tem um limite de corrente de 65A segundo o fabricante, então creio que essa hélice esteja realmente muito pesada para este motor e pode acabar queimando algo se você forçar muito.
Uma coisa interessante seria se você tiver um tacometro e medir a rotação máxima do motor no teste estático, com isso além de você saber se o motor está em sobre carga poderá estimar o pitch speed máximo.
Eu calculo assim: Você pega o Kv do motor e multiplica pela tensão da bateria e depois multiplica por 0,8 (80% da rotação máxima teórica) e essa é a rotação média que o motor deve atingir, se estiver abaixo disso está sobrecarregado.
Essa hélice APC para pylon como é feita para motor glow é realmente muito pesada, dê uma olhada nas hélices da Master Airscrew (tem na HK) tem várias opções como 8X7 e são hélices que em geral tem consumo de corrente relativamente baixo, o negócio é fazer testes e testes mesmo, às vezes reduzindo um pouco o passo com uma hélice que permita o motor girar mais vai dar a mesma velocidade final com menor consumo de corrente.
Abraços e boa sorte.