Reset da bussola do Phantom

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Mattoi
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Ter Jan 22, 2008 1:01 pm
Localização: Guarulhos

Reset da bussola do Phantom

Mensagem por Mattoi »

Pessoal, comprei um Phantom e não consigo calibrar a bussola, já assisti o vídeo da DJI, os valores do vídeo ficam em torno de 1600, mas no meu os valores não passam de 1.000, já tentei passar imã, mas não tem jeito, toda vez que tento calibrar ele fica piscando o led vermelho indicando erro.

Agradeço desde já qualquer ajuda. Abraço.
Mattoi
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Ter Jan 22, 2008 1:01 pm
Localização: Guarulhos

Mensagem por Mattoi »

Fiquei insistindo e consegui calibrar, os valores subiram para 4000, 5000, 6000, ou seja não dá pra entender, vc passa o imã e de repente cai pra 2000, alguém entende esse processo????
brunobaptista
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Qua Mai 15, 2013 5:18 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por brunobaptista »

Olá,

Passei por um problema com a calibração da bússola da NAZA parecido com o seu.

Estupidamente, me esqueci, e usei uma chave com ponta magnética para apertar os parafusos do frame ao instalar um conjunto de pés.

Depois disso ficava só no LED amarelo/vermelho alternando, sem piscar, indicando erro da bússola muito grande. Tentei calibrar (fazendo a dança de girar nos dois eixos) e no final nunca calibrava.

Ao ver o vídeo da DJI (onde ele mostra como fazer isso com o Phantom) vi que o único valor meu que estava fora do intervalo de -300 a 300 era o Z que estava lá para 600. Demorou um pouco, mas consegui. O segredo é você rodar o imã em vários eixos diferentes, nos dois sentidos (horário e anti-horário) e várias vezes. Fiz isso com a NAZA conectada ao PC e observei os valores em tempo real. Na hora em que tinha os valores de X, Y e Z (Compass raw) entre -300 e 300 parei e tentei fazer a calibração e funcionou.

Não consegui perceber um padrão de movimento que tivesse impacto direto no eixo z que era o único que eu queria mexer. Mas consegui ficar com todos dentro do intervalo e o "Mod" em 1400 que está bem dentro do -700 a 2000.

O imã que usei era daqueles brinquedos de montar com esferas metálicas e pequenos bastões com imã nas pontas. Não acho que seja um dos mais fortes e tenho certeza de que quanto mais forte o imã mais fácil é causar o efeito.

Espero que ajude.
Mattoi
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Ter Jan 22, 2008 1:01 pm
Localização: Guarulhos

Mensagem por Mattoi »

Bruno, obrigado pela ajuda. Eu estou tentando com um imã de geladeira e não está dando certo, o valor do Mod está em aprox. 3000, não abaixa nem a pau. Vou conseguir um imã mais forte para tentar. To achando que meu compass está com problema.
brunobaptista
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Qua Mai 15, 2013 5:18 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por brunobaptista »

Ele já veio assim? Comprou novo ou usado? Se for novo, acho que vale tentar a troca sim.

De qualquer forma, eu demorei bastante para conseguir baixar o meu Z de 600 e pouco para 150. Tive que dar várias voltas bem perto e em várias combinações de eixos. Quando eu aproximava o imã os valores iam lá pro 4, 5000 aí eu tirava o imã de perto e o bendito Z variava muito pouco. No processo meu X que estava quase no zero foi lá pros 200, mas como ficaram todos dentro do range aceitável parei por aí.
Mattoi
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Ter Jan 22, 2008 1:01 pm
Localização: Guarulhos

Mensagem por Mattoi »

Comprei novo, na RCpionner, chegou na sexta feira e já veio com esse problema. Eu mandei um e-mail pra eles, vamos ver o que falam. Eles tem o compass para venda, vamos ver se me mandam um na faixa, na verdade eu não to preocupado com o valor, até pq não e caro (15 obamas), o problema é ficar mais uns 20 dias esperando.
Avatar do usuário
rboos
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Dom Out 10, 2010 8:15 pm

Mensagem por rboos »

Mas não era só fazer a 'dança da bussola'? Quero dizer, recebeu o phantom e já foi pro assistente+íma? Digo isso pq normalmente o phantom não precisa deste procedimento mais complexo....
RBoos
Storm450 CarbonFiber
DJI Phantom
Lawmate 1.2Ghz 1w
FatShark 5.8Ghz 600MW
FatShark Attitude Goggles
SpiroNet Cloverleaf Antennas
Mattoi
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Ter Jan 22, 2008 1:01 pm
Localização: Guarulhos

Mensagem por Mattoi »

[quote:98cc1cc0a2="rboos"]Mas não era só fazer a 'dança da bussola'? Quero dizer, recebeu o phantom e já foi pro assistente+íma? Digo isso pq normalmente o phantom não precisa deste procedimento mais complexo....[/quote:98cc1cc0a2]

Primeiro tentei fazer a "dança" porém não dava certo, depois entrei no software e atualizei a versão, tentei a dança de novo e não deu certo, só depois é que tentei o procedimento com o imã. Hoje consegui um imã de Neodimio (bem forte). Hoje a noite vou tentar novamente e posto o resultado.

Abraço.
brunobaptista
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Qua Mai 15, 2013 5:18 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por brunobaptista »

Realmente não deveria precisar de imã logo de cara.

as só o fato de ter passado por uma máquina de Raio X pode ser o suficiente para magnetizar a bússola.

Depois compartilhe se conseguiu resolver.
Mattoi
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Ter Jan 22, 2008 1:01 pm
Localização: Guarulhos

Mensagem por Mattoi »

[quote:af6d65b2fb="brunobaptista"]Realmente não deveria precisar de imã logo de cara.

as só o fato de ter passado por uma máquina de Raio X pode ser o suficiente para magnetizar a bússola.

Depois compartilhe se conseguiu resolver.[/quote:af6d65b2fb]


Consegui resolver sim. Usei um imã de neodimio, retirado de um HD queimado, demorou uns 30 minutos pra eu conseguir baixar o valor do MOD para 1800 aprox. Agora o Phantom está show, inclusive reposicionei o cmpass girrando ele 22 graus anti horário. Está travadinho, mesmo no vento.
Responder