Cessna 182 - hellfly de poliondas modificado - vídeo
Enviado: Qua Set 11, 2013 1:31 am
[b:5340d06594]Olá pessoal! [/b:5340d06594]
Estou construindo meu primeiro aero, um cessna 182 de poliondas, não tem depron aki na minha cidade.
Estou me baseando na planta da Hobbie Brasil, só modifiquei o angulo de incidência da asa, para diminuir o arrasto, depois de estudar um pouco notei que na planta o angulo esta demasiadamente positivo.
[b:5340d06594]Modificações ao longo da construção: [/b:5340d06594]
[b:5340d06594]1° [/b:5340d06594]fiz a asa com diedro de 3° cada semi asa:
Vantagens:
Facilita aos iniciantes porque mantem o aero com maior estabilidade, o piloto se preocupa menos em manter ao aero nivelado;
[b:5340d06594]2° [/b:5340d06594]diminui o angulo de incidência da asa, deixei a linha que passa pelo intradorso da asa paralela a linha de direção de voo, deixando o angulo de incidência perto de 3° (perfil clark y).
Vantagens: Diminui o arrasto do aerodinâmico, ja que o nariz do aero não vai mais ficar subindo por consequência o profundor picado, deixando o voo mais reto possível.
[b:5340d06594]3°[/b:5340d06594] alinhei o profundor paralelamente a linha da direção do voo, o que me deixou um angulo de decalagem também de aproximadamente 3 graus. Angulo apropriado para treinadores.
Vantagens:
Diminui o arrasto, porque foi diminuído a área que corta o ar, para que o aero mantenha maior velocidade mesmo quando tiramos o motor evitando um possível stoll por perda de velocidade.
[b:5340d06594]4° [/b:5340d06594]foi aumentada a corda da asa.
Aumentei a corda para diminuir a carga alar, já que o aero foi feito em poliondas não sabia o certo o seu peso, estimei entre 800 e 900gr.
Vantagens:
manter o aero com características de treinador elétrico,
[b:5340d06594]5°[/b:5340d06594] como vi relatos que os aeros desta planta puxam para esquerda, provavelmente devido ao torque, deixei o motor com uma leve angulação (usei uma aruela bem fina), para a direita e tambem para baixo, oS chamadoS Right trhust e Down thrust, respectivamente. (ainda ficou puxando um pouco p/ esquerda)
Vantagens:
correção do torque devido ao giro do motor!
As modificações feitas por mim foram essas! Para mim ficou legal, cada um deve adaptar ao seu perfil de voo e tipo de região, por ex fiz o aero em poliondas pq aqui em minha cidade não existe depron alem dos ventos moderados, um aero leve fica difícil de controlar a pastinha foi ótimo e mt mas mt resistente mesmo!
[b:5340d06594]Detelhes:[/b:5340d06594]
envergadura: 120mm
corda: 21 cm com ailerons de 35mm
comprimento: 800mm
peso:???? (estimado de 850g), [color=red:5340d06594][b:5340d06594]Peso final pronto para voar: 760gr[/b:5340d06594][/color:5340d06594] :D
diedro: 3° cada semi asa
[b:5340d06594][color=red:5340d06594]Só um detalhe a POLIONDAS retirei da parte de trás de um refrigerador![/color:5340d06594] [/b:5340d06594]
[b:5340d06594]Aki vão algumas fotos.[/b:5340d06594][b:5340d06594]
Editei para colocar o peso!!! Ficou mt próximo ao peso do mesmo aero em depron como esperado, só que mt mais resistente!! :D :D :D :D :D[/b:5340d06594]
Estou construindo meu primeiro aero, um cessna 182 de poliondas, não tem depron aki na minha cidade.
Estou me baseando na planta da Hobbie Brasil, só modifiquei o angulo de incidência da asa, para diminuir o arrasto, depois de estudar um pouco notei que na planta o angulo esta demasiadamente positivo.
[b:5340d06594]Modificações ao longo da construção: [/b:5340d06594]
[b:5340d06594]1° [/b:5340d06594]fiz a asa com diedro de 3° cada semi asa:
Vantagens:
Facilita aos iniciantes porque mantem o aero com maior estabilidade, o piloto se preocupa menos em manter ao aero nivelado;
[b:5340d06594]2° [/b:5340d06594]diminui o angulo de incidência da asa, deixei a linha que passa pelo intradorso da asa paralela a linha de direção de voo, deixando o angulo de incidência perto de 3° (perfil clark y).
Vantagens: Diminui o arrasto do aerodinâmico, ja que o nariz do aero não vai mais ficar subindo por consequência o profundor picado, deixando o voo mais reto possível.
[b:5340d06594]3°[/b:5340d06594] alinhei o profundor paralelamente a linha da direção do voo, o que me deixou um angulo de decalagem também de aproximadamente 3 graus. Angulo apropriado para treinadores.
Vantagens:
Diminui o arrasto, porque foi diminuído a área que corta o ar, para que o aero mantenha maior velocidade mesmo quando tiramos o motor evitando um possível stoll por perda de velocidade.
[b:5340d06594]4° [/b:5340d06594]foi aumentada a corda da asa.
Aumentei a corda para diminuir a carga alar, já que o aero foi feito em poliondas não sabia o certo o seu peso, estimei entre 800 e 900gr.
Vantagens:
manter o aero com características de treinador elétrico,
[b:5340d06594]5°[/b:5340d06594] como vi relatos que os aeros desta planta puxam para esquerda, provavelmente devido ao torque, deixei o motor com uma leve angulação (usei uma aruela bem fina), para a direita e tambem para baixo, oS chamadoS Right trhust e Down thrust, respectivamente. (ainda ficou puxando um pouco p/ esquerda)
Vantagens:
correção do torque devido ao giro do motor!
As modificações feitas por mim foram essas! Para mim ficou legal, cada um deve adaptar ao seu perfil de voo e tipo de região, por ex fiz o aero em poliondas pq aqui em minha cidade não existe depron alem dos ventos moderados, um aero leve fica difícil de controlar a pastinha foi ótimo e mt mas mt resistente mesmo!
[b:5340d06594]Detelhes:[/b:5340d06594]
envergadura: 120mm
corda: 21 cm com ailerons de 35mm
comprimento: 800mm
peso:???? (estimado de 850g), [color=red:5340d06594][b:5340d06594]Peso final pronto para voar: 760gr[/b:5340d06594][/color:5340d06594] :D
diedro: 3° cada semi asa
[b:5340d06594][color=red:5340d06594]Só um detalhe a POLIONDAS retirei da parte de trás de um refrigerador![/color:5340d06594] [/b:5340d06594]
[b:5340d06594]Aki vão algumas fotos.[/b:5340d06594][b:5340d06594]
Editei para colocar o peso!!! Ficou mt próximo ao peso do mesmo aero em depron como esperado, só que mt mais resistente!! :D :D :D :D :D[/b:5340d06594]