Ajuda para escolher um novo radio

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
atoniollo
membro
Mensagens: 1004
Registrado em: Seg Out 06, 2008 3:28 pm
Localização: Jaragua do Sul - SC

Ajuda para escolher um novo radio

Mensagem por atoniollo »

Primeiramente gostaria de dizer que já li alguns tópicos aqui do e-voo indicando rádios para helis... Porem, gostaria da opinião atualizada do pessoal já que os tópicos que achei eram de 2011 e 2012.

Eu tenho um DX6i e acho que esta chegando a hora de ter um radio com mais recursos...

Não tenho preferência por esta ou aquela marca... Como vou ter 2 ou 3 modelos posso comprar os RX do novo sistema sem problema.

Eu estava pensando: Futaba 8FGH FASST 2.4GHz ou Aurora 9

Mas pode ser qualquer outra opção que tenho um bom funcionamento, durabilidade e custo beneficio.

Os helis que pretendo ter neste radio 1 450 para arriscar manobras, 1 500 que já tenho e 1 550 flybar lesse DFC desta nove versao.

Antecipadamente agradeço a ajuda e considerações dos colegas.
Avatar do usuário
William Okamura
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 3989
Registrado em: Ter Mar 15, 2005 11:26 am
Localização: Sao Paulo - Capital
Contato:

Mensagem por William Okamura »

ja pensou no 14SG? se a diferenca nao for muito acho que vale a pena
Avatar do usuário
atoniollo
membro
Mensagens: 1004
Registrado em: Seg Out 06, 2008 3:28 pm
Localização: Jaragua do Sul - SC

Mensagem por atoniollo »

[quote:0fe854ff24="William Okamura"]ja pensou no 14SG? se a diferença nao for muito acho que vale a pena[/quote:0fe854ff24]

Obrigado pela dica
Da na media de uns R$ 600 a diferença... mas o que será que muda? só o numero de canais? ou mais funções? será que vale o custo beneficio?
Avatar do usuário
paulorzr
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Qui Jul 16, 2009 6:23 pm
Localização: Uberlândia - MG

Mensagem por paulorzr »

Vale sim. o Futaba 14SG opera nas modulações FASST, FASSTest, FHSS e S-FHSS. Sem contar várias outras funções como mixagens, telemetria...
Avatar do usuário
atoniollo
membro
Mensagens: 1004
Registrado em: Seg Out 06, 2008 3:28 pm
Localização: Jaragua do Sul - SC

Mensagem por atoniollo »

[quote:c564b95baa="paulorzr"]Vale sim. o Futaba 14SG opera nas modulações FASST, FASSTest, FHSS e S-FHSS. Sem contar várias outras funções como mixagens, telemetria...[/quote:c564b95baa]

hummm. Obrigado.
Mas ainda pretendo avaliar outras marcas.
Queria saber do Aurora 9 como tem se portado.
Das opçoes da JR e Spectrum.
Ou se o pessoal sugere alguma outra opção.
Avatar do usuário
Marco Paulo
membro
Mensagens: 536
Registrado em: Seg Jul 11, 2005 7:06 pm
Localização: Savannah, GA - USA

Mensagem por Marco Paulo »

Eu voo o JR XG8 e gosto muito do radio. Depois que a gente pega o jeito, radio JR e muito facil de programar (opiniao minha...) e e extremamente confortavel na mao. Outra vantagem e que o X-Bus da JR agora e compativel com Microbeast e V-Bar... mas como nao uso esses FBL pra mim nao faz diferenca e nao sei se funciona bem ou tem limitacoes.

Tem o novo DX9 que o pessoal ta falando bem (ate o radio fala), mas nao vi ainda...

E questao de gosto mesmo e afinidade com o estilo de programacao da marca, pois os recursos sao muito parecidos....
Avatar do usuário
highlander
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qua Jan 02, 2008 10:16 pm
Localização: Chapecó - SC

Mensagem por highlander »

Tem amigo de pista usando o aurora 9 num raptor .50 carenado e só alegrias até então, eu uso um Airtronics Sd10-5 e tem tudo eu preciso pra um heli e aero gás até 50cc, se não fizer questão de telemetria acho mais vantagem o Sd10g, digo isso porque a uns 2 anos atrás estava com o mesmo rádio que o seu com grana disponível pra comprar um rádio novo.

Segui uma lista de Rádio:

1 - Airtronics Sd-10g
2- Hitec Aurora 9
3- Spektrum Dx8
4- Futaba 10Chp
5- JR 11x

Pelo custo Benifício optei pelo sd, mas se eu tivesse pouco mais de recurso pegaria o 11x com toda certeza!!!
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

Já tive o 8FG e acabei de migrar para o 14SG.

Em matéria de recursos de voo e quantidade de canais, os dois são iguais. Não identifiquei nada diferente nestes pontos nas funções que uso. O que, aliás, considero mais que suficientes para qualquer heli, aero ou planador que eu queira usar.

Comprei o 14SG por causa da telemetria e, neste ponto, estou satisfeito, pois agora monitoro a carga da bateria principal e a tensão que vai para os servos durante o voo através dos alarmes, além do que ele ainda tem o alarme vibratório. Depois que você usa estes recursos, começa a ficar difícil não considerá-los muito úteis.

Um 8FG Super já é um senhor rádio, pois não tem 8, mas sim 14 canais. Pelo preço que se paga, acho imbatível em vários pontos. Uma limitação dele é só usar modulação FASST, que é sanada no 14SG, que pode se comunicar com qualquer modulação atualmente utilizada pela Futaba. Daí, se o problema não for orçamento, o 14 é uma boa opção.

O Aurora tem uma interface muito interessante, a qualidade dos Hitec é famosa, mas não tenho muito contato com esta marca na pista em que voo.

Se for partir para um JR ou Spektrum, não pode deixar de considerar que as marcas estão deixando de ser compatíveis entre si, pois a primeira está indo para a modulação DMSS e a segunda, DSMX.

De toda forma, é bom você se inteirar do que é mais comum na sua área de voo. O melhor é sempre ter um rádio que seja comum e popular onde você frequenta para conseguir ajuda e para troca de conhecimentos.

Daí para frente, como há inúmeros sistemas excelentes no mercado, se você não obtém o necessário dele, nem conhece os seus "macetes", qualquer um pode se tornar uma escolha ruim.

Abs,

Airton
Evoluindo um pouco mais a cada dia!
Avatar do usuário
atoniollo
membro
Mensagens: 1004
Registrado em: Seg Out 06, 2008 3:28 pm
Localização: Jaragua do Sul - SC

Mensagem por atoniollo »

Obrigado pela dica vou pesquisar sobre o XG8. Você disse que ele é confortável na mão e esta é outra coisa que estou procurando, um radio com uma boa "pegada".

[quote:ee4a22e132="Marco Paulo"]Eu voo o JR XG8 e gosto muito do radio. Depois que a gente pega o jeito, radio JR e muito facil de programar (opiniao minha...) e e extremamente confortavel na mao. Outra vantagem e que o X-Bus da JR agora e compativel com Microbeast e V-Bar... mas como nao uso esses FBL pra mim nao faz diferenca e nao sei se funciona bem ou tem limitacoes.

Tem o novo DX9 que o pessoal ta falando bem (ate o radio fala), mas nao vi ainda...

E questao de gosto mesmo e afinidade com o estilo de programacao da marca, pois os recursos sao muito parecidos....[/quote:ee4a22e132]
Avatar do usuário
atoniollo
membro
Mensagens: 1004
Registrado em: Seg Out 06, 2008 3:28 pm
Localização: Jaragua do Sul - SC

Mensagem por atoniollo »

Bah, eu tinha esquecido do Airtronics
Não faço questão da telemetria... Mas este modelo do Airtronics Sd10-5 é novo? queria um modelo que eu possa usar por um bom tempo... e tambem vou começar a pesquisar agora sobre o Airtronics Sd10-5.
Valeu pelas dicas


[quote:95bc4445c8="highlander"]Tem amigo de pista usando o aurora 9 num raptor .50 carenado e só alegrias até então, eu uso um Airtronics Sd10-5 e tem tudo eu preciso pra um heli e aero gás até 50cc, se não fizer questão de telemetria acho mais vantagem o Sd10g, digo isso porque a uns 2 anos atrás estava com o mesmo rádio que o seu com grana disponível pra comprar um rádio novo.

Segui uma lista de Rádio:

1 - Airtronics Sd-10g
2- Hitec Aurora 9
3- Spektrum Dx8
4- Futaba 10Chp
5- JR 11x

Pelo custo Benifício optei pelo sd, mas se eu tivesse pouco mais de recurso pegaria o 11x com toda certeza!!![/quote:95bc4445c8]
Responder