Motor de heli com redução
- carlos vitor
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Motor de heli com redução
Pessoal estou planejando um projeto um tanto quanto minunsioso trata-se de aeromodelo Tucano T-27 com 2100mm de envergadura e com aproximadamente 4 a 5 Kg.
Não vou entrar muito em detalhes do aeromodelo pois a minha dúvida é sobre a motorização do mesmo.
Estive pensando em qual motor eu poderia usar, que pudesse desempenhar uma boa velocidade para aeromodelo em escala, como eu já sei que motor com mais kv e hélice apropriada maior a velocidade final do modelo tento em vista que em relação ao peso o empuxo do motor vai estar sobrando. Só que estive pesquisando e não encontrei nenhum motor elétrico para aeromodelos desta dimensão com um kv acima de 1000 que tenha empuxo suficiente.
Dai que vem a dúvida se eu colocar um motor de helimodelo elétrico tipo o de um 600 ou 700 com uma redução proporcional para uma hélice 15x9 tripla, eu conseguiria o empuxo e a rotação necessária para que meu aeromodelo tivesse uma boa velocidade para sua escala , ou se eu colocasse uma redução para está hélice em um motor de heli não iria adiantar pois com a engrenagem de redução a rotação do motor iria baixar chegando a ser comparando com um motor qualquer direct drive para esta dimensão de aeromodelo?
Lembrando que este setup sera para 6 a 8s dependendo da necessidade.
Qualquer opinião construtiva é valida!!!
Não vou entrar muito em detalhes do aeromodelo pois a minha dúvida é sobre a motorização do mesmo.
Estive pensando em qual motor eu poderia usar, que pudesse desempenhar uma boa velocidade para aeromodelo em escala, como eu já sei que motor com mais kv e hélice apropriada maior a velocidade final do modelo tento em vista que em relação ao peso o empuxo do motor vai estar sobrando. Só que estive pesquisando e não encontrei nenhum motor elétrico para aeromodelos desta dimensão com um kv acima de 1000 que tenha empuxo suficiente.
Dai que vem a dúvida se eu colocar um motor de helimodelo elétrico tipo o de um 600 ou 700 com uma redução proporcional para uma hélice 15x9 tripla, eu conseguiria o empuxo e a rotação necessária para que meu aeromodelo tivesse uma boa velocidade para sua escala , ou se eu colocasse uma redução para está hélice em um motor de heli não iria adiantar pois com a engrenagem de redução a rotação do motor iria baixar chegando a ser comparando com um motor qualquer direct drive para esta dimensão de aeromodelo?
Lembrando que este setup sera para 6 a 8s dependendo da necessidade.
Qualquer opinião construtiva é valida!!!
"Decolar é uma opção; Pousar é uma obrigação"
Amigo Carlos, com a grande oferta de motores brushless que temos hoje realmente não creio que usar uma redução seja viável.
Bem, você diz que espera uma boa velocidade do aero, qual exatamente seria essa velocidade?
Creio que primeiro você precise definir qual hélice o seu aero deverá usar, você sugere uma tripá de 15x9, não sei qual a rotação máxima uma hélice desse tamanho pode atingir, mas só para ter uma noção, uma hélice com 9" de passo girando a 15.000rpm dá um pitch speed teórico de cerca de 200Km/h, e para girar uma hélice a 15.000rpm utilizando 6 a 8S você não precisa de um motor com mais de 1000Kv, na verdade vai precisar de menos, então tem que definir primeiro qual a faixa de Kv que realmente vai ser necessária para seu projeto, mas como não tenho experiência com aeros de grande porte, não tenho uma real noção das rotações que essas hélices podem atingir, vamos esperar o parecer dos experientes.
Abraços.
Bem, você diz que espera uma boa velocidade do aero, qual exatamente seria essa velocidade?
Creio que primeiro você precise definir qual hélice o seu aero deverá usar, você sugere uma tripá de 15x9, não sei qual a rotação máxima uma hélice desse tamanho pode atingir, mas só para ter uma noção, uma hélice com 9" de passo girando a 15.000rpm dá um pitch speed teórico de cerca de 200Km/h, e para girar uma hélice a 15.000rpm utilizando 6 a 8S você não precisa de um motor com mais de 1000Kv, na verdade vai precisar de menos, então tem que definir primeiro qual a faixa de Kv que realmente vai ser necessária para seu projeto, mas como não tenho experiência com aeros de grande porte, não tenho uma real noção das rotações que essas hélices podem atingir, vamos esperar o parecer dos experientes.
Abraços.
- carlos vitor
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Realmente por não saber também que fiz esta pergunta, pois a minha dúvida é essa se meu aeromodelo terá uma eficiência do que lhe é esperado.
Não estou querendo transformar meu aeromodelo em um jato, pelo contrario só quero adquirir um setup que o deixe com um voo esportivo assim como é a aeronave real. Falando na língua mais comum não quero um patão no ar!!!
Não estou querendo transformar meu aeromodelo em um jato, pelo contrario só quero adquirir um setup que o deixe com um voo esportivo assim como é a aeronave real. Falando na língua mais comum não quero um patão no ar!!!
- carlos vitor
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Valeu mesmo GRANATO, mas em questão a velocidade final do aeromodelo supondo que ele ficará com o peso de aproximadamente 5kg, será que ele poderá ter uma boa velocidade mesmo com motores de baixo kv assim como estes que citou?
Só uma observação eu usei como exemplo uma hélice tripá 15" porque acho que sera a apropriada para o tamanho do aeromodelo, e também para manter um pouco a escala já que a hélice original também é uma tripá.
Só uma observação eu usei como exemplo uma hélice tripá 15" porque acho que sera a apropriada para o tamanho do aeromodelo, e também para manter um pouco a escala já que a hélice original também é uma tripá.
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Carlos,
Estes motores não tem baixo KV, o que acontece é que conforme os motores crescem o Kv tem que ser menor comparado a um motor pequeno pois o tamanho da hélice aumenta.
Só em comparação um motor 6045 de baixo Kv tem 170 Kv e de alto Kv 210Kv.
Caixas de redução na maioria das vezes é somente disperdicio de potência.
Na loja temos alguns motores que lhe atendem, Hyperion e E-max
http://www.asaseletricas.com.br/loja/index.php?cPath=8_24
Abraço
www.asaseletricas.com.br
Estes motores não tem baixo KV, o que acontece é que conforme os motores crescem o Kv tem que ser menor comparado a um motor pequeno pois o tamanho da hélice aumenta.
Só em comparação um motor 6045 de baixo Kv tem 170 Kv e de alto Kv 210Kv.
Caixas de redução na maioria das vezes é somente disperdicio de potência.
Na loja temos alguns motores que lhe atendem, Hyperion e E-max
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Abraço
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- Lt_Nelson
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Acho difícil um T-27 com esta envergadura pesar somente 4kg, mesmo que seja de isopor/depron. Mais realista é em torno de 6/7kg, aliviando bem. Fora os detalhes escala, são 3 trens de pouso relativamente grandes, com rodas idem.
A motorização seria um motor que rendesse 2500/3000W, equivalente a um 30/35cc gasolina, isto para voar como um Tucano deve voar. Traduzindo em elétrico, um motor de 260kV e cerca de 650/800g, 10S ou 200kV e 12S
[]s
A motorização seria um motor que rendesse 2500/3000W, equivalente a um 30/35cc gasolina, isto para voar como um Tucano deve voar. Traduzindo em elétrico, um motor de 260kV e cerca de 650/800g, 10S ou 200kV e 12S
[]s
50W, 150W, 300W, 600W, 900W, 1200W, 3000W
- carlos vitor
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[quote:36fdc015c3="Oliver"]Carlos,
Estes motores não tem baixo KV, o que acontece é que conforme os motores crescem o Kv tem que ser menor comparado a um motor pequeno pois o tamanho da hélice aumenta.
Só em comparação um motor 6045 de baixo Kv tem 170 Kv e de alto Kv 210Kv.
Caixas de redução na maioria das vezes é somente disperdicio de potência.
Na loja temos alguns motores que lhe atendem, Hyperion e E-max
http://www.asaseletricas.com.br/loja/index.php?cPath=8_24
Abraço
www.asaseletricas.com.br[/quote:36fdc015c3]
Oliver agradeço as dicas que me destes, enquanto ao motor já possuo um aqui que creio que já da conta do recado trata-se de um Turnigy 5050-580kv
Estes motores não tem baixo KV, o que acontece é que conforme os motores crescem o Kv tem que ser menor comparado a um motor pequeno pois o tamanho da hélice aumenta.
Só em comparação um motor 6045 de baixo Kv tem 170 Kv e de alto Kv 210Kv.
Caixas de redução na maioria das vezes é somente disperdicio de potência.
Na loja temos alguns motores que lhe atendem, Hyperion e E-max
http://www.asaseletricas.com.br/loja/index.php?cPath=8_24
Abraço
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Oliver agradeço as dicas que me destes, enquanto ao motor já possuo um aqui que creio que já da conta do recado trata-se de um Turnigy 5050-580kv
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- carlos vitor
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[quote:7f7309db44="Lt_Nelson"]Acho difícil um T-27 com esta envergadura pesar somente 4kg, mesmo que seja de isopor/depron. Mais realista é em torno de 6/7kg, aliviando bem. Fora os detalhes escala, são 3 trens de pouso relativamente grandes, com rodas idem.
A motorização seria um motor que rendesse 2500/3000W, equivalente a um 30/35cc gasolina, isto para voar como um Tucano deve voar. Traduzindo em elétrico, um motor de 260kV e cerca de 650/800g, 10S ou 200kV e 12S
[]s[/quote:7f7309db44]
Lt_Nelson creio que consigo deixa-lo com ate 5kg RTF, pois meu método de construção é simples sem muito reforço, pois se o aero chegar a cair com um peso muito elevado é quase certa a sua perda toral.
Digo isto pois minhas ultimas construções ficaram com peso muito bom em relação a peso/potência.
Construí um Decathlon com 2mts de env. que ficou com 2800g, um Reactor de 160 de envergadura com 2500g, por ultimo um Ultimate com 1mt/env. com 1080g. Minha ideia é usar o minimo de madeira possível, e se conseguir trocar compensado por balsa, fibra de vidro por fibra de carbono sera de grande ajuda para não agregar peso.
[yt]quuvph8CNhU[/yt] [yt]ryKlzr-axV0[/yt]
A motorização seria um motor que rendesse 2500/3000W, equivalente a um 30/35cc gasolina, isto para voar como um Tucano deve voar. Traduzindo em elétrico, um motor de 260kV e cerca de 650/800g, 10S ou 200kV e 12S
[]s[/quote:7f7309db44]
Lt_Nelson creio que consigo deixa-lo com ate 5kg RTF, pois meu método de construção é simples sem muito reforço, pois se o aero chegar a cair com um peso muito elevado é quase certa a sua perda toral.
Digo isto pois minhas ultimas construções ficaram com peso muito bom em relação a peso/potência.
Construí um Decathlon com 2mts de env. que ficou com 2800g, um Reactor de 160 de envergadura com 2500g, por ultimo um Ultimate com 1mt/env. com 1080g. Minha ideia é usar o minimo de madeira possível, e se conseguir trocar compensado por balsa, fibra de vidro por fibra de carbono sera de grande ajuda para não agregar peso.
[yt]quuvph8CNhU[/yt] [yt]ryKlzr-axV0[/yt]
- Anexos
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- Rector 1600mm Env.
- 24620_10200390659024251_1397845127_n.jpg (34.63 KiB) Exibido 4485 vezes
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