Montagem do Stick Classic 30cc - Por André Lima

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
André Lima
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Montagem do Stick Classic 30cc - Por André Lima

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Boa tarde pessoal,

Mostrarei neste tópico a montagem completa do meu Stick Classic 30cc da Easyfly Models.

Primeiro um pouco de sua historia...

O modelo mais vendido no Mundo

Texto encontrado e digitado da revista Hobby Link nr° 56 ano 2002 pela equipe Sami Hobby

Como surgiu o avião que fez o aeromodelismo radio controlado ser o que é hoje
Por Vicente Napoli
Apouco mais de três décadas, o radio controle era apenas uma realidade insipiente no aeromodelismo. Os aviões e os sistemas de Rc ainda não podiam ser comprados nas lojas como fizemos hoje, pois não havia produção em escala industrial que fosse economicamente viável. Os rádios eram feitos “em casa” por pilotos com algum conhecimento de eletrônica e boa dose de ousadia. Se você praticasse RC, teria de construir seu próprio sistema, peitando os desafios impostos pelo mercado da época. A margem do hobby havia também muitos especialistas em eletrônica que tentavam desenvolver verdadeiras ratoeiras para o RC.
Não era nada fácil! Caso você quisesse construir um determinado avião, as lojas do hobby teriam certamente todos os materiais, mais se a procura fosse por dispositivos eletrônicos, só teria sucesso fora do circuito comercial do modelismo.
O primeiro grande passo para mudar essa situação foi dado pela marca estadunidense SIG MANUFACTURING, Graças ao seu fundador Glenn Sigafoose. Ele criou um verdadeiro depósito de suprimentos para as demandas do RC. A grande transformação , no entanto , só viria com o advento do famoso avião DAS UGLY STIK, projetado pelo legendário piloto e construtor Phil Kraft. É difícil imaginar um aeromodelista veterano que não tenha usado um Stik no inicio do RC. Muita gente, porém, não faz a mínima idéia da história por traz desse avião. Ele foi uma peça chave para o desenvolvimento dos sistemas RC proporcionais, tal como conhecemos hoje –Ou seja , você move uma alavanca no transmissor e o controle por ela comandado se movimenta na mesma proporção e com a mesma velocidade .
Antes, os sistemas de RC eram do tipo “código Morse”, isto é, tinham apenas um canal e o transmissor era dotado de um botão: com um toque no botão, o leme vira para a direita; com dois toques, o leme ia para a esquerda; com três toques rápidos o motor se acelerava.
Havia possibilidade de usar o mesmo botão para fazer a rotação de o motor variar em três degraus (mínima, média e máxima), com o que o modelo ganhava altitude.
Ailerons e profundor eram apenas sonhos!
Na década de 60, os aeromodelistas começaram a lenhar zilhões de modelos na tentativa de testar novos sistemas de rádio e de propulsão. Os ensaios aconteciam, sobretudo nos Estados Unidos onde o poder aquisitivo e o grau de desenvolvimento industrial forneciam ambiente mais favorável .Os pilotos pesquisadores precisavam de um avião simples que servisse de plataforma de testes .O modelo tinha que ser realmente fácil de construir , de ser concertado a toda hora , sobretudo , voar muito bem .A solução não tardou a vir . Com alguns rabiscos no papel e um pequeno feixe de balsa comum, o primeiro DAS UGLY STIC foi criado quase da noite para o dia por Phill Kraft. Os testes de vôo feitos por Phill fascinaram curiosos e produziram melhores resultados do que os esperados. Em seu primeiro desenho o Stik era todo Quadradão, com suas superfícies Simplesmente cortadas a partir de chapas e varetas de balsa dentro dos seus tamanhos padronizados. Nada de linhas curvas e enfeites. Era realmente muito feio! O INVENTOR Phil achou que o desenho poderia receber alguns retoques para causar melhor impressão e transmitir um certo ar de audácia e energia .Deu então , ao avião traços que lembravam as do eindecker,dos tempos da 1° guerra mundial .
A semelhança com o original germânico fez a revista Grid Leaks brincar na capa sobre o lançamento do produto , em 1966,propondo a corruptela do nome a partir do alemão: DAS UGLY STIC (PAU FEIO) e todo mundo passou a querer ter um.
O RC não seria hoje o mesmo sem o UGLY STIC. Foi com ele que Phill Kraft desenvolveu seu próprio sistema de RC multicanal proporcional. Os veteranos do RC se lembram muito bem dos rádios Kraft, Donos absolutos do mercado até o final dos anos 70. A marca só começou a perder terreno a partir do momento em que os japoneses inundaram o mundo com seus produtos eletrônicos bons e baratos, vindo a desaparecer quando os custos de produção em território dos EUA se tornaram altos demais se comparados com o dos tigres asiáticos, que levavam a dupla vantagem de ter mão de obra com preço a baixo do ridículo e de pegarem o bonde da industrialização justamente no começo da era da automação.
Pena que, longe dos tempos românticos de Phill Kraft, os problemas do aeromodelismo Rádio controlado não sejam mais objetivo de saudáveis pesquisas tecnológicas. Tornaram-se produtos de batalhas mais intensas, que atendem muitas vezes pelo nome da pirataria.
André Lima
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O aeromodelo vem muito bem embalado e o pessoal toma todos os cuidados necessários para garantir com que o mesmo chegue em perfeitas condições ao consumidor final.
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A chegada
A chegada
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A principio, fiquei muito satisfeito com o capricho. Além do aeromodelo, comprei também um jogo de capas. Muito útil para proteger o modelo.
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Abertura da embalagem
Abertura da embalagem
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As capas são de excelente qualidade, sem comentários...
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Jogo de capas
Jogo de capas
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A embalagem é muito bem feita, espero que o aeromodelo siga os mesmos padrões...
Anexos
Desembalando o aeromodelo.
Desembalando o aeromodelo.
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Fiquei muito impressionado com modelo, o acabamento é impecável e os detalhes são perfeitos. Estou gostando...
Anexos
DSC_3966.jpg
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André Lima
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Muito bom acabamento, estou bem satisfeito com o que estou encontrando pela frente.
Anexos
Mesa de eletrônica
Mesa de eletrônica
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Esse compartimento frontal facilita e muito a montagem do modelo. Impressionado.
Anexos
Mesa de servos do acelerador
Mesa de servos do acelerador
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O aeromodelo possui manual de instruções detalhado e no entanto a instalação do leme e profundor foi bem tranquila.
Anexos
Instalação do profundor e leme
Instalação do profundor e leme
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Depois de tudo conferido, está na hora de começar a colagem das dobradiças... Tudo alinhado e ajustado corretamente...
Anexos
Colagem das dobradiças
Colagem das dobradiças
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