Inicialização Naza Lite

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
renatomoc
membro
Mensagens: 605
Registrado em: Dom Set 22, 2013 10:14 pm
Localização: Montes Claros-MG

Inicialização Naza Lite

Mensagem por renatomoc »

Montei meu Quad sabádo, F450, sunnysky x2212, afro esc 30 e naza lite e gps

Montei, calibrei os escs, calibrei os sticks, configurei a chave 3 posicoes pra Attitude GPS, Attitude e Manual. Configurei o IOC. Ao inicializar a naza, o correto seria 4 piscadas verdes, mas a minha esta piscando somente 3 vezes. Alguem sabe dizer o que pode ser? Ainda não voei pois não chegaram as hélices.

Outra dúvida é no ângulo do magnetômetro que na minha cidade é -22º e o X Y Z, segue as imagens:

[img:ccf68e89d9]http://imageshack.com/a/img838/2789/3llo.jpg[/img:ccf68e89d9]
[img:ccf68e89d9]http://imageshack.com/a/img716/9271/gtue.jpg[/img:ccf68e89d9]
[img:ccf68e89d9]http://imageshack.com/a/img163/7060/wj0j.jpg[/img:ccf68e89d9]
Avatar do usuário
fvolpim
membro
Mensagens: 302
Registrado em: Qui Nov 18, 2004 2:11 pm
Localização: Sao Paulo

Mensagem por fvolpim »

Sua configuração de X, Y e Z parece estar correta. (Os negativos e positivos estão certos, mas os valores voce tem que confirmar com uma regua)

Quanto ao ângulo do gps. Primeiro faça a calibração do compasso digital (dancinha do vira-vira ca pagina 32 do manual) e só depois ajuste o GPS para a esquerda. (tenho um 450 com Naza também e acredito que o ângulo é este mesmo. O GPS fica quase apontando para o braço dianteiro esquerdo)

Voce fez a calibração da IMU? pagina 38 (tem que estar totalmente imovel para esta calibração. Sem vibrações!

Quando a inicialização, o que voce está fazendo? Simplesmente pluga a bateria e observa a cor do led? Ou ja tentou dar a partida nos motores?

Quando se pluga a bateria, os speeds fazem um barulho, e depois apitam na quantidade de celulas identificadas (3S ou 4S normlamente). Ja a Naza, dá umas piscadas coloridas e depois entra no modo de "checagem" e fica piscando lentamente em amarelo. NAO DE COMANDO DE RADIO DURANTE ESTE PERIODO.

Descreva melhor o que voce esta fazendo para que possamos ajudar.

[b:49d656aee8]MANUAL DA NAZA LITE[/b:49d656aee8]
[url]http://download.dji-innovations.com/downloads/naza-m%20lite/en/NAZA-M%20LITE_User_Manual_v1.00_en.pdf[/url]
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Pode fazer a calibração com ele ajustado na declinação que dá no mesmo!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
renatomoc
membro
Mensagens: 605
Registrado em: Dom Set 22, 2013 10:14 pm
Localização: Montes Claros-MG

Mensagem por renatomoc »

Então, eu segui o manuel cabo a rabú. Coloquei o magnetometro em -22 graus, como disse calibrei esc, sticks, fiz a dancinha, configurei uma chave de 3 posições pra ATTI GPS , ATTI e manual, configurei uma chave pra IOC OFF e outra pra HOME LOCK e COURSE LOCK. Primeiramente ligo o TX, ligo a bateria e o Vu da umas piscadas vermelho/amarelo/verde rápidas, depois que termina ele dá 3 piscadas verdes e fica normal. Eu armo a placa, os motores armam todos juntos, acelero normal, quando desligo o radio ele ativa o fail-safe e desliga os motores apos um tempo (estou sem helice).

Com mais de 6 satelites:
GPS ATTI ele pisca verde
ATTI ele pisca amarelo
MANUAL ele não pisca
FAIL-SAFE ele pisca amarelo rapido

Sinceramente pra mim tá tudo normal, menos essas 3 piscadas verdes que não enguli ainda hehe.

IMU:

GYROSCOPE:
X 0.0 -0.0 -0.1
Y 1.0 0.0 -0.0 -0.1
Z 1.0 0.0 -0.0 -0.1

ACCELERATION:
X 0.0 -0.0
Y 0.0
Z -0.9 -1.0
Avatar do usuário
renatomoc
membro
Mensagens: 605
Registrado em: Dom Set 22, 2013 10:14 pm
Localização: Montes Claros-MG

Mensagem por renatomoc »

A inicialização está identica a naza desse video

[yt]HdSLpFBYYCo[/yt]
Avatar do usuário
fvolpim
membro
Mensagens: 302
Registrado em: Qui Nov 18, 2004 2:11 pm
Localização: Sao Paulo

Mensagem por fvolpim »

Acho que voce está apavorado a toa.
Me parece tudo normal!
Avatar do usuário
renatomoc
membro
Mensagens: 605
Registrado em: Dom Set 22, 2013 10:14 pm
Localização: Montes Claros-MG

Mensagem por renatomoc »

Mesmo sendo 3 piscadas verdes? hehe
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por sandman_br »

também acho que tá normal
douglas__
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Qua Jan 28, 2009 10:57 am
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por douglas__ »

Pessoal, vou aproveitar o topico.

Estou com a controladora naza v2 no quad e quando vou dar o start simplesmente os motores nao funcionam.

O Led nao apresenta nenhum erro, esta piscando verde certinho para GPS. O CiD aqui do forum falou que é configuracao do ESC ( RC TIMER Simonk SK-20a). Mediante esta informacao fiz as seguintes configuraçoes:

1- Liguei o ESC do motor M1 direto no receptor( Uso 9xr com modulo FRYSKY). configurei o Limits no radio. Depois liguei o quad com o stick todo UP, fez o barulho, coloquei todo down, e fez outro barulho. Otimo. Fiz o mesmo para todos os ESC um por vez. Na hora de dar o start nada;

2- Tenho outra controladora naza v2 funcionando em outro quad e coloquei neste novo quad e o mesmo aconteceu. Peguei 4 ESC DJI de 30a e coloquei neste novo quad e os motores deram start, porem, completamente sem sincronia.


3- No software da naza fiz a calibracao basica e a avancada e mesmo assim nada aconteceu. Quando faco o teste dos motores pelo software, todos funcionando sem problemas.


Setup:

Motores RC timer 5010 -360kv - ESC rc timer 20a Simonk -Naza M v2 + GPS.

Vou fazer um video com tudo e postar..... ja estou a 2 dias tentando fazer funcionar e nada.
qualquer ajuda é bem vinda

Att,

Douglas Ferreira.
JMC
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Qua Jan 27, 2016 12:40 pm
Localização: Campos do Jordão

Re: Inicialização Naza Lite

Mensagem por JMC »

Ola.
Sei que faz mais de um ano o post, mas eu comprei um naza lite m e ela esta desta forma.
Ao ligar a bateria ela da a sequencia de led e apos ao invens de piscar 4x led verdes ela pisca somente 3x.
Aparentemente esta ok.
O que eu achei estranho é que no modo GPS ele (quadri F450) não fica estável, fica saindo no ponto.
Deus abençoe !!!
Responder