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Planador Térmica - Aerobrás.... Matando a saudade.
Enviado: Qua Mar 05, 2014 4:57 pm
por Edson Carvalho
Boa tarde colegas cupins!
Nestes dias me deu uma enorme saudade dos tempos de voo livre com o Planador Térmica da Aerobrás.
Estou iniciando a construção deste belo planador e gostaria que os colegas participassem dando opiniões e sugestões.
Preparando os materiais.
[URL=https://imageshack.com/i/0xlsunj][img:412ea79890]http://imagizer.imageshack.us/v2/xq90/33/lsun.jpg[/img:412ea79890][/URL]
[URL=https://imageshack.com/i/0z9ucsj][img:412ea79890]http://imagizer.imageshack.us/v2/1024x768q90/35/9ucs.jpg[/img:412ea79890][/URL]
[URL=https://imageshack.com/i/11cuxtj][img:412ea79890]http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/37/cuxt.jpg[/img:412ea79890][/URL]
Grato e bons voos
Enviado: Qua Mar 05, 2014 5:02 pm
por Alvaro Sala
Grande iniciativa!
Sugestão:
Adapte um DT e leme automático
Enviado: Qua Mar 05, 2014 7:53 pm
por Edson Carvalho
Obrigado mestre Alvaro!
Fico feliz por ter recebido seu incentivo e sua sugestão pela construção.
Aliás, estás convidado a ser o padrinho deste maravilhoso pássaro que está nascendo.
Tenho em mente algumas formas de adaptar o DT e leme automático, mas gostaria se possível que me orientasse com sugestões de adaptação, uma vez que nos Térmicas e nos Pégassus que construía no passado eu não fazia.
Grato pela atenção e bons voos
Enviado: Qua Mar 05, 2014 8:20 pm
por betocastrucci
Parabéns pela iniciativa, você tem um campo onde é possível voar o Térmica?
Esses modelos com leme colado ao estabilizador sempre complicam um pouco mais a questão determalizador, tem que construir uma guia de alinhamento para o estabilizador para não perder a trimagem do leme. Sem dt é pedir para perder o modelo.
Quanto ao leme automático, refaça o projeto do leme para permitir que 1/3 final dele seja móvel. Quando o cabo de reboque estiver esticado, ele puxará o leme para a esquerda, quando o cabo sair, o leme deverá ser puxado para a direita por um elástico. Isso num modelo com planeio à direita.
Enviado: Qua Mar 05, 2014 8:59 pm
por Alvaro Sala
Ei Beto,
Parece muita loucura mudar a posição do leme colocando em baixo da fuselagem? Resolveria vários problemas.
Enviado: Qua Mar 05, 2014 9:03 pm
por betocastrucci
O Hélios que é um A2 e maior que o Térmica, tem o leme por baixo. Nunca vi quebrar. Tem que fazer mais reforçado por conta de alguns pousos com mais velocidade. Se pousar determalizado não tem problema.
Enviado: Qui Mar 06, 2014 9:15 am
por Edson Carvalho
Olá Beto!
Obrigado pela sua atenção também, temos boas áreas em nossa cidade e região.
Realmente, sem DT e leme automático não dá, estou analisando a melhor forma para adaptação.
Sugestões sempre são bem vindas.
Grato e bons voos.
Enviado: Qui Mar 06, 2014 9:18 am
por Edson Carvalho
Bom dia Alvaro!
Você deu uma sugestão boa, realmente facilitaria bastante.
Sugestão na lista.
Grato e bons voos.
Enviado: Qui Mar 06, 2014 9:02 pm
por eduardo.jr
Boa noite amigos...
Montei um a pouco tempo voa muito; muito mais do que eu imaginava.
apanhei bastante com leme automático e dt minhas impressões foram as seguintes:
Leme: 1/3 foi pouco tendencia mandava mais que o leme.
DT: graças a ele ainda tenho o modelo, reboque com 20 mts de cabo o modelo simplesmente não descia e desceu determalizado na segunda quadra (fora do campo)
Agora eu faria leme pra baixo manda mais no modelo pq não fica na sombra de nada...
Enviado: Sex Mar 07, 2014 7:16 am
por betocastrucci
Eduardo,
1/3 do leme móvel já é bastante coisa. Se o modelo não está respondendo ao leme acredito que seja por falta de velocidade no planeio, tente colocar mais peso no nariz ou diminuir a incidência do estabilizador (picar). O voo bem lento é muito bonito, mas nem sempre dá o melhor resultado.
O leme colocado por baixo com certeza é mais eficiente, pois sai da turbulência da asa.