configurei o 3gx mais a cauda não segura o que pode ser?

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

idasilvestre
membro
Mensagens: 77
Registrado em: Sex Mai 09, 2014 4:58 pm

configurei o 3gx mais a cauda não segura o que pode ser?

Mensagem por idasilvestre »

fiz tudo conforme dito configurei virei o stick devagar ate parar nos cantos

mais depois de finalizar a configuração da cauda no 3gx ai com o heli no chão eu jogo o leme para esquerda devagar e não segura a cauda o que pode ser


https://www.youtube.com/watch?v=g6V46hyO_Gg
Avatar do usuário
carlos.william
membro
Mensagens: 496
Registrado em: Qua Jul 21, 2010 7:18 pm
Localização: Osasco - SP

Mensagem por carlos.william »

Você tem de ver suas configurações de Gyro no rádio.

Ele deve estar setado para Ahead lock. Na opção de gyro no Futaba, quando vc configura o gyro, tem aparecer a opção A ao invez do Norm.

De uma olhada nos tutorias de configurações.

O problema que vc teve com os servos do rotor principal, bastava trocar os fios dos canais 3 pelo 6 e solucionava o problema do servo parado.

Faça com cuidado. Quando for testar a cauda, deixe apenas as pás do rotor de cauda e quando comandar para a direita, o bordo de fuga da pá tem de apontar para a direita e na esquerda, o bordo de fuga tem de apontar para esquerda.

Bom teste
Alpha 40, Scorpion 46, Edge 540 (Red Bull), Tucano 120, Cessninha, T-Rex 600 ESP, T Rex 600 Pro e HK 250.
idasilvestre
membro
Mensagens: 77
Registrado em: Sex Mai 09, 2014 4:58 pm

Mensagem por idasilvestre »

[quote:60475cc02c="carlos.william"]Você tem de ver suas configurações de Gyro no rádio.

Ele deve estar setado para Ahead lock. Na opção de gyro no Futaba, quando vc configura o gyro, tem aparecer a opção A ao invez do Norm.

De uma olhada nos tutorias de configurações.

O problema que vc teve com os servos do rotor principal, bastava trocar os fios dos canais 3 pelo 6 e solucionava o problema do servo parado.

Faça com cuidado. Quando for testar a cauda, deixe apenas as pás do rotor de cauda e quando comandar para a direita, o bordo de fuga da pá tem de apontar para a direita e na esquerda, o bordo de fuga tem de apontar para esquerda.

Bom teste[/quote:60475cc02c]


meu radio e futaba t6 e o heli trex 550 dfc coloquei todos as configurações para ver e não deu certo fiz um video para ter a noção melhor

https://www.youtube.com/watch?v=g6V46hyO_Gg
Avatar do usuário
carlos.william
membro
Mensagens: 496
Registrado em: Qua Jul 21, 2010 7:18 pm
Localização: Osasco - SP

Mensagem por carlos.william »

O funcionamento do servo está correto, porém, você te de setar a opção Ahead Lock no rádio.

Na dúvida, repasse as configurações do 3gx novamente. Veja também se ele da contra torque, movimentando a cauda.

O meu estava do mesmo jeito que o seu. PAra testar, retire as pás principais, isso é quesito de segurança.
Alpha 40, Scorpion 46, Edge 540 (Red Bull), Tucano 120, Cessninha, T-Rex 600 ESP, T Rex 600 Pro e HK 250.
Avatar do usuário
Alexandre33
membro
Mensagens: 502
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 1:37 pm
Localização: Rio de janeiro

Mensagem por Alexandre33 »

Não. Sei como é no futaba, mas normalmente o ganho do gyro fica acima de 50% para ativar o trava cauda. O led do 3GX tem que ficar verde.
Outra coisa,, mova a cauda ara um lado e pro outro e veja se está corrigindo pro lado certo, se não estiver, mude na função Nor/Rev no próprio gyro do 3GX.
idasilvestre
membro
Mensagens: 77
Registrado em: Sex Mai 09, 2014 4:58 pm

Mensagem por idasilvestre »

[quote:a61180db7c="carlos.william"]O funcionamento do servo está correto, porém, você te de setar a opção Ahead Lock no rádio.

Na dúvida, repasse as configurações do 3gx novamente. Veja também se ele da contra torque, movimentando a cauda.

O meu estava do mesmo jeito que o seu. PAra testar, retire as pás principais, isso é quesito de segurança.[/quote:a61180db7c]


desculpe onde fica esta opção?
Avatar do usuário
carlos.william
membro
Mensagens: 496
Registrado em: Qua Jul 21, 2010 7:18 pm
Localização: Osasco - SP

Mensagem por carlos.william »

Ela está na opção Gyro. Os ganhos são as porcentagens que aparecem no seu vídeo. Por padrão sempre colocamos 50%, mas isso tem de ser testado em voo depois, pra saber se tem de colocar mais ou tirar.

Não faça esse voo na sua casa.

Pelo visto você está montando seu primeiro heli, correto?
Alpha 40, Scorpion 46, Edge 540 (Red Bull), Tucano 120, Cessninha, T-Rex 600 ESP, T Rex 600 Pro e HK 250.
idasilvestre
membro
Mensagens: 77
Registrado em: Sex Mai 09, 2014 4:58 pm

Mensagem por idasilvestre »

[quote:e9e0ce3d72="carlos.william"]Ela está na opção Gyro. Os ganhos são as porcentagens que aparecem no seu vídeo. Por padrão sempre colocamos 50%, mas isso tem de ser testado em voo depois, pra saber se tem de colocar mais ou tirar.

Não faça esse voo na sua casa.

Pelo visto você está montando seu primeiro heli, correto?[/quote:e9e0ce3d72]

sim e meu primeiro ,eu já coloquei as porcentagens para ver se certo e nada.

será que e a configuração,?

no 3gx configurei a cauda fiz tudo como os vídeos mostra no final acende todas as luzes

uma verde e uma vermelha ai aperto o set e volta o 3gx normal .ai tudo funciona menos o trava cauda.

meu gyro no radio so tem essas opções:

50% pra cima

50 % pra baixo

mais opções a escolher:

1-SWA

2-SWB

3-IDL


NO TREX 450 ESTA :

45% PRA CIMA

40% PRA BAIXO

IDL
idasilvestre
membro
Mensagens: 77
Registrado em: Sex Mai 09, 2014 4:58 pm

Mensagem por idasilvestre »

[quote="idasilvestre"][quote:c8131c3c4d="carlos.william"]Ela está na opção Gyro. Os ganhos são as porcentagens que aparecem no seu vídeo. Por padrão sempre colocamos 50%, mas isso tem de ser testado em voo depois, pra saber se tem de colocar mais ou tirar.

Não faça esse voo na sua casa.

Pelo visto você está montando seu primeiro heli, correto?[/quote:c8131c3c4d]

sim e meu primeiro ,eu já coloquei as porcentagens para ver se certo e nada.

será que e a configuração,?

no 3gx configurei a cauda fiz tudo como os vídeos mostra no final acende todas as luzes

uma verde e uma vermelha ai aperto o set e volta o 3gx normal .ai tudo funciona
menos o trava cauda.

meu gyro no radio so tem essas opções:

50% pra cima

50 % pra baixo

mais opções a escolher:

1-SWA

2-SWB

3-IDL


NO TREX 450 ESTA :

45% PRA CIMA

40% PRA BAIXO

IDL

USEI UMA DE CADA E NADA
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

Não entendi como você pode supor que a cauda não trava apenas testando o heli no solo.

Verifique se a luz do gyro está verde. Eu costumo usar mais de 60~65% no 550 para começar os testes em voo, para depois ir ajustando conforme o caso.

Tente colocar +60% para cima e -60 para baixo.
Configure a chave para SwA.
Teste a chave A do rádio e veja se a luz alterna entre verde e vermelho ao comando dessa chave, para verificar se as conexões estão corretas.

No T6J não aparece A ou N para indicar o modo do gyro. É apenas ajustar o ganho de -100 a +100%.

Não deixe de refazer todas as etapas de configuração do gyro, com o reverso, os limites, e o tamanho do heli.

O teste de atuação do gyro na bancada é girando a cauda para a direita e esquerda. O passo da pá de cauda deve mudar sem tocar no comando do leme e a resposta deve ser acompanhando o bordo de fuga da pá (a parte mais fina), que deve apontar para o mesmo lado em que se desloca a cauda. Se girar a cauda para a esquerda, o bordo de fuga da pá de cauda deve apontar para a esquerda e para a direita a mesma reação.

Agora, quanto à finalização da montagem e os primeiros testes, mesmo você já tendo experiência com modelos menores, recomendo que faça-os com algum auxílio presencial, pois é um heli maior e, além de mais custoso, é mais perigoso que um 450.

Já que é o primeiro heli que montas, é indicado todo cuidado na hora do voo. Verifique tudo várias vezes.
Responder