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Aeromodelo tucano

Enviado: Dom Ago 03, 2014 9:33 pm
por sidney30
boa noite a todos, acabei de entrar como membro no e-voo para tentar solucionar um problema com um tucaninho que montei usando uma planta que baixei pelo e-voo, é o meu primeiro aero asa baixa, e nao sei o porque quando o lanço e acelero ele gira como um piao para a direta e nao faz curvas para a esqueda nem com todo o comando, os servos funcionam mornais mais fica sem controle nenhum o aero tem 95cm de envergadura 70cm de comprimento, motor 2830 1100kv helice 9x5 (laranja) tenho treinadores, e nunca aconteceu isso, se puderem me ajudar eu agradeco

Enviado: Seg Ago 04, 2014 2:48 am
por Leonardo Camargo Corrêa
Se a tendência fosse para o outro lado te afirmaria com certeza que isso era o torque do motor, mas pelo que disse ele tende para o lado oposto do que normalmente acontece no torque.

Como está o alinhamento do avião? Veja se a asa não tem nenhum tipo de torção! As vezes está tudo alinhado, mas um lado da asa está torcido em relação ao outro...

Esse final de semana eu regulei um tucaninho para um amigo aqui, estava sem correção do torque do motor, foi só colocar umas arruelas no motor e o avião ficou show...

Enviado: Seg Ago 04, 2014 10:27 am
por sidney30
amigo sou meio leigo nestes assunto, vc diz colocar arruelas atras do montante??

cheguei a pensar que poderia ser a altura do motor que esta centralizado na frente no aero

Enviado: Seg Ago 04, 2014 10:55 am
por Álvaro 10
[quote:9ef71dc41e="Leonardo Camargo Corrêa"]Se a tendência fosse para o outro lado te afirmaria com certeza que isso era o torque do motor, mas pelo que disse ele tende para o lado oposto do que normalmente acontece no torque.

Como está o alinhamento do avião? Veja se a asa não tem nenhum tipo de torção! As vezes está tudo alinhado, mas um lado da asa está torcido em relação ao outro...

Esse final de semana eu regulei um tucaninho para um amigo aqui, estava sem correção do torque do motor, foi só colocar umas arruelas no motor e o avião ficou show...[/quote:9ef71dc41e] Opa fiquei curioso ... como é que vc fz a correção?? foi só na iclinação do motor???

Enviado: Seg Ago 04, 2014 11:52 am
por sidney30
nao ainda nao fiz correçao nenhuma, ainda nao sei como fazer

Enviado: Seg Ago 04, 2014 11:55 am
por Tiago Santa Rosa
amigo essa sua curva.... é no eixo das asas ou no eixo do corpo do aero ?

Enviado: Seg Ago 04, 2014 1:48 pm
por sidney30
parece que é no eixo do corpo do aero

vou fazer unas mudanças na posiçao do motor pra ver se estabiliza, porque o motor ta bem no centro da frente do aero, certa vez ouvi que o motor tem que estar um pouco "desalinhado" com a fuselagem, vou por um pouco mais para cima, para tirar do alinhamento do profundor, será que pode ser isso?

Enviado: Seg Ago 04, 2014 6:22 pm
por Felipe Thurler
Não. Isso não existe com pequenas correções assim que o efeito alavanca é quase inexistente. O que existe é downthrust e sidethurst. Três graus, geralmente.

Enviado: Seg Ago 04, 2014 7:34 pm
por Leonardo Camargo Corrêa
[quote:44f2af56d1="Álvaro 10"][quote:44f2af56d1="Leonardo Camargo Corrêa"]Se a tendência fosse para o outro lado te afirmaria com certeza que isso era o torque do motor, mas pelo que disse ele tende para o lado oposto do que normalmente acontece no torque.

Como está o alinhamento do avião? Veja se a asa não tem nenhum tipo de torção! As vezes está tudo alinhado, mas um lado da asa está torcido em relação ao outro...

Esse final de semana eu regulei um tucaninho para um amigo aqui, estava sem correção do torque do motor, foi só colocar umas arruelas no motor e o avião ficou show...[/quote:44f2af56d1] Opa fiquei curioso ... como é que vc fz a correção?? foi só na inclinação do motor???[/quote:44f2af56d1]

Sim todo avião tem uma correção de torque. olhando por cima o motor deve estar levemente inclinado para a direita, esse ajuste feito testando em voo, é a melhor forma. tem que dar motor e ver se o avião puxa para a ESQUERDA, se sim você o inclina um pouco para a direita até que a tendência acabe. o mesmo se faz com a inclinação vertical do motor, acelerar e ver se ele sobe ou desce aí ir inclinando o motor até que a tendência acabe. Isso é feito acelerando e desacelerando o motor aí você nota a diferença... Mas pelo que falou seu avião está puxando para o lado oposto então credito que não seja isso, mas de qualquer forma é bom zerar o alinhamento do motor.

Enviado: Seg Ago 04, 2014 7:40 pm
por Leonardo Camargo Corrêa
[quote:4bda327c79="sidney30"]amigo sou meio leigo nestes assunto, vc diz colocar arruelas atras do montante??

cheguei a pensar que poderia ser a altura do motor que esta centralizado na frente no aero[/quote:4bda327c79]

A posição dele na frente do avião não influencia consideravelmente no voo, a inclinação sim.

A foto é de um glow, mas é a mesma coisa para elétrico.