Telemetria

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Grande
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Ter Abr 30, 2013 5:39 pm
Localização: Guaratinguetá, SP

Telemetria

Mensagem por Grande »

Alguem, por favor, poderia me indicar um sistema de telemetria, que não envolva a compra de um novo rádio, capaz de medir a rpm e a temperatura de um motor a gasolina (G270RC) de um T Rex 700?
Fico grato
T Rex 700 Gasser
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2848
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Amigo, os sistemas de telemetria que eu conheço normalmente são vinculados ao próprio receptor que vai no modelo, desta forma você precisaria utilizar o sistema de transmissão compatível.

Uma opção de telemetria independente do rádio é a Quanum da HK, mas nesse caso me parece que o sistema é mais voltado para modelos elétricos e só mede corrente consumida e temperatura:

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__392__172__FPV_Telemetry-Quanum_Telemetry.html


Agora se você cogitar substituir o seu sistema de rádio (principalmente se seu transmissor permitir somente a troca do módulo) uma opção interessante seria instalar um módulo FRSKY, desta forma você colocaria no modelo um RX e o HUB de telemetria FRSKY, que permite a conexão de diversos sensores, e no seu TX você acopla a tela de telemetria para ter as informações em tempo real.
Avatar do usuário
Grande
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Ter Abr 30, 2013 5:39 pm
Localização: Guaratinguetá, SP

Mensagem por Grande »

Obrigado Hidden
Eu vi os dois sistemas. O Quanun o sensor de temperatura tem limite de 80ºC.
O meu rádio é um Futaba 7C e não troca módulo, eu estava apostanto na existencia de um sistema semelhante ao Quanun.
Quanto a troca de rádio, vi o 10J da Futaba, mas é um rádio pouco conhecido e, além disto, no site da Futaba só existe sensor para o 18MZ
Abraços
T Rex 700 Gasser
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2848
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Olha, se pensa em trocar de rádio e usufruir da telemetria, eu sugiro estudar a possibilidade de um Taranis da FRSKY.

Sei que existe uma barreira muito grande para quem utiliza as marcas mais tradicionais de rádio a mudar para uma marca como a FRSKY, mas pesquise bastante e procure conversar com quem é proprietário deste sistema de rádio e tire suas próprias conclusões, tanto em hardware quanto em firmware quem experimenta normalmente gosta. Recursos de programação totalmente livres, receptores fullrange e telemetria a um bom preço...

Agora voltando ao assunto do tópico, pode ser que algum outro usuário do fórum conheça um sistema de telemetria avulso que lhe atenda, vamos aguardar.

Abraços.
Avatar do usuário
Grande
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Ter Abr 30, 2013 5:39 pm
Localização: Guaratinguetá, SP

Mensagem por Grande »

[quote:94f7ce3dae="Hidden"]Olha, se pensa em trocar de rádio e usufruir da telemetria, eu sugiro estudar a possibilidade de um Taranis da FRSKY.

Sei que existe uma barreira muito grande para quem utiliza as marcas mais tradicionais de rádio a mudar para uma marca como a FRSKY, mas pesquise bastante e procure conversar com quem é proprietário deste sistema de rádio e tire suas próprias conclusões, tanto em hardware quanto em firmware quem experimenta normalmente gosta. Recursos de programação totalmente livres, receptores fullrange e telemetria a um bom preço...

Agora voltando ao assunto do tópico, pode ser que algum outro usuário do fórum conheça um sistema de telemetria avulso que lhe atenda, vamos aguardar.

Abraços.[/quote:94f7ce3dae]
Valeu a conversa Hidden...embora eu já esteja beirando a terceira idade e trabalhado minha vida toda com helicópteros, ingressei no aeromodelismo muito recentemente e já percebi que realmente preciso chegar às minhas próprias conclusões. Já li alguns comentários sobre este rádio, aqui mesmo no fórum, é de fato uma opção relativamente barata e provavelmente vou testá-lo.
T Rex 700 Gasser
ademirpinto
membro
Mensagens: 201
Registrado em: Seg Mar 04, 2013 10:12 am
Localização: Belo Horizonte,MG

Mensagem por ademirpinto »

Grande,

estou usando o da Quanum http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__51630__Quanum_2_4GHz_Telemetry_System_Volt_Amp_Temp_mAh_V3_1.html

e estou gostando muito, já encomendei mais transmissores, ele mostra em tempo real a voltagem da bateria, uma pena que não mostrar a capacidade restante, aí seria perfeito.
Abraço
Ademir
Avatar do usuário
roger_fci
membro
Mensagens: 367
Registrado em: Seg Fev 01, 2010 11:02 am
Localização: São Paulo

Mensagem por roger_fci »

Apesar de vc mencionar q ñ quer trocar d rádio, o pessoal aki do fórum está avanliando positivamente o rádio do fabricante Graupner MZ 24 q tem se demonstrado um baita produto com telemetria já incorporada.
Mucio Viana Jr
membro
Mensagens: 588
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 10:20 am
Localização: São José dos Campos, SP

Re: Telemetria

Mensagem por Mucio Viana Jr »

[quote:a68ff28d5f="Grande"]Alguem, por favor, poderia me indicar um sistema de telemetria, que não envolva a compra de um novo rádio, capaz de medir a rpm e a temperatura de um motor a gasolina (G270RC) de um T Rex 700?
Fico grato[/quote:a68ff28d5f]

Prezado,

Eu já fiz esta pergunta aqui e ainda não consegui responta. Um sistema muito bom é o da Eagle Tree. É caro se comparado com os que existem na HK ( http://www.eagletreesystems.com/index.php?route=product/product&path=63_70&product_id=90 ).
A Hitec também tem um sistema com várias opções de sensores ( http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wti0001p?&I=LXYPW1&P=SM http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wti0001p?&I=LXAPMR&P=SM ) e você pode usar este receptor acoplado a um notebook.
JR/Hirobo/Boomerang/Wren/Saito/OS.
Avatar do usuário
Grande
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Ter Abr 30, 2013 5:39 pm
Localização: Guaratinguetá, SP

Mensagem por Grande »

Eu agradeço a todos. As manifestações de cada um estão me ajudando a tomar meu rumo.
Estou tentando comprar o Taranis da Frsky.
Aproveito o tópico para ver se alguem me explica o que acontece na HobbyKing:
coloquei o rádio no carrinho e quando tento fazer o checkout eles exibem uma mensagem de que meu pacote extrapola alguma coisa e não disponibiliza o transporte. Entretanto, se coloco dois rádios, aí fica liberado...
Responder