Calmato Alpha 60 Sports + Evoe 15GX
- Eleosippo Santos Neto
- membro
- Mensagens: 106
- Registrado em: Sex Jul 11, 2014 1:41 pm
- Localização: Vitória, ES
- Contato:
Calmato Alpha 60 Sports + Evoe 15GX
Boa tarde,
Pesquisei bastante aqui no e-voo fora sobre os motores a gasolina da Evolution. Achei o conteúdo existente (principalmente em português), muito limitado.
Portanto resolvi abrir este tópico para compartilhar, com todos que tiverem interesse, um pouco das minhas experiencias com o motor EVOE 15GX instalado num Calmato Alpha 60 Sports.
Inicialmente, segue vídeo do motor na caixa:
[yt]e2H2k7_aVII[/yt]
É meu primeiro motor a combustão. Então inicialmente o tópico estará longe de ser muito rico em informações, mas com o apoio de todos que conhecem, poderemos num futuro ter um tópico bem rico sobre o assunto.
Primeiras impressões foram positivas. Material parece resistente, o acabamento é muito bom e vem completo.
Segui algumas orientações de outros tópicos e usei adesivo para junta de motores de alta temperatura e trava rosca vermelha para instalação da mufla. Pelo menos nos primeiros tanques em solo, não tive qualquer problema.
O aeromodelo eu achei muito bem feito. bons acabamentos.
Estou um pouco preocupado quanto a segurança da fixação das asas, pois apesar de ser baionetada e presa por parafusos à fuselagem, o manual sugere o uso de fita adesiva colando as duas metades. Porém fazendo assim, perco a principal função da divisão das asas, que é transportar sem precisar de muito espaço. Meu carro até que tem um bom espaço interno (Cobalt) porém para carregar a asa montada, precisaria abaixar o banco de dois lugares e deixar o banco do carona bem para a frente.
O aeromodelo já veio com tanque de combustível (430cc) precisei apenas trocar as borrachas que eram para glow. O montante para glow que veio no aeromodelo é perfeito para o EVOE 15GX
Seguem fotos do aero:
[url]https://scontent-a-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xap1/v/t1.0-9/10846343_581754491924766_1176324551971270851_n.jpg?oh=e8dc5b257266b2434cbacfc77a928fe4&oe=5543424F[/url]
[url]https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/v/t1.0-9/10805540_581754575258091_1696030760993786829_n.jpg?oh=af62d1f3e363e214f851d6f04d6b5f77&oe=54FAB6EA&__gda__=1426203218_c9606f1f071d7459d02a1c7aa9ef8b79[/url]
[url]https://scontent-a-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/v/t1.0-9/10846013_581754615258087_9111290091443724727_n.jpg?oh=d80f391967c04ce58f269dd197791d95&oe=55080E02[/url]
[url]https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfp1/v/t1.0-9/10392353_581754628591419_1917728706653087436_n.jpg?oh=259105122abeb384b8e3259e90a93313&oe=5538C4D5&__gda__=1429908316_120b182b0b3702ffffcc2a9b3688de64[/url]
[url]https://scontent-b-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/v/t1.0-9/10431679_581754641924751_6493594009563173162_n.jpg?oh=515e2a325c8cf8f6a174721537b84916&oe=550AE51E[/url]
[url]https://scontent-b-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/v/t1.0-9/10806350_581754668591415_6008642195261138293_n.jpg?oh=fb2e0bc1108cdae021abb840d4cec0b1&oe=54FAA848[/url]
[url]https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/v/t1.0-9/1533782_581754681924747_4567307237440475366_n.jpg?oh=03312c2348869e69521c580eb8c74683&oe=55044C6C&__gda__=1426102865_98d89393f45b28acc80af7a4204e0eed[/url]
[url]https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xap1/v/t1.0-9/10628537_581754691924746_3669169374667159161_n.jpg?oh=fca3ec6bf0382d31914c0fec126e9ac0&oe=5502E1CE&__gda__=1430498066_518d87b50227c4b8810feb1b5bc8c3e8[/url]
[yt]LL8I_CYowLg[/yt]
Pesquisei bastante aqui no e-voo fora sobre os motores a gasolina da Evolution. Achei o conteúdo existente (principalmente em português), muito limitado.
Portanto resolvi abrir este tópico para compartilhar, com todos que tiverem interesse, um pouco das minhas experiencias com o motor EVOE 15GX instalado num Calmato Alpha 60 Sports.
Inicialmente, segue vídeo do motor na caixa:
[yt]e2H2k7_aVII[/yt]
É meu primeiro motor a combustão. Então inicialmente o tópico estará longe de ser muito rico em informações, mas com o apoio de todos que conhecem, poderemos num futuro ter um tópico bem rico sobre o assunto.
Primeiras impressões foram positivas. Material parece resistente, o acabamento é muito bom e vem completo.
Segui algumas orientações de outros tópicos e usei adesivo para junta de motores de alta temperatura e trava rosca vermelha para instalação da mufla. Pelo menos nos primeiros tanques em solo, não tive qualquer problema.
O aeromodelo eu achei muito bem feito. bons acabamentos.
Estou um pouco preocupado quanto a segurança da fixação das asas, pois apesar de ser baionetada e presa por parafusos à fuselagem, o manual sugere o uso de fita adesiva colando as duas metades. Porém fazendo assim, perco a principal função da divisão das asas, que é transportar sem precisar de muito espaço. Meu carro até que tem um bom espaço interno (Cobalt) porém para carregar a asa montada, precisaria abaixar o banco de dois lugares e deixar o banco do carona bem para a frente.
O aeromodelo já veio com tanque de combustível (430cc) precisei apenas trocar as borrachas que eram para glow. O montante para glow que veio no aeromodelo é perfeito para o EVOE 15GX
Seguem fotos do aero:
[url]https://scontent-a-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xap1/v/t1.0-9/10846343_581754491924766_1176324551971270851_n.jpg?oh=e8dc5b257266b2434cbacfc77a928fe4&oe=5543424F[/url]
[url]https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/v/t1.0-9/10805540_581754575258091_1696030760993786829_n.jpg?oh=af62d1f3e363e214f851d6f04d6b5f77&oe=54FAB6EA&__gda__=1426203218_c9606f1f071d7459d02a1c7aa9ef8b79[/url]
[url]https://scontent-a-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/v/t1.0-9/10846013_581754615258087_9111290091443724727_n.jpg?oh=d80f391967c04ce58f269dd197791d95&oe=55080E02[/url]
[url]https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfp1/v/t1.0-9/10392353_581754628591419_1917728706653087436_n.jpg?oh=259105122abeb384b8e3259e90a93313&oe=5538C4D5&__gda__=1429908316_120b182b0b3702ffffcc2a9b3688de64[/url]
[url]https://scontent-b-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/v/t1.0-9/10431679_581754641924751_6493594009563173162_n.jpg?oh=515e2a325c8cf8f6a174721537b84916&oe=550AE51E[/url]
[url]https://scontent-b-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/v/t1.0-9/10806350_581754668591415_6008642195261138293_n.jpg?oh=fb2e0bc1108cdae021abb840d4cec0b1&oe=54FAA848[/url]
[url]https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/v/t1.0-9/1533782_581754681924747_4567307237440475366_n.jpg?oh=03312c2348869e69521c580eb8c74683&oe=55044C6C&__gda__=1426102865_98d89393f45b28acc80af7a4204e0eed[/url]
[url]https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xap1/v/t1.0-9/10628537_581754691924746_3669169374667159161_n.jpg?oh=fca3ec6bf0382d31914c0fec126e9ac0&oe=5502E1CE&__gda__=1430498066_518d87b50227c4b8810feb1b5bc8c3e8[/url]
[yt]LL8I_CYowLg[/yt]
- Eleosippo Santos Neto
- membro
- Mensagens: 106
- Registrado em: Sex Jul 11, 2014 1:41 pm
- Localização: Vitória, ES
- Contato:
Pretendo fazer o primeiro voo no próximo sábado, se o tempo ajudar.
Usei na montagem:
5 servos futaba s3003;
1 servo futaba s3305;
1 Bateria LiFeSource LiFe 6.6V 2100mAh 10C para o RX;
1 Bateria 20C 7.4V 1800mAh 2S LiPo para a ignição;
Estou usando o óleo motul 800 na proporção 1/20 (conforme manual)
Gasolina por enquanto foi a comum da BR mesmo.
Usei na montagem:
5 servos futaba s3003;
1 servo futaba s3305;
1 Bateria LiFeSource LiFe 6.6V 2100mAh 10C para o RX;
1 Bateria 20C 7.4V 1800mAh 2S LiPo para a ignição;
Estou usando o óleo motul 800 na proporção 1/20 (conforme manual)
Gasolina por enquanto foi a comum da BR mesmo.
- felipegrossi
- membro
- Mensagens: 405
- Registrado em: Seg Out 29, 2012 11:38 am
- Localização: Piracicaba - SP / Monte Sião - MG
- Contato:
[quote:487884cc7f="Eleosippo Santos Neto"]
Estou usando o óleo motul 800 na proporção 1/20 (conforme manual)
[/quote:487884cc7f]
Está usando 50ml de oleo 100% sintético?
Acho muita coisa... 20:1 talvez seja só pra oleo mineral.
Caso tenha alguma dificuldade com o rendimento do motor... essa pode ser uma das causas.
No DLE, desde o amaciamento rodo com 25ml por litro.
Abraço
Estou usando o óleo motul 800 na proporção 1/20 (conforme manual)
[/quote:487884cc7f]
Está usando 50ml de oleo 100% sintético?
Acho muita coisa... 20:1 talvez seja só pra oleo mineral.
Caso tenha alguma dificuldade com o rendimento do motor... essa pode ser uma das causas.
No DLE, desde o amaciamento rodo com 25ml por litro.
Abraço
Life's short, Fly hard!!!
-
- membro
- Mensagens: 242
- Registrado em: Dom Fev 26, 2012 6:50 pm
- Localização: Jaboticabal, SP
Felipe, a quantidade de óleo para esses motores é essa mesmo, esta no manual, eu também estranhei a quantidade no começo, mas é isso mesmo.
Eleosippo, eu tenho o 10 cc, já voei 25 minutos com um tanque de 260cc, eu já vi esse calmato ai voando aqui na pista com um OS 55AX, o cara voa bastante tempo e sobra quase meio tanque, ele vem com um tanque grande, creio que vc vá voar uma meia hora com esse avião tranquilamente, muito econômico esse motor.
depois que voar, nos fale a respeito da economia, e com essa tampa que ele tem fica facinho olhar após cada voo.
Eleosippo, eu tenho o 10 cc, já voei 25 minutos com um tanque de 260cc, eu já vi esse calmato ai voando aqui na pista com um OS 55AX, o cara voa bastante tempo e sobra quase meio tanque, ele vem com um tanque grande, creio que vc vá voar uma meia hora com esse avião tranquilamente, muito econômico esse motor.
depois que voar, nos fale a respeito da economia, e com essa tampa que ele tem fica facinho olhar após cada voo.
Em constante aprendizado
- Eleosippo Santos Neto
- membro
- Mensagens: 106
- Registrado em: Sex Jul 11, 2014 1:41 pm
- Localização: Vitória, ES
- Contato:
-
- membro
- Mensagens: 167
- Registrado em: Seg Abr 30, 2012 3:46 pm
- Localização: LINHARES, ES
- Eleosippo Santos Neto
- membro
- Mensagens: 106
- Registrado em: Sex Jul 11, 2014 1:41 pm
- Localização: Vitória, ES
- Contato:
- Camacho
- membro
- Mensagens: 1507
- Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
- Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!
Eu voo- dentre os muitos- com um calmato sports 60 asa baixa com um RCGF 15cc.
ficou muito bom, pra quem não quer fazer acrobacias muito radicais.. mesmo porque a proposta do modelo não é essa.
falta um pouquinho de motor pra uma tocada mais forte, mas para aquele voo tranquilex , pra aproveitar e brincar ficou perfeito.
mantenha o tanque em cima do CG e a bateria do rádio atrás dos servos, e o CDI E bateria do CDI aonde vai normalmente o tanque. ficou com CG muito bom , sem adicionar peso morto.
ABRAÇOS
ficou muito bom, pra quem não quer fazer acrobacias muito radicais.. mesmo porque a proposta do modelo não é essa.
falta um pouquinho de motor pra uma tocada mais forte, mas para aquele voo tranquilex , pra aproveitar e brincar ficou perfeito.
mantenha o tanque em cima do CG e a bateria do rádio atrás dos servos, e o CDI E bateria do CDI aonde vai normalmente o tanque. ficou com CG muito bom , sem adicionar peso morto.
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO ![Very Happy :D](./images/smilies/icon_biggrin.gif)
![Very Happy :D](./images/smilies/icon_biggrin.gif)
- Eleosippo Santos Neto
- membro
- Mensagens: 106
- Registrado em: Sex Jul 11, 2014 1:41 pm
- Localização: Vitória, ES
- Contato:
Camacho, a bateria do RX ta o máximo atras msm, colado na emenda das duas partes da fuselagem.
A bateria do CDI ficou junto com o próprio CDI por baixo da bandeja do tanque.
Porém o tanque não tem como ficar no CG! Ele fica no local próprio para ele, abaixo da tampa vermelha! Não tem como chegar mais para trás.
Consegui o CG conforme o manual determina com esta configuração e o tanque vazio. Com o tanque cheio o bico pesa mais!
A bateria do CDI ficou junto com o próprio CDI por baixo da bandeja do tanque.
Porém o tanque não tem como ficar no CG! Ele fica no local próprio para ele, abaixo da tampa vermelha! Não tem como chegar mais para trás.
Consegui o CG conforme o manual determina com esta configuração e o tanque vazio. Com o tanque cheio o bico pesa mais!
- Camacho
- membro
- Mensagens: 1507
- Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
- Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!
[quote:dc6dda2161="Eleosippo Santos Neto"]...Porém o tanque não tem como ficar no CG! Ele fica no local próprio para ele, abaixo da tampa vermelha! Não tem como chegar mais para trás....[/quote:dc6dda2161]
estou no serviço, e de quebra saio daqui pra facu mas se conseguir de noite bato uma foto da instalação do meu e posto. tem como sim.
ABRAÇOS
estou no serviço, e de quebra saio daqui pra facu mas se conseguir de noite bato uma foto da instalação do meu e posto. tem como sim.
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO ![Very Happy :D](./images/smilies/icon_biggrin.gif)
![Very Happy :D](./images/smilies/icon_biggrin.gif)