Ajuda com ESCs

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
mavi201120@hotmail.com
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Qua Ago 06, 2014 3:58 pm
Localização: Cravinhos-SP | Divinópolis-MG

Ajuda com ESCs

Mensagem por mavi201120@hotmail.com »

Oi pessoal, boa noite.
estou começando a comprar as peças(aliexpress) para montar meu quadX, faltam só as principais:
-Radio(TX & RX).
-4 Motores 1000Kv.
-Bateria 3s 3000 MAh 11.1V.
-4 escs 30a.
O maior problema que eu enfrento por enquanto é em relação a parte de voltagem e amperagem dos escs, dos motores e da bateria.
em breve dentro de 2 semanas +- pretendo comprar(aliexpress) os escs mais baratos que eu encontrar(R$10,00 - R$22,00), Porém os que eu encontrei com este preço até agora tinham o corte de tensão em 4v ou essa informação não era dada na descrição do produto, se eu comprasse esse esc que a tensão de corte é 4V me sobraria pouca bateria para "brincar", visando isso eu queria saber de algum esc naquela faixa de preço que eu disse antes que tenha pelo menos 3V na tensão de corte ou saber o que posso fazer em relação a isso gastando em média R$80,00 a R$100,00(lembrando que eu compro tudo em aliexpress e dx) somente com os ESCs. Tudo que eu quero é otimizar o tempo em que o quadri vai voar.
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4332
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: Ajuda com ESCs

Mensagem por Abib »

Verifique se na programação destes ESCs é possível ajustar o CutOff da bateria..
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
mavi201120@hotmail.com
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Qua Ago 06, 2014 3:58 pm
Localização: Cravinhos-SP | Divinópolis-MG

Re: Ajuda com ESCs

Mensagem por mavi201120@hotmail.com »

Abib escreveu:Verifique se na programação destes ESCs é possível ajustar o CutOff da bateria..

Abib, te agradeço imensamente por tentar me ajudar, porém ainda sou novato em modelismo e não entendo muita coisa; Onde eu cerifico se o esc possui a função CutOff programavel?
o link para ver o esc é este: http://pt.aliexpress.com/item/New-Arriv ... 82550.html
ou este: http://pt.aliexpress.com/item/30A-Brush ... 43993.html
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4332
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: Ajuda com ESCs

Mensagem por Abib »

Estes Escs são para Helicopteros.. possuem aceleração Soft e não devem ser usados em multirotores.
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
mavi201120@hotmail.com
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Qua Ago 06, 2014 3:58 pm
Localização: Cravinhos-SP | Divinópolis-MG

Re: Ajuda com ESCs

Mensagem por mavi201120@hotmail.com »

Abib escreveu:Estes Escs são para Helicopteros.. possuem aceleração Soft e não devem ser usados em multirotores.

como eu sei qual esc é para multirotor ou não?
mavi201120@hotmail.com
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Qua Ago 06, 2014 3:58 pm
Localização: Cravinhos-SP | Divinópolis-MG

Re: Ajuda com ESCs

Mensagem por mavi201120@hotmail.com »

...
Editado pela última vez por mavi201120@hotmail.com em Ter Mar 24, 2015 2:53 pm, em um total de 1 vez.
mavi201120@hotmail.com
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Qua Ago 06, 2014 3:58 pm
Localização: Cravinhos-SP | Divinópolis-MG

Re: Ajuda com ESCs

Mensagem por mavi201120@hotmail.com »

Abib escreveu:Estes Escs são para Helicopteros.. possuem aceleração Soft e não devem ser usados em multirotores.

achei este kit de esc e notor que é exatamente o que eu preciso:
http://pt.aliexpress.com/item/A2212-100 ... 98152.html
se você observar a parte do anuncio que descreve o esc:
"Segurança Armar Matéria: independentemente da posição do stick do acelerador, o motor não irá girar após bateria ligada.
Calibração do acelerador: faixa de aceleração pode ser configurado para fornecer melhor linearidade do acelerador, Totalmente compatível com todos os transmissores disponíveis no mercado.
Itens programáveis:
Definição de freio: freio ativado/freio desativado.
Tipo de bateria: Li-XX (Li-ion ou LiPo)/Ni-XX (NiMH ou NiCd).
Proteção de baixa tensão (modo de corte): gradualmente reduzir a potência de saída/Cutoff a potência de saída.
Low Threshold Voltage Cutoff Proteção (Cutoff Threshold): baixa/média/alta.
Modo de início: Normal/soft/muito suave.
Timing: baixa/média/alta.
Reset: redefinir todos os itens programáveis para suas configurações padrão.
Características de proteção integral: baixa tensão de corte de proteção/proteção do superaquecimento/proteção contra perda de sinal do acelerador." diz que o esc é programável para cortar a tensão gradativamente e não cortar a tensão de uma vez, além de outras variadas funçes programáveis também.
Se eu comprar 4 kits desse, de motor e esc como eu posso programar o esc para cortar a tensão gradativamente?
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4332
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: Ajuda com ESCs

Mensagem por Abib »

Para programar o ESC você vai precisar das instruções de programação. Isso é único para cada modelo de ESC.

Você não terá corte gradativo de tensão. Terá corte à baixa tensão, média ou alta tensão. O Manual deve indicar quais os valores destas tensões. Uma vez a tensão da bateria chegar ao valor, o ESC deixará de alimentar o motor

Sem o Manual, você não conseguirá programar.

A dúvida é: Você precisa mesmo programar a fundo o ESC? A única programação que eu faço é a calibração do acelerador. Verifique com o vendedor se ele possui o Manual e qual é o ajuste de fábrica do ESC.
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
mavi201120@hotmail.com
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Qua Ago 06, 2014 3:58 pm
Localização: Cravinhos-SP | Divinópolis-MG

Re: Ajuda com ESCs

Mensagem por mavi201120@hotmail.com »

Abib escreveu:Para programar o ESC você vai precisar das instruções de programação. Isso é único para cada modelo de ESC.

Você não terá corte gradativo de tensão. Terá corte à baixa tensão, média ou alta tensão. O Manual deve indicar quais os valores destas tensões. Uma vez a tensão da bateria chegar ao valor, o ESC deixará de alimentar o motor

Sem o Manual, você não conseguirá programar.

A dúvida é: Você precisa mesmo programar a fundo o ESC? A única programação que eu faço é a calibração do acelerador. Verifique com o vendedor se ele possui o Manual e qual é o ajuste de fábrica do ESC.


achei um esc da hobbywing(Platinum Pro 30A) que em seu manual diz o seguinte:
" Tipo de Bateria: O tipo de bateria pode ser escolhido por um jumper.
Limite Low Voltage Protection: para baterias de lítio, o limite para cada célula é 3.0V. Quando a tensão da bateria é menor
em seguida, o limite, o ESC irá gradualmente reduzir a potência de saída para evitar que a bateria de mais de descarga."

para baterias de lítio o corte de tensão é feito em 3V, até ai eu entendi mas e para as baterias de lipo? o que devo fazer? já que o esc possui a função em que eu seleciono o tipo de bateria.
e por curiosidade, o que é a função de freio do esc e que essa função faz?
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Re: Ajuda com ESCs

Mensagem por robertb »

Pessoal,

não entendi bem essa discussão, compra ESC com Firmware simonk, bom, barato e não precisa programar nada.

por exemplo.
http://www.rctimer.com/product-876.html

E outra coisa faz a lista toda, com hélices e tudo mais, aconselho pegar alguma configuração pronta aqui no forum para não ter erro, tem centenas.

Esse kit ai que voce escolheu é muiiiiiiito ruim.

abs
Responder