Dois pescadores no mesmo tanque?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Mesquitah
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Ago 06, 2015 1:30 pm
Localização: Bauru

Dois pescadores no mesmo tanque?

Mensagem por Mesquitah »

Bom dia galera,
Sou novo aqui no fórum e algum tempo atrás ganhei um tucano T-27 que utiliza um motor .61. Resolvi dar uma geral e tirei o tanque de combustível para trocar a vedação e então me deparei com um sistema onde haviam dois pescadores ( um numa mangueira mais curta e outro numa mangueira mais longa) e o terceiro furo, que seria o respiro, tapado com um parafuso pelo lado de fora.
Agora estou na dúvida, preciso deixar dois pescadores? Ou posso colocar apenas um pescador e o respiro? E na questao das acrobacias com o tucano, ao fazer um looping por exemplo, quando ele estiver descendo, o pescador nao vai para a frente do tanque, isso não apaga o motor?
Obrigado
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Re: Dois pescadores no mesmo tanque?

Mensagem por Eduardo Marocco »

Mesquitah escreveu:Bom dia galera,
Sou novo aqui no fórum e algum tempo atrás ganhei um tucano T-27 que utiliza um motor .61. Resolvi dar uma geral e tirei o tanque de combustível para trocar a vedação e então me deparei com um sistema onde haviam dois pescadores ( um numa mangueira mais curta e outro numa mangueira mais longa) e o terceiro furo, que seria o respiro, tapado com um parafuso pelo lado de fora.
Agora estou na dúvida, preciso deixar dois pescadores? Ou posso colocar apenas um pescador e o respiro? E na questao das acrobacias com o tucano, ao fazer um looping por exemplo, quando ele estiver descendo, o pescador nao vai para a frente do tanque, isso não apaga o motor?
Obrigado


Na verdade um pescador e p a linha de abastecimento e outro é o que vai p o carburador p funcionamento do motor...dá p usar um só, mas é preciso usar um "Y" ou, toda vez que for abastecer tirar a mangueira que entra no carburador...minha sugestão, deixa como está, pq se foi montado assim e esta funcionando não vale a pena mudar. Outra coisa, o respiro é preciso engatar na saída da mufla, p pressurizar o tanque, eu não uso assim pq meus motores são gasolina e no gasolina isso não é necessário.

Marocco.
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
Mesquitah
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Ago 06, 2015 1:30 pm
Localização: Bauru

Re: Dois pescadores no mesmo tanque?

Mensagem por Mesquitah »

Sensacional. Suspeitei isso mesmo. Muito obrigado!
snag
membro
Mensagens: 446
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Re: Dois pescadores no mesmo tanque?

Mensagem por snag »

Mesquitah escreveu:...Resolvi dar uma geral e tirei o tanque de combustível para trocar a vedação e então me deparei com um sistema onde haviam dois pescadores ( um numa mangueira mais curta e outro numa mangueira mais longa) e o terceiro furo, que seria o respiro, tapado com um parafuso pelo lado de fora...


Só fiquei com uma dúvida: se não tem o respiro, como você enche o tanque?
Já ouvi falar de um sistema chamado "uniflow tank" que utiliza 3 linhas: 1 para o pescador ligado ao carburador (alimentação), 1 para o pescador ligado ao muffler (pressurizacão), mais a linha do respiro (que é fechada após o abastecimento). Sem o respiro, durante o abastecimento, o ar não tem por onde sair e vai forçar o combustível a sair pela outra mangueira.
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Re: Dois pescadores no mesmo tanque?

Mensagem por Eduardo Marocco »

snag escreveu:
Mesquitah escreveu:...Resolvi dar uma geral e tirei o tanque de combustível para trocar a vedação e então me deparei com um sistema onde haviam dois pescadores ( um numa mangueira mais curta e outro numa mangueira mais longa) e o terceiro furo, que seria o respiro, tapado com um parafuso pelo lado de fora...


Só fiquei com uma dúvida: se não tem o respiro, como você enche o tanque?
Já ouvi falar de um sistema chamado "uniflow tank" que utiliza 3 linhas: 1 para o pescador ligado ao carburador (alimentação), 1 para o pescador ligado ao muffler (pressurizacão), mais a linha do respiro (que é fechada após o abastecimento). Sem o respiro, durante o abastecimento, o ar não tem por onde sair e vai forçar o combustível a sair pela outra mangueira.


Colega, vc esta errado.
Tem uma linha ligada a um pescador que serve p abastecer/desabastecer o tanque.
Outra linha ligada a outro pescador p levar o combustível ao carburador.
Tem uma outra linha ligada apenas em um "caninho" que serve como "respiro" nos gasolina e como pressurizador nos glow...quando o motor esta desligado, pq só se abastece assim, o pressurizador que é ligado a mufla age como um "respiro", entendeu ??

Abçs, Marocco.
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
snag
membro
Mensagens: 446
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Re: Dois pescadores no mesmo tanque?

Mensagem por snag »

Eduardo Marocco escreveu:

Colega, vc esta errado.
Tem uma linha ligada a um pescador que serve p abastecer/desabastecer o tanque.
Outra linha ligada a outro pescador p levar o combustível ao carburador.
Tem uma outra linha ligada apenas em um "caninho" que serve como "respiro" nos gasolina e como pressurizador nos glow...quando o motor esta desligado, pq só se abastece assim, o pressurizador que é ligado a mufla age como um "respiro", entendeu ??

Abçs, Marocco.


Por favor, releia a descrição do colega:

Mesquitah escreveu:...Resolvi dar uma geral e tirei o tanque de combustível para trocar a vedação e então me deparei com um sistema onde haviam dois pescadores ( um numa mangueira mais curta e outro numa mangueira mais longa) e o terceiro furo, que seria o respiro, tapado com um parafuso pelo lado de fora...


Do modo descrito, com o respiro fechado, simplesmente não tem como abastecer o tanque...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Dois pescadores no mesmo tanque?

Mensagem por LaercioLMB »

Nesse caso do terceiro furo fechado, se abastece pela mangueira que vai ao carburador, retirando-a do carburador e ligando na bomba de combustível até encher o tanque e nesse caso, se desliga a mangueira do escapamento para quando sair combustível por aquela mangueira, além de nos avisar que o tanque está cheio, não enche o escapamento com combustível, o que certamente irá afogar o motor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Re: Dois pescadores no mesmo tanque?

Mensagem por Eduardo Marocco »

snag escreveu:
Eduardo Marocco escreveu:

Colega, vc esta errado.
Tem uma linha ligada a um pescador que serve p abastecer/desabastecer o tanque.
Outra linha ligada a outro pescador p levar o combustível ao carburador.
Tem uma outra linha ligada apenas em um "caninho" que serve como "respiro" nos gasolina e como pressurizador nos glow...quando o motor esta desligado, pq só se abastece assim, o pressurizador que é ligado a mufla age como um "respiro", entendeu ??

Abçs, Marocco.


Por favor, releia a descrição do colega:

Mesquitah escreveu:...Resolvi dar uma geral e tirei o tanque de combustível para trocar a vedação e então me deparei com um sistema onde haviam dois pescadores ( um numa mangueira mais curta e outro numa mangueira mais longa) e o terceiro furo, que seria o respiro, tapado com um parafuso pelo lado de fora...


Do modo descrito, com o respiro fechado, simplesmente não tem como abastecer o tanque...


Colega, veja bem, eu tentei ajudar e acho q ajudei...uma explicação p respiro estar "fechado" com um parafuso, simples, o aero não estava na pista, então, taparam o respiro p não vazar combustível no transporte/armazenagem...eu mesmo já fiz isto, o que pode ser resolvido de outra forma, com uma mangueira mais comprida no respiro, dando a volta por trás do tanque.
Mas, independente de qualquer coisa, não sou o dono da verdade, tenho alguma experiência com motores a gasolina e quase nenhuma com motores glow, apenas tentei auxiliar o colega com uma resposta "simples e prática".
Não procuro mais inimizades, já me bastam as que possuo, muitas por ser sincero, o que nos dias de hj é uma "qualidade negativa".
Fique com Deus.

Eduardo Marocco.
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
snag
membro
Mensagens: 446
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Re: Dois pescadores no mesmo tanque?

Mensagem por snag »

LaercioLMB escreveu:Nesse caso do terceiro furo fechado, se abastece pela mangueira que vai ao carburador, retirando-a do carburador e ligando na bomba de combustível até encher o tanque e nesse caso, se desliga a mangueira do escapamento para quando sair combustível por aquela mangueira, além de nos avisar que o tanque está cheio, não enche o escapamento com combustível, o que certamente irá afogar o motor.


Laercio, se existem dois pescadores, um na ponta de cada mangueira, as duas pontas vão estar na parte inferior do tanque. Então, não tem por onde o ar sair e o combustível vai ser forçado a sair pela outra mangueira...

Eduardo Marocco escreveu:Colega, veja bem, eu tentei ajudar e acho q ajudei...uma explicação p respiro estar "fechado" com um parafuso, simples, o aero não estava na pista, então, taparam o respiro p não vazar combustível no transporte/armazenagem...eu mesmo já fiz isto, o que pode ser resolvido de outra forma, com uma mangueira mais comprida no respiro, dando a volta por trás do tanque.
Mas, independente de qualquer coisa, não sou o dono da verdade, tenho alguma experiência com motores a gasolina e quase nenhuma com motores glow, apenas tentei auxiliar o colega com uma resposta "simples e prática".
Não procuro mais inimizades, já me bastam as que possuo, muitas por ser sincero, o que nos dias de hj é uma "qualidade negativa".
Fique com Deus.

Eduardo Marocco.


Lamento se a minha resposta soou de alguma forma agressiva... não foi a intenção...

Sim, é comum utilizar um "plug" para fechar as mangueiras durante o transporte. O que achei estranho foi o colega afirmar que o o 'terceiro furo" estava tapado por um parafuso. Ele não disse que o parafuso está na ponta da mangueira. A impressão é que ele quis dizer que o parafuso está no "furo" do "stopper", aquela parte de borracha usada na boca do tanque. Se o parafuso está no "stopper", fica difícil o tanque ter um tubo de respiro, uma vez que, normalmente, o tubo de respiro é um tubo de latão curvado que trespassa o "stopper"...
Por isso a dúvida sobre o abastecimento.

Só o autor do tópico pode esclarecer...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Dois pescadores no mesmo tanque?

Mensagem por LaercioLMB »

Não há o que se preocupar snaq, sua resposta não tem nada a ver com o que eu escrevi, só completei sobre esse terceiro furo que já vi muito parafuso fechando esse furo no próprio tanque e não em mangueiras.
sua resposta anterior também está correta, pois esse terceiro furo normalmente é usado sim para abastecer o aeromodelo sem a gente precisar ficar retirando mangueira do carburador, mas ainda fica seguro retirar a do escapamento para não afogar o motor.
eu é que te peço desculpa se o que escrevi pareceu agressivo de alguma forma.
É como já citei algumas vezes aqui no fórum, só lemos as palavras, não vemos como elas estão sendo expressadas e sempre uma frase pode ser bem ou mal interpretada.
Normalmente não há um tubo de respiro a não ser nos modelos à gasolina, pois a mufla do escapamento é encarregada de empurrar o ar para dentro do tanque, vindo a pressurizar ele e assim ajudar a empurrar o combustível ao motor, por isso eu já vi muitos tanques com um parafuso no stopper ou nem tendo o terceiro furo, somente dois, o do pescador e o curvado para cima que é ligado à mufla para pressurizar o tanque.
Acho que foi isso que ele desejou perguntar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder