Regulagem de um 20cc DLE

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Re: Regulagem de um 20cc DLE

Mensagem por Eduardo Marocco »

Fernando.brum escreveu:Como vc lava a gasolina?


Com água...a água e o álcool se atraem, vc coloca meio litro de gasolina e meio litro da água, agita bem até ficar esbranquiçado, dai deixa parado que a água e o álcool se juntam e vão pro fundo...dai é só fazer um furinho e deixar sair a água+álcool.
Tem uns vídeos no youtube que ensinam a fazer...não é complicado, apenas é preciso medir as proporções e de uma garrafa pet transparente de 1,5lts de água mineral p agitar, deixar descansar, furar e extrair o que não for gasolina.
Tem gente que usa água de laboratório, etc e tal, eu usei água mineral e deu certo.
Não estou falando p ninguém fazer, nem que é a descoberta do século, apenas q eu fiz e meu motor funcionou muito bem.
Faça por sua conta e risco.
Tem gente que informa q ao extrair o álcool algumas outras coisas importantes tbm se perdem, ainda assim, é de conhecimento de todos que os motores de aeromodelos não foram feitos p funcionar com o lixo de gasolina q é vendido no brasil, com adição de muiiiito álcool além de outras porcarias.

Enfim, é apenas o relato da minha experiência pessoal.
Quer fazer, pode fazer.
É perigoso ?? mexer com combustível sempre tem risco.
Pode danificar seu motor ?? talvês, assim como o álcool certamente vai danificar :wink:

Abç, Marocco.
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
Fernando.brum
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Qui Abr 16, 2015 9:05 pm
Localização: Cruz alta

Re: Regulagem de um 20cc DLE

Mensagem por Fernando.brum »

E relação a nitro vpower da shell?? Ouvi falar muito bem dessa gasolina. Enquanto meu motor estiver funcionando bem como o de todos do meu clube usam gasolina sem fazer nenhuma alteração antes de usar. Vou usando assim mesmo. Também não quero que nenhum motor dure minha vida toda.
Inverza 62 - Pitts 50cc aeroworks - rádio 14sg e outros vários aeros pequenos!!
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Re: Regulagem de um 20cc DLE

Mensagem por Eduardo Marocco »

Fernando.brum escreveu:E relação a nitro vpower da shell?? Ouvi falar muito bem dessa gasolina. Enquanto meu motor estiver funcionando bem como o de todos do meu clube usam gasolina sem fazer nenhuma alteração antes de usar. Vou usando assim mesmo. Também não quero que nenhum motor dure minha vida toda.


Era exatamente esta gasolina q eu usava, V-power, justo pq é a gasolina q sempre usei no meu carro e sempre (99%) das vezes comprei no mesmo posto.
Acontece q a gasolina de posto cria uma "gosma" dentro do carburador, que entope as telinhas e os caminhos que precisam ser percorridos.
Usei V-power até q um belo dia um motor que estava 100% parou de ligar. Tentei de tudo e nada dava certo. Após a dica de alguns colegas (pois era meu primeiro DLE) abri a tampinha lateral do carburador e estava completamente entupido. Limpei em casa e funcionou bem por mais 3 litros, depois entupiu novamente. Tornei a limpar e desta vez passei p Avgás...pois é, NUNCA mais tive um único problema.
Da pra voar com V-power ?? certamente dá, mas é certo tbm q vai sujar/entupir/estragar as vedações por conta do álcool.
É o fim do mundo ?? não , não é, apenas eu não tenho paciência p tirar um motor fora p poder limpar o carburador, principalmente em aviões mais sofisticados com o motor dentro da carenagem, mangueiras e tal...
Já deixei um DLE 20 abastecido com Avgás parado por 3 meses e ligou no dedo, assim q afogou.Tenho o vídeo disto p não passar por mentiroso.
Não vendo Avgás, acho um saco de conseguir no aeroclube, mas p mim, é a melhor opção p os meus aeromodelos.

Enfim, existem muitas maneiras de aproveitar nossos aeromodelos, eu relatei a minha. 10 litros de Avgás são a garantia de um ano inteiro de muita diversão e pouca (ou nenhuma) manutenção, zero cheiro de gasolina de posto que me enjoa.

Grande abraço,Marocco.
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
Fernando.brum
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Qui Abr 16, 2015 9:05 pm
Localização: Cruz alta

Re: Regulagem de um 20cc DLE

Mensagem por Fernando.brum »

Eu sempre tive vontade de usar avgaz. Mas muito ja escutei falar mal dela. Entao agente (inexperiente ) nunca sabe o que se faz. Mas uma hora certamente vou tentar.
Inverza 62 - Pitts 50cc aeroworks - rádio 14sg e outros vários aeros pequenos!!
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Re: Regulagem de um 20cc DLE

Mensagem por Eduardo Marocco »

Fernando.brum escreveu:Eu sempre tive vontade de usar avgaz. Mas muito ja escutei falar mal dela. Entao agente (inexperiente ) nunca sabe o que se faz. Mas uma hora certamente vou tentar.


Tudo nesta vida tem pró e contra. Avgás não escapa a regra.
Eu escolhi p usar nos meus aeromodelos pq não dá canseira p regular, p usar, nem manutenção.
É chata de conseguir, mais cara q a de posto e dizem q da câncer...assim como celular, como os conservantes dos alimentos, etc...
Respeito muito a opinião dos outros, mas tbm confio nas minhas experiências, p meu uso eu vou usar Avgás até q ela me crie problemas, seja
p conseguir, seja pq deu problema em algum motor.
Em cerca de 3 anos de uso, tenho zero reclamações...

Abraço e bons pousos.

Marocco.
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
funaro1313
membro
Mensagens: 145
Registrado em: Qui Out 04, 2012 2:45 pm
Localização: Sao Paulo

Re: Regulagem de um 20cc DLE

Mensagem por funaro1313 »

eu uso podium com 33ml/l de oleo semi sintetico para kart marca raid , se eu reduzir para uns 30ml/l vai estragar algo?? o aviao fica todo escorrido embaixo
Liguei hoje na sthill me cobraram R$ 50,00 para limpar o carburador ,quando falei que era de aeromodelo que ia levar somente o carburador para limpar baixou pra R$ 30,00
Já desmontei vou levar amanha
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Re: Regulagem de um 20cc DLE

Mensagem por Eduardo Marocco »

funaro1313 escreveu:eu uso podium com 33ml/l de oleo semi sintetico para kart marca raid , se eu reduzir para uns 30ml/l vai estragar algo?? o aviao fica todo escorrido embaixo
Liguei hoje na sthill me cobraram R$ 50,00 para limpar o carburador ,quando falei que era de aeromodelo que ia levar somente o carburador para limpar baixou pra R$ 30,00
Já desmontei vou levar amanha


Cada óleo/gasolina/motor/tipo de voo pode se adequar as suas necessidades...
Por exemplo, eu uso dois óleos, still e motul 800.
O óleo still, nas motoserrar/roçadeiras aceita 50:1, que é muito menos óleo que vc esta usando...(eu uso nesta proporção na motosserra e na roçadeira a + de 20 anos...)
Já vi relatos de corredores de moto 2T que usavam motul a proporção de 100:1, até pq, o motor precisava durar uma única prova e ter o máximo de rendimento...
Se vc tem um motor já amaciado, se usa em um treinador, p voos "papai/mamãe" eu não acredito que reduzir 3ml p litro irá fundir se motor...
No meu GGT15 eu uso exatos 30ml (still)/litro e vai muito bem. (com gasolina comum lavada)
Nos dle's eu uso 33ml de Motul800 e Avgás e tbm vai muito bem...
Não costumo voar "na lixa" e meus aeromodelos geralmente voam muito bem com meio motor, pois tem uma boa relação peso potência, dificilmente acelero 100%, até pq gosto de voar escala e no voo escala 100%, vc só usa motor a pleno p decolar...
Enfim, p resumir, acho q da p usar, por sua conta e risco.(recomendo usar o óleo still, compre na mesma revenda que vc vai limpar o carburador)
Sobre a sujeira, se se motor ainda não amaciou bem, a sujeira ainda deve diminuir.

Marocco.

ps: sei que vão mandar seguir o manual...mas o manual é o mesmo p mundo todo e não especifica um óleo "X", então, 33ml de um óleo "comum" pode lubrificar menos q 30ml de um óleo de primeira qualidade...eu recomendo o motul 800 e o still, que são os que uso, os dois sãos caros, o motul 800 é ainda mais caro :shock:
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
funaro1313
membro
Mensagens: 145
Registrado em: Qui Out 04, 2012 2:45 pm
Localização: Sao Paulo

Re: Regulagem de um 20cc DLE

Mensagem por funaro1313 »

caros amigos do forum fico agradecido pela ajuda e pelas dicas ,
O braço do acelerador de um motor gasolina tem que ficar encostado toalmente fechado e regulo a abertura no trim ?? ou faço como nos glows deixo um pouco aberto
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Re: Regulagem de um 20cc DLE

Mensagem por Eduardo Marocco »

funaro1313 escreveu:caros amigos do forum fico agradecido pela ajuda e pelas dicas ,
O braço do acelerador de um motor gasolina tem que ficar encostado toalmente fechado e regulo a abertura no trim ?? ou faço como nos glows deixo um pouco aberto


A primeira coisa q faço é desativar a molinha de retorno do bracinho do acelerador...p não forçar o servo.
Depois, eu uso o bracinho numa posição que de lenta (regulada pelo trim p acerto final) mas que permita usar o cut off em uma chave do rádio, onde a posição
do bracinho passe da de lenta (p trás) e corte a entrada de mistura, apagando mecanicamente o meu motor sempre q eu precisar ou quiser.
O meu rádio (DX18) faz isto sozinho, só preciso definir que chave usar, o anterior (DX8) tbm fazia.
Tem gente q usa um dispositivo eletrônico p cortar a corrente, eu uso desta forma q expliquei.
Espero ter respondido sua pergunta.

Marocco.

ps: tentando resumir o que escrevi, não, o bracinho não fica no fim do curso...e é necessário tbm retirar o parafuso que regula a lenta...todo este trabalho será feito eletronicamente pelo servo (lenta e apagamento)
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
funaro1313
membro
Mensagens: 145
Registrado em: Qui Out 04, 2012 2:45 pm
Localização: Sao Paulo

Re: Regulagem de um 20cc DLE

Mensagem por funaro1313 »

Muito obrigado Marroco está me ajudando muito, e assim então que vou fazer, quando desmontei o motor acabei nao marcando a posição do sensor eletrônico do cdi ele fica no meio atrado ou adiantado ??
Levei o carburador pra limpar e companhei o serviço da próxima ja consigo fazer sozinho, pois o rapaz me deu varias dicas ,ele disse que aquelas juntas que vao nas palhetas umas cinzas podem estar dando ar falso, posso passar um pouco de junta liquida de silicone alta temperatura fazendo uma camada bem fininha ???
Responder