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Motor ideal a gas. p/ extra 330l .90

Enviado: Qui Out 29, 2015 1:05 am
por hebertvieiracardoso
Tenho um extra 330l .61~.91 da The world (radar).
O mesmo possui 1,65m de envergadura.
Usando um motor O.S 91 fx. não puxa na vertical, fica quase mas se tivesse um pouco mais de motor puxaria.
O motor OS 91. possui segundo manual 2.8 HP, e com a helice que uso 14x8 pega 10000 RPM.

Minha duvida é:
Pensei em colocar um novo motor a gasolina nesse aero, visando mais desempenho e economia de petróleo (mesmo sabendo que desempenho bom terei com um glow).
Queria saber se o DLE 20cc conseguiria puxar bem esse aero na vertical, e efetuar algumas manobras. ex: Stoll, Tork roll, Sleeds, Faca, etc...
Tenho medo de colocar um DLE 20cc e ficar frouxo, sendo que o atual motor dele possui mais HP do que o 20cc.
Se eu colocasse um DLE 30cc ficaria muito pesado para esse aero (pelo menos eu acho).
Alguem pode me dar alguma dica sobre o que faço para motorizar e manter um bom peso? (preferencia motor gas)

Re: Motor ideal a gas. p/ extra 330l .90

Enviado: Qui Out 29, 2015 1:06 am
por hebertvieiracardoso
O extra a que me refiro e idêntico ao da minha foto de perfil.

Re: Motor ideal a gas. p/ extra 330l .90

Enviado: Ter Nov 03, 2015 11:31 am
por RodMoro
Hebert, bom dia.

O 20 cc ficaria bom sim. No entanto, você tem que ver o peso desse aero montado com esse motor. O DLE 20 é um motor muito forte, indicado para aeromodelos de classe glow 120. O seu aero é um 90, então, teoricamente, o 20 cc ficaria bom sim.

Abs e bons voos.

Re: Motor ideal a gas. p/ extra 330l .90

Enviado: Qua Nov 04, 2015 9:05 pm
por Norba-RJ
Ficaria até sobrando motor , pq ñ tenta um motor 15cc a gasolina ou quem sabe usar uma helice um pouco menor , vai ter mais rpm. Eu antes tentaria a helice ou uma 13x8 ou 14x7 se ñ der resultado aí eu trocaria o motor a ñ ser que já esteja pensando em passar para gasolina

Re: Motor ideal a gas. p/ extra 330l .90

Enviado: Sex Nov 06, 2015 9:30 am
por hebertvieiracardoso
Norba-RJ escreveu:Ficaria até sobrando motor , pq ñ tenta um motor 15cc a gasolina ou quem sabe usar uma helice um pouco menor , vai ter mais rpm. Eu antes tentaria a helice ou uma 13x8 ou 14x7 se ñ der resultado aí eu trocaria o motor a ñ ser que já esteja pensando em passar para gasolina


Vou testar com a 15x6 primeiro. Segundo testes ela da mais RPM, do que a atual dele.

Mas minha intenção é realmente passar para o gasolina pelo custo do glow x gasolina mesmo.
So tinha medo de pegar um 20cc e ficar muito "frouxo" para o aero.

Muito obrigado pela atenção de todos.

Re: Motor ideal a gas. p/ extra 330l .90

Enviado: Sex Nov 06, 2015 3:16 pm
por stickier
20cc vai te dar potencia de sobra pra pendurar e fazer manobras.

Se nao tiver escolhido ainda, recomendo DLE 20RA pois o escape traseiro dá um acabamento espetacular no cowl, dispensando a necessidade de muitos cortes.


Obviamente terá que verificar o CG do avião e eventualmente adicionar um pouco de peso na cauda para compensar o motor maior. Voce pode mover as baterias e o que mais puder para a parte traseira do aviao a fim de equilibrar o CG sem adicao de muito peso extra