OS 46 Apagando em vôo

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Arara
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Sex Jul 31, 2015 3:58 pm
Localização: Uberlândia - MG

OS 46 Apagando em vôo

Mensagem por Arara »

Até 4 dias atrás, meu motor estava com um barulho muito agradável, aquele de motor bem cuidado.
pois bem, fui voar hoje e o danado me apaga 2 vezes no ar (sendo a primeira vez que apaga em voo!)
regulamos no box depois da primeira, joga aero pra cima, pra baixo, tudo ok, só correr pro Abraço, sobe, voa 4 minutos, apaga.

as 2 vezes apagou em Alta, e o barulho meio abafado.

Esta vazando um pouco de glow pela agulha de baixa, mas não é novidade, não poderia ser a unica razão do comportamento estranho.

Alguém sabe o que pode ser pra ter ficado ruim assim tão repentinamente? O motor é velhinho mas sempre foi bem cuidado.


observação que esqueci de mencionar, parece que ele perde regulagem, pois começa a perder rotação, tento salvar o motor mas ele apaga nesmo assim
Avatar do usuário
Arara
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Sex Jul 31, 2015 3:58 pm
Localização: Uberlândia - MG

Re: OS 46 Apagando em vôo

Mensagem por Arara »

Comb 10%nitro, 16 dr óleo, gato do mato
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: OS 46 Apagando em vôo

Mensagem por rafael_reali »

O meu OS 46AX está com a borrachinha da agulha de alta danificada. Depois de um voo o "para brisas" e o "capô" ficam quase lambuzados de combustível. No momento improvisei esse óring com uma feita com a mangueira de combustível, dessas de 3mm de diâmetro interno (2mm não dava). Minha ultima pesquisada, esse óring estava mais de R$130,00, nem faz peso na mão.

Verifique se esse pode ser o seu problema também. O meu apagava na corrida pra decolagem, nem saia do chão.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
Arara
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Sex Jul 31, 2015 3:58 pm
Localização: Uberlândia - MG

Re: OS 46 Apagando em vôo

Mensagem por Arara »

A unica anomalia que consegui identificar foi o vazamento na agulha de baixa
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: OS 46 Apagando em vôo

Mensagem por brunobragantine »

Eu tive o mesmo problema que o Rafael e resolvi da mesma forma... Mas pelo que descreveu não é superaquecimento não? por inexperiência afinei demais Meu Os 46 AX e com mais ou menos o mesmo tempo de voo que o seu ele ia baixando a rotação ficando sem força "chocho" até apagar...
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
Arara
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Sex Jul 31, 2015 3:58 pm
Localização: Uberlândia - MG

Re: OS 46 Apagando em vôo

Mensagem por Arara »

Pode até ser, se bem que nunca aqueceu muito, vou tentar deixar um pouco mais gordo quando for voar e ver no que dá, amanhã mesmo dou um sinal de vida aqui
Avatar do usuário
Arara
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Sex Jul 31, 2015 3:58 pm
Localização: Uberlândia - MG

Re: OS 46 Apagando em vôo

Mensagem por Arara »

bom, o motor nem ligar quer, aqueço a vela, dou um tapa na hélice e ele faz aquele barulho de estar querendo pegar, mas não pega.

estou sem chave de vela pra checar, mas é possível que o problema seja vela ? (tem de ser aplicavel ao problema de apagar em voo também)
Excluído

Re: OS 46 Apagando em vôo

Mensagem por Excluído »

Vela "acendendo" não é a mesma coisa que vela BOA.
A platina que recobre o filamento evapora com o tempo, e a vela continua "acesa" mas não mantém mais o motor funcionando (ou nao dá partida).
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: OS 46 Apagando em vôo

Mensagem por rafael_reali »

Mas o que você fez até agora para tentar resolver o problema que não seja dar a partida?

Se este motor estivesse comigo primeiro eu retiraria a agulha de alta totalmente, colocaria ela de volta e deixaria umas 4~5 voltas aberta e tentaria pegar de novo. Depois eu soltaria a agulha de baixa.
Segundo- eu checaria a compressão com camisa e pistão na mão

Se caso tudo ok até aqui eu começaria a gastar com vela nova.

Perguntinha: ao puxar combustível antes da partida o combustível vem? Se vier ele fica na mangueira ou retorna?
Editado pela última vez por rafael_reali em Sex Jan 01, 2016 11:21 pm, em um total de 1 vez.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
Arara
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Sex Jul 31, 2015 3:58 pm
Localização: Uberlândia - MG

Re: OS 46 Apagando em vôo

Mensagem por Arara »

rafael_reali escreveu:Mas o que você fez até agora para testar resolver o problema que não seja tentar dar a partida?

Se este motor estivesse comigo primeiro eu retiraria a agulha de alta totalmente, colocaria ela de volta e deixaria umas 4~5 voltas aberta e tentaria pegar de novo. Depois eu soltaria a agulha de baixa.
Segundo- eu checaria a compressão com camisa e pistão na mão

Se caso tudo ok até aqui eu começaria a gastar com vela nova.

Perguntinha: ao puxar combustível antes da partida o combustível vem? Se vier ele fica na mangueira ou retorna?


a princípio o combustivel não subia, então fui abrindo a alta até um ponto em que o combustivel subia e não voltava pro tanque, ligava o aquecedor onboard e tentava dar partida
Responder