Nada impede de usar um motor com tensão menor que a especificada. Ou até maior em alguns casos.
Já fiz ambos, tanto usar um motor especificado como 4S em 3S, quanto pegar um especificado para 2s e colocar 3s (com uma hélice bem menor, é claro).
Ele até vai voar com 2S, mas acho que não vale a pena o risco. 24,8oz dá 700g de empuxo.
Como disse o Laércio, a asa faz o avião voar, o motor é só para compensar o arrasto e manter velocidade.
Tem várias regras empíricas de motorização, no geral o empuxo mínimo é cerca de 1/3 do peso do modelo para treinadores, nisto você vai estar com quase metade dos 1200g a 1500g estimados.
Outra regra é a dos watts por peso, que também vai ficar no talo. Eu já voei com menos que os 200W a 250W por kg sugeridos pelo Indiana Junior. A E-flite por exemplo recomenda 70 a 90 W/lb para treinadores, o que dá cerca de 150W a 200W/kg:
http://www.e-fliterc.com/Products/Hints ... =EFLM4010A .
Ou seja, voar vai, mas desnecessariamente no limite, conforme a tensão da bateria caia durante o voo você terá menos potência disponível, até aí depois que estiver voando tudo bem, mas se decidir pousar perto do final da bateria mal terá potência para arremeter se precisar. Na época dos motores escovados e baterias NiCd e NiMH nós voávamos assim, era divertido, mas te garanto que era muito mais tenso do que atualmente.
Meu conselho é colocar a 3S e lembrar-se de que o acelerador é proporcional. O MotoCalc, DriveCalc e qualquer outra ferramenta geralmente mostram a potência máxima.
Se você tiver uma 3S disponível e usá-la, não vai gastar o dobro e consumir a bateria em metade do tempo conforme seus cálculos. Na prática se a bateria não for muito mais pesada vai precisar praticamente dos mesmos watts para manter voo de cruzeiro, vai voar com o acelerador abaixo da metade, usar uma corrente média menor e a bateria vai durar MAIS.
Fazendo a conta do que realmente se precisa de potência.
Suponha que você seu modelo precise de 100W para voar nivelado e tenha como opções de bateria uma 2S de 4000mAh ou uma 3S de 4000mAh por exemplo.
Em 2S sua potência máxima será 143W com a bateria cheia, quando ela estiver próxima do final a potência disponível será por exemplo de (10,0V / 12,0V)^2 * 143W = 99W, mal manterá voo. Contando que ao acelerar a bateria deixa cair um pouco a tensão mesmo quando totalmente cheia, por isto os 12,0V, e não se voa até o talo, por isto os 10,0V. 7,4V x 4000mAh dá 29,6Wh nominais, o que te daria um tempo de voo de 29,6Wh / 100W = 0,296h = 17,76 minutos de voo.
Em 3S sua potência máxima será de 391W com a bateria cheia, quando ela estiver próxima do final a potência disponível será por exemplo de (10,0V / 12,0V)^2 * 391W = 271W, mais que suficiente para subir forte se precisar arremeter. 11,1V x 4000mAh dá 44Wh nominais. Esta célula adicional provavelmente pesaria uns 140g a mais, o que dá cerca 10% do peso estimado do modelo. Digamos que o consumo nivelado suba também 10%, 44Wh / 110W = 0,4h = 24 minutos de voo.
Em tempo, tenho um treinador asa alta de 1,6m de envergadura (Wingman) de 1400g que é o caso do motor 4S alimentado com 3S. Ele voa 13 minutos com uma LiPo 2100mAh 11,1V, o que dá uns 100W de consumo médio, porém dá uns 300W de potência máxima, o que é o suficiente para tirá-lo de enrascadas.
Ele até decola com o acelerador na metade, o que equivaleria a alimentá-lo com 2S, faço isto quando a pista está livre e o vento está liso. Porém quando voo no camping com a pista mais curta e grama fazer isto não seria prudente, ele mal teria saído do chão ao precisar passar a cerca de uma das cabeceiras ou o barranco da outra. Aí acelerador no talo, corrida de 5m e decolagem a 30 graus o tiram do chão e levam para altitude segura rapidamente, para em seguida desacelerar e curtir o voo com pouca bateria e até pegar umas térmicas mais fortes de vez em quando.