Calmato Trainer Isopor
Enviado: Dom Mar 20, 2016 3:10 pm
Boa tarde,
Eu estava afastado do hobby há alguns anos mas senti falta de estar neste meio, então resolvi voltar à prática. Há quem diga que voar é como andar de bicicleta: nunca se esquece; mas eu prefiro não arriscar e vou recomeçar do zero com um treinadorzão. Na verdade quase do zero, já que vou começar com um modelo um pouco maior que os treinadores elétricos "tradicionais".
Estou concluindo a construção de um Calmato asa alta com 140cm de envergadura, feito com aquilo que há de mais moderno na engenharia aeronáutica: P3, depron e fita adesiva. Faltam ailerons, alguns detalhes de entelagem e minha dúvida: eletrônica.
De início, a eletrônica será:
E-MAX 2822 + APC 8x4 ou 9X5
ESC 20A
Lipo 3s 2200mAh
4x Servos 9g
Minhas dúvidas são se o 2822 com 8x4 levaria bem esse modelo ou se terei que usar a 9x5, e se os servos 9g não sofreriam muito.
Informações que encontrei:
8x4 - 690g empuxo - consumo 10A
9x5 - 858g empuxo - consumo 15A
Asa ainda sem os ailerons:
Uma certa folga no horn do profundor, dá pra resolver fácil se der algum problema:
Leme em situação semelhante:
Optei por fixar a asa por parafusos. De início tentei com os tradicionais elásticos, mas o número de elásticos necessários para deixar a asa firme no seu lugar faziam com que seus suportes começassem a rasgar o isopor da fuselagem.
Detalhe para minha burrice/falta de atenção ao fazer o assoalho do modelo. Ficou bem torto, mas não comprometeu no alinhamento empenagem-asas.
Sustentação não vai faltar.
No atual estado ele está com 444g e estimo a eletrônica em aproximadamente 260g; somando, seriam 704g. Aproximando a conta com o peso estimado de pequenas coisas que faltam (ailerons e sua linkagem, detalhes de entelagem, parafusos do motor, etc), o modelo pronto deve ficar com mais ou menos 730g.
Mais uma coisa... Alguns anos atrás tinha um pessoal que voava aos sábados e domingos de manhã na praia de Charitas, em Niterói. Alguém sabe se ainda tem gente que voa lá? Era o melhor local que eu conhecia.
Eu estava afastado do hobby há alguns anos mas senti falta de estar neste meio, então resolvi voltar à prática. Há quem diga que voar é como andar de bicicleta: nunca se esquece; mas eu prefiro não arriscar e vou recomeçar do zero com um treinadorzão. Na verdade quase do zero, já que vou começar com um modelo um pouco maior que os treinadores elétricos "tradicionais".
Estou concluindo a construção de um Calmato asa alta com 140cm de envergadura, feito com aquilo que há de mais moderno na engenharia aeronáutica: P3, depron e fita adesiva. Faltam ailerons, alguns detalhes de entelagem e minha dúvida: eletrônica.
De início, a eletrônica será:
E-MAX 2822 + APC 8x4 ou 9X5
ESC 20A
Lipo 3s 2200mAh
4x Servos 9g
Minhas dúvidas são se o 2822 com 8x4 levaria bem esse modelo ou se terei que usar a 9x5, e se os servos 9g não sofreriam muito.
Informações que encontrei:
8x4 - 690g empuxo - consumo 10A
9x5 - 858g empuxo - consumo 15A
Asa ainda sem os ailerons:
Uma certa folga no horn do profundor, dá pra resolver fácil se der algum problema:
Leme em situação semelhante:
Optei por fixar a asa por parafusos. De início tentei com os tradicionais elásticos, mas o número de elásticos necessários para deixar a asa firme no seu lugar faziam com que seus suportes começassem a rasgar o isopor da fuselagem.
Detalhe para minha burrice/falta de atenção ao fazer o assoalho do modelo. Ficou bem torto, mas não comprometeu no alinhamento empenagem-asas.
Sustentação não vai faltar.
No atual estado ele está com 444g e estimo a eletrônica em aproximadamente 260g; somando, seriam 704g. Aproximando a conta com o peso estimado de pequenas coisas que faltam (ailerons e sua linkagem, detalhes de entelagem, parafusos do motor, etc), o modelo pronto deve ficar com mais ou menos 730g.
Mais uma coisa... Alguns anos atrás tinha um pessoal que voava aos sábados e domingos de manhã na praia de Charitas, em Niterói. Alguém sabe se ainda tem gente que voa lá? Era o melhor local que eu conhecia.