Servos descontrolados no canal 1

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Servos descontrolados no canal 1

Mensagem por John-Henrique »

Tenho um aeromodelo aqui que não usava a quase 1 ano, dai hoje resolvi testa-lo e quando conectei a bateria os servos do canal 1 (ailerons) ficaram descontrolados, eles ficam se movendo sem controle algum...

Troquei de receptor e o problema continuou. Veja
https://www.youtube.com/watch?v=koNbjT0ZgEQ

O aeromodelo nunca caiu e também nunca apresentou problema antes, os servos praticamente são novos, tirei da caixa instalei no aeromodelo e praticamente só taxiei ele, nunca voei. Alguma ideia?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Servos descontrolados no canal 1

Mensagem por LaercioLMB »

Existe uma coisa chamada umidade do ar e essa umidade do ar afeta equipamentos eletrônicos quando muito tempo sem uso, ainda mais equipamentos de baixa qualidade.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Lcm
membro
Mensagens: 376
Registrado em: Dom Out 05, 2014 10:34 pm
Localização: Cosmopolis são paulo

Re: Servos descontrolados no canal 1

Mensagem por Lcm »

LaercioLMB escreveu:Existe uma coisa chamada umidade do ar e essa umidade do ar afeta equipamentos eletrônicos quando muito tempo sem uso, ainda mais equipamentos de baixa qualidade.

Laercio, aproveitando sua resposta a respeito de umidade, tem alguma receita pra guardar equipamentos sem uso ?? usar silica seria uma delas, ou embalar de alguma forma ??
Não é possível saber tudo ao ponto de não aprender e saber nada ao ponto de não ensinar....Absoluto somente DEUS.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Servos descontrolados no canal 1

Mensagem por John-Henrique »

@ LAERCIO
Então, seguindo esta tua suspeita estes servos já eram? São servos de 9 gramas da Emax (não lembro o modelo, estão colocados internamente na asa)

O que me deixa grilado é que se eu ligo direto no 'servo tester' estes servos funcionam corretamente. Note que quando eu ligo no receptor, o receptor até desliga, as vezes até o ESC reinicia emitindo aqueles bipes no motor, parece mal contato.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Servos descontrolados no canal 1

Mensagem por LaercioLMB »

Então tem haste metálica oxidada dentro dos conduítes trancando o servo ou alguma outra coisa trancando o servo.
Já vi servo fazer isso quando o pushrod estava trancando.
Terá que conferir todo o sistema dos servos até as superfícies comandadas por eles para ser se não tem algo trancando ou forçando de alguma maneira.



Sobre guardar equipamento eletrônico por muito tempo se não temos aqueles envelopes de sílica é enrolar em papel toalha e deixar guardado, pois o papel toalha irá absorver a umidade antes dela chegar no circuito.



PS: Por que você escreve os nomes pensando que o fórum é twitter usando arroba antes do nome? É alguma crença ou seguidor de alguma seita twiteira?
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Servos descontrolados no canal 1

Mensagem por John-Henrique »

@ Laércio
Vou verificar isso, se bem que ânimo mais em trocar logo os servos por outros (tenho uns 8 na caixa)

PS.: Twitter? Eu usava arroba para direcionar mensagens por email... coloco arroba porque gosto, mas em diversos serviços relacionados a desenvolvimento de software (minha profissão) o arroba permite marcar usuários usando linguagem markdown, o github é um deles é recentemente o whatsapp incorporou algumas marcas.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Servos descontrolados no canal 1

Mensagem por LaercioLMB »

John-Henrique escreveu:@ Laércio
Vou verificar isso, se bem que ânimo mais em trocar logo os servos por outros (tenho uns 8 na caixa)

PS.: Twitter? Eu usava arroba para direcionar mensagens por email... coloco arroba porque gosto, mas em diversos serviços relacionados a desenvolvimento de software (minha profissão) o arroba permite marcar usuários usando linguagem markdown, o github é um deles é recentemente o whatsapp incorporou algumas marcas.




kkkkkkk

caum caum kkkkkkk
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Servos descontrolados no canal 1

Mensagem por John-Henrique »

@ LAERCIO
Dei uma olhada rápida e estou achando que o fio de algum dos servos cortou e está causando mal contato, as vezes dá o problema mostrado no vídeo e as vezes não. A lincagem está normal, não tem nada barrando ela, então sobra mesmo a questão dos fios...

LaercioLMB escreveu:kkkkkkk
caum caum kkkkkkk

Calma, serhumaninho calma hahaha
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Servos descontrolados no canal 1

Mensagem por LaercioLMB »

kkkkkkk

Não te critiquei e nem achei ruim, só disse brincando cada um cada um de forma resumida kkkkk.
Esses fios são bem ruins mesmo e se ficarem soltos dentro do modelo, durante o voo eles ficam vibrando e se movendo o que pode sim acabar rompendo os fios dentro da capa e ficando somente o mal contato.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Servos descontrolados no canal 1

Mensagem por John-Henrique »

LaercioLMB escreveu:Não te critiquei e nem achei ruim, só disse brincando cada um cada um de forma resumida kkkkk.
Não entendi como critica nem nada, entendi a brincadeira e respondi na brincadeira. Entendo perfeitamente que por texto a conversa nem sempre tem o mesmo sentido que 'falado' :wink:

LaercioLMB escreveu:Esses fios são bem ruins mesmo e se ficarem soltos dentro do modelo, durante o voo eles ficam vibrando e se movendo o que pode sim acabar rompendo os fios dentro da capa e ficando somente o mal contato.
Amanhã tomo coragem e troco estes servos, se ainda estiverem funcionando uso eles em outros projetos.
Responder