Página 1 de 1

Direct drive ou direct gear

Enviado: Seg Nov 21, 2016 9:29 pm
por Cristiano Campos
Existe alguma diferença (torque ou velocidade) em a hélice ser ligada direta no motor ou na engrenagem. Obrigado pessoal.

Re: Direct drive ou direct gear

Enviado: Seg Nov 21, 2016 10:08 pm
por John-Henrique
Normalmente modelos de brinquedo usam motores brushed e quando o modelo é grande ele costumam usar engrenagem (não me lembro um modelo em particular) como os da Candide. A engrenagem serve para dar mais velocidade, lembra a marcha da bicicleta? Então, o que acontece quando você coloca uma coroa média com uma catraca pequena? É quase o mesmo efeito.

Os aviões RC de 2006 (por lá) também usavam engrenagens porque os motores eram muito fracos e as engrenagens davam um 'gás' no rendimento dos motores.

Re: Direct drive ou direct gear

Enviado: Seg Nov 21, 2016 10:17 pm
por Cristiano Campos
Obrigado John pela explicação.

Re: Direct drive ou direct gear

Enviado: Seg Nov 21, 2016 10:46 pm
por brunobragantine
Em aeromodelos com motor Brushed usava-se um conjunto de engrenagens (caixa de redução) pra diminuir o RPM final e consequentemente aumentar o torque

a engrenagem menor (pinhão) vai no motor e maior (coroa) no eixo da hélice


Re: Direct drive ou direct gear

Enviado: Seg Nov 21, 2016 11:06 pm
por Cristiano Campos
ok... mas para quad é melhor velocidade ou torque?

Re: Direct drive ou direct gear

Enviado: Ter Nov 22, 2016 9:05 am
por John-Henrique
Normalmente para quadricopteros da classe de 300 a 450 mm usamos motores de baixo kv (mais torque) e em classes menores motores de alto kv (mais velocidade).

Mesmo nos modelos maiores usa-se hélices menores para ter menos vibração, tentando obter mais giros e menos força. A exemplo em motores de 980 kv usa-se hélices como 8040…

Se vc quer voar precisará de força para eliminar o peso do modelo e mais uns 30% a mais pra faze-lo voar com certa folga, o que também pode ser um tiro no pé se vc tentar usar motores de alto kv (não necessário) no projeto, eles consomem mais e o tempo de vôo fica curto.

As classes menores costumam usar 4s para obter mais torque, isso se traduz em respostas rápidas nos comandos, vc acelera e ele já responde, já em 3s está resposta tende a ser mais lenta, você só vai notar isso quando estiver voando com racer.

Re: Direct drive ou direct gear

Enviado: Ter Nov 22, 2016 9:51 am
por Cristiano Campos
Obrigado pessoal pelas explicações. Grande abraço q todos.