Por isso eu falo sempre para fazerem diedro nas asas, mas a maioria insiste em não fazer.
Por que ter diedro se os comprados nas grandes lojas não tem diedro?
E quem disse que aqueles estão certos?
Se o original tem inclusive washout, por que o modelo rc não deveria ter?
Todos sabemos que um aeromodelo asa alta é um treinador, que significa ter voo dócil, mas nem todo asa alta pode ser um treinador. Por qual motivo?
Sabemos que por padrões, em um aeromodelo treinador, a fuselagem deve ter 75% da envergadura, ou seja, se tem 100 cm de envergadura, a fuselagem deverá ter 75 cm de comprimento. Sabemos (ou pelo menos acho que todos sabem) que a distância da hélice até a asa é a mesma medida da corda da asa, ou seja, se a asa tem 10 cm de corda, a hélice deverá ficar a 18 cm do bordo de ataque da asa e o momento de cauda (estabilizadores e deriva para quem não sabe) fica a 1,7x a medida da corda da asa e a área dos estabilizadores são 22% da área das asas.
Agora, quem disse que o Piper J3 tem essas características? Para começar, a fuselagem dele não tem nem 70% da envergadura, o que o deixa com momento de cauda muito curto e com isso, mais arisco em arfagem. A medida da hélice até o bordo de ataque da asa também é menor que a corda da asa e tudo isso deixa o Piper J3 mais arisco em tudo, por isso ele tem de fábrica (o original) diedro e washout, para ajudar a estabilizar o voo, principalmente nas curvas para diminuir ao máximo o estol de ponta de asa e é por mais esse motivo que não se faz curvas em baixas velocidades usando somente ailerons e profundor, principalmente em decolagens e pousos.
O que faz um aeromodelo tender para o lado na decolagem?
Primeiro, falta de inclinação correta no motor para baixo e para a direita para eliminar ao máximo o efeito do torque do motor sobre o eixo da fuselagem.
E segundo e o mais comum, é a aceleração brusca na vontade de decolar o aeromodelo com 5 metros de pista. Ele tem que ser acelerado gradativamente e deixar ele decolar sozinho.
Já fiz até um vídeo no simulador, pois não tenho um Piper J3 para mostrar, mas o simulador é a mesma coisa que um aeromodelo de verdade e no vídeo eu mostro o voo de um Piper J3 desde a decolagem até o pouso e notem que na decolagem, ele é acelerado gradativamente e decola sozinho, sem cabrar e faço as curvas usando o leme e compensando nos ailerons para ele não rolar e no profundor para ele não picar e nas duas vezes em que usei somente ailerons e profundor sem usar o leme em baixa velocidade, ele estolou de ponta de asa e mergulhou.
Dá para ver que o modelo do vídeo tem diedro. A imagem não ficou muito boa, pois eu renderizei o vídeo para o arquivo ficar menor, pois quando eu gravei o vídeo, muita gente ainda tinha internet muito lenta e penso neles também, pois vídeos com resolução de ver o grão de poeira é para mané que quer encher seu próprio ego.
Por isso eu falo sempre para fazerem diedro nas asas, mas a maioria insiste em não fazer.
Por que ter diedro se os comprados nas grandes lojas não tem diedro?
E quem disse que aqueles estão certos?
Se o original tem inclusive washout, por que o modelo rc não deveria ter?
Todos sabemos que um aeromodelo asa alta é um treinador, que significa ter voo dócil, mas nem todo asa alta pode ser um treinador. Por qual motivo?
Sabemos que por padrões, em um aeromodelo treinador, a fuselagem deve ter 75% da envergadura, ou seja, se tem 100 cm de envergadura, a fuselagem deverá ter 75 cm de comprimento. Sabemos (ou pelo menos acho que todos sabem) que a distância da hélice até a asa é a mesma medida da corda da asa, ou seja, se a asa tem 10 cm de corda, a hélice deverá ficar a 18 cm do bordo de ataque da asa e o momento de cauda (estabilizadores e deriva para quem não sabe) fica a 1,7x a medida da corda da asa e a área dos estabilizadores são 22% da área das asas.
Agora, quem disse que o Piper J3 tem essas características? Para começar, a fuselagem dele não tem nem 70% da envergadura, o que o deixa com momento de cauda muito curto e com isso, mais arisco em arfagem. A medida da hélice até o bordo de ataque da asa também é menor que a corda da asa e tudo isso deixa o Piper J3 mais arisco em tudo, por isso ele tem de fábrica (o original) diedro e washout, para ajudar a estabilizar o voo, principalmente nas curvas para diminuir ao máximo o estol de ponta de asa e é por mais esse motivo que não se faz curvas em baixas velocidades usando somente ailerons e profundor, principalmente em decolagens e pousos.
O que faz um aeromodelo tender para o lado na decolagem?
Primeiro, falta de inclinação correta no motor para baixo e para a direita para eliminar ao máximo o efeito do torque do motor sobre o eixo da fuselagem.
E segundo e o mais comum, é a aceleração brusca na vontade de decolar o aeromodelo com 5 metros de pista. Ele tem que ser acelerado gradativamente e deixar ele decolar sozinho.
Por isso eu falo sempre para fazerem diedro nas asas, mas a maioria insiste em não fazer.
Por que ter diedro se os comprados nas grandes lojas não tem diedro?
E quem disse que aqueles estão certos?
Se o original tem inclusive washout, por que o modelo rc não deveria ter?
Todos sabemos que um aeromodelo asa alta é um treinador, que significa ter voo dócil, mas nem todo asa alta pode ser um treinador. Por qual motivo?
Sabemos que por padrões, em um aeromodelo treinador, a fuselagem deve ter 75% da envergadura, ou seja, se tem 100 cm de envergadura, a fuselagem deverá ter 75 cm de comprimento. Sabemos (ou pelo menos acho que todos sabem) que a distância da hélice até a asa é a mesma medida da corda da asa, ou seja, se a asa tem 10 cm de corda, a hélice deverá ficar a 18 cm do bordo de ataque da asa e o momento de cauda (estabilizadores e deriva para quem não sabe) fica a 1,7x a medida da corda da asa e a área dos estabilizadores são 22% da área das asas.
Agora, quem disse que o Piper J3 tem essas características? Para começar, a fuselagem dele não tem nem 70% da envergadura, o que o deixa com momento de cauda muito curto e com isso, mais arisco em arfagem. A medida da hélice até o bordo de ataque da asa também é menor que a corda da asa e tudo isso deixa o Piper J3 mais arisco em tudo, por isso ele tem de fábrica (o original) diedro e washout, para ajudar a estabilizar o voo, principalmente nas curvas para diminuir ao máximo o estol de ponta de asa e é por mais esse motivo que não se faz curvas em baixas velocidades usando somente ailerons e profundor, principalmente em decolagens e pousos.
O que faz um aeromodelo tender para o lado na decolagem?
Primeiro, falta de inclinação correta no motor para baixo e para a direita para eliminar ao máximo o efeito do torque do motor sobre o eixo da fuselagem.
E segundo e o mais comum, é a aceleração brusca na vontade de decolar o aeromodelo com 5 metros de pista. Ele tem que ser acelerado gradativamente e deixar ele decolar sozinho.
http://www.youtube.com/watch?v=xONVO88thcg&t=18s