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É possível ligar motor 4s em bateria 6s sem danifica-lo?

Enviado: Sáb Abr 04, 2020 1:15 pm
por Tio Bit
Boa tarde, meus queridos. O motor em questão é um turnigy 4238 de 750 kv. Não consegui encontrar as sugestões de helice nas especificações do fabricante, mas vi que utilizam hélice de até 15 x 8. É um motor pra ser ligado em 3 a 4s. A dúvida é: poderia ligar em 6s, reduzindo o diâmetro da helice para 11x6 por exemplo? Existe essa possibilidade ou algum cálculo para isso? Obs.: não quero ser mais esperto que o fabricante e não sou de contrariar manuais. Apenas estou eletrificando um aero e, no momento, só disponho desse tipo de motor. Até tenho beteria 3s, mas, com hélice 11x6, renderia muito pouco

Re: É possível ligar motor 4s em bateria 6s sem danifica-lo?

Enviado: Sáb Abr 04, 2020 2:15 pm
por LaercioLMB
Eu faço parecido usando um amperímetro, daqueles ligados em série entre o ESC e a bateria, assim vou monitorando o consumo do motor e ver se não chega no limite. Se chegar, troco de hélice, pois testes estáticos forçam mais o motor do que em voo. Mas veja se o ESC aceita bateria 6S se não, vai torrar o ESC.

Re: É possível ligar motor 4s em bateria 6s sem danifica-lo?

Enviado: Sáb Abr 04, 2020 5:10 pm
por Tio Bit
Opa! Maravilha, Laércio! Muito obrigado pela dica! Vou fazer dessa forma! Valeu

Re: É possível ligar motor 4s em bateria 6s sem danifica-lo?

Enviado: Dom Abr 05, 2020 9:33 am
por LaercioLMB
Tio Bit escreveu:Opa! Maravilha, Laércio! Muito obrigado pela dica! Vou fazer dessa forma! Valeu


Só para você ter noção, tenho um motor pratinha HXT 2730 que normalmente se usa bateria 3S e hélice HD 7X4 e com hélice HD 8X4 está no limite dele. Estou usando uma hélice SF 10X4,5 com bateria 2S e o consumo dele fica em torno de 9,8A. Se eu ligar em uma bateria 3S, vai torrar o motor. Esses são detalhes básicos de escolha de motor, hélice e bateria já que uma 2S pesa bem menos do que uma 3S.
Esse conjunto foi feito para ser montado em um Bristol Scout D para voos indoor, em que o peso influencia muito para um voo lento e a escala 1:8 o que deixa ele com quase 1 metro de envergadura e peso não poderia ultrapassar 450g. Por ser escala, a hélice teria que ter um diâmetro entre 10 e 11 polegadas já que o nariz dele é de grande área. Foi todo entelado com papel de seda pois o vinil pesa muito e todo estruturam em balsa.
Temos sempre que fazer testes de desempenho com conjuntos motor/hélice/bateria usando um amperímetro para encontrarmos a melhor combinação com um menor consumo.

Re: É possível ligar motor 4s em bateria 6s sem danifica-lo?

Enviado: Seg Abr 06, 2020 11:14 pm
por Tio Bit
Realmente, Laércio! Os testes ajudam muito! Uso uma balança digital e um amperimetro por aqui. Esses tempos tava testando umas hélices. Teve um caso em que tive aumento de consumo e menos empuxo por exemplo. Nunca saberia disso se não fizesse testes de bancada.

No caso desse tópico, deu certo aqui como vc falou. Consegui um resultado excelente com hélice 10x6. A corrente ficou dentro da faixa de trabalho do motor; e o bicho grita parecendo motor de zagui rsrs. Deu cerca de 3,5 kg de empuxo; 49 ampere.

Muito obrigado, meu caro! Bom te ver por aqui! Quase todo mundo sumiu

Re: É possível ligar motor 4s em bateria 6s sem danifica-lo?

Enviado: Ter Abr 07, 2020 2:11 pm
por LaercioLMB
Estou sempre por aqui, mas lembre-se sempre, não é o empuxo que fará o avião voar e sim a velocidade em que ele se desloca no ar para que as asas gerem sustentação. O empuxo só tem que ser superior ao arrasto que o avião gera ao se deslocar no ar. O empuxo maior que o peso do avião só serve para quem pratica tork & roll, fora isso, só será consumo em vão.

Re: É possível ligar motor 4s em bateria 6s sem danifica-lo?

Enviado: Qui Abr 09, 2020 7:49 pm
por Tio Bit
Certamente, Laércio! Tem muitas variáveis aí. Por isso tenho preferido fazer muitos testes. Hoje inaugurei meu aero ex glow. Ficou simplesmente perfeito. Bem melhor que esperava. O motor que testei inicialmente ficou excessivamente forte pro modelo. Um starflyer com peso de 2kg rtf. Deu empuxo de 3,5 kg; cerca de 49 amper de corrente. Ocorre que com esse motor de 150g não ficou nem perto de dar CG. Tinha outro motor aqui pra bateria de 6 a 7s, pra helice de 15 a 16. Esse pesa 300g. CG ficou perfeito! Logicamente ficou com menos empuxo e rotação, mas ficou mais leve e com a mesma performance que estava com motor glow. A grande vantagem desse conjunto é que o consumo caiu para máximo de 23 ampere. Com a bateria 6s de 2600 mha, e hélice 11x6, consegui voar 15 minutos e com sobra! Ficou muito bom mesmo