Montagem IPANEMA EMB 202B em isopor corte CNC ** Vídeo do Voo ** Finalizado
Enviado: Dom Fev 20, 2022 11:00 pm
Olá pessoal, Vamos para mais uma montagem, dessa vez do kit IPANEMA EMB 202B, com 130 cm de envergadura feito em isopor T4F e partes internas em compensado 3 mm, o protótipo já voou muito bem e este vai ser o segundo aero que monto, então vamos a sequencia da montagem.
Foto do Protótipo:
WhatsApp: (11) 966604012 c/ Mauri
WhatsApp: (11) 966604012 c/ Mauri
SITE: http://www.proaero.com.br
Segue o link com imagens de onde me baseei para fazer o grafismo, foi trabalhoso, mas muito compensador.
https://pt.flightsim.to/file/25126/pp-z ... ipanema-8k
Peças que compõem o kit.
Vídeo de estréia do protótipo:
https://www.youtube.com/watch?v=imNdffmCuDQ
Outro vídeo dele:
https://www.youtube.com/watch?v=SIH8wEg3zi0
WhatsApp: (11) 966604012 c/ Mauri
WhatsApp: (11) 966604012 c/ Mauri
WhatsApp: (11) 966604012 c/ Mauri
Dimensões do kit (Depois de montado)
Asa: 130 cm
Fuselagem: 84 cm (Incluindo o leme)
Peso do kit:
170 grs.
Depois de montado pronto para voo:
900 grs.
Eletrônica recomendada:
1- Motor Brushless 3530 ou 6 de 900 a 1500 kv
1- Hélice (De acordo com o kv do motor)
1- Esc 40A /50A
1- Bateria de 3s 2200 mAh max.
4- Servos de 9 grs de boa qualidade
1- Radio transmissor/ receptor com pelo menos 4 canais
Partes em compensado 3 mm que compõem o kit.
IMPORTANTE:
Para uma boa montagem é essencial que se use as colas certas para cada situação, no caso esses 4 tipos de colas são necessárias:
Cola de isopor: Para colar as peças de isopor (USAR COMO COLA DE CONTATO) ou seja, passar nas duas partes a serem coladas, esperar uns 2 ou 3 minutos e depois unir as partes (TAMBÉM SERVE PARA COLAR ISOPOR COM MADEIRA).
Cola PVA branca ou amarela, tipo Cascorez: Para colar as varetas de reforço da fuselagem, da asa e das partes de Depron.
Cola Epóxi: Para colar as partes de madeira no isopor e/ou outros partes que necessitem de maior reforço Exemplo: Parede de fogo.
Cola C.A. Tipo Super Bonder: Para colar madeira com madeira, NÃO USE DE FORMA ALGUMA NO ISOPOR.
Comece pelas partes frontais da fuselagem para fazer os cortes necessários para o encaixe da parede de fogo.
Com uma caneta faça um risco no meio do corte frontal da peça.
E outro risco de 3 mm na parte interna.
Com um estilete de lamina NOVA, faça os cortes (Repita esse processo também na outra lateral).
Encaixe PROVISORIAMENTE a parede de fogo nas peças para conferir o resultado (Não cole nada por enquanto).
Com a peça de compensado abaixo faça a marcação no lado oposto da mesma peça.
Faça um corte de 6 mm de profundidade.
Faça outra marcação conforme foto abaixo.
Repita o processo na outra parte e corte as duas peças.
Separe as 3 peças de compensado abaixo.
Apenas encaixe as 3 peças "NÃO AS COLE POR ENQUANTO".
Com a cola CA (Tipo Super Bonder) cole apenas a peça separada centralizada no seu lugar, conforme as fotos abaixo.
Posicione e cole, com cola de (ou para isopor) as partes em compensado com a lateral frontal esquerda em isopor da fuselagem.
Encaixe PROVISORIAMENTE e prenda com fita crepe a lateral lado direito da fuselagem até a secagem da cola do lado esquerdo conforme fotos abaixo.
Retire a lateral de isopor lado direito para dar sequencia a montagem, posicione e cole centralizado com cola de isopor as 2 peças de compensado conforme fotos abaixo.
É a hora de escolher qual lado irá fazer a tampa de acesso a bateria, no meu caso sempre que possível escolho por faze-la na parte inferior da fuselagem por questão de estética então, neste caso o Esc ficará na parte superior do suporte interno da bateria, caso venha a optar por colocar a bateria na parte de cima da fuselagem evidentemente o Esc ficará alojado na parte inferior da mesma.
ATENÇÃO: O velcro não vai no kit.
Agora sim iremos unir em definitivo com cola CA as 3 peças em compensado conforme fotos abaixo (Cuidado para não deixar cair a cola CA no isopor).
Testando o compartimento interno com uma 3s 2200 mAh que é a bateria de tamanho máximo recomendada para este kit.
Separe as empenagens H. e V. e na vertical faça um risco conforme fotos abaixo e encaixe uma a outra.
Junte PROVISORIAMENTE com fita crepe as 2 laterais traseiras da fuselagem conforme fotos abaixo.
Encaixe o conjunto de empenagens na fuselagem, faça as marcações e depois faça o corte conforme fotos abaixo.
Resultado esperado após o corte.
Vamos unir com cola de isopor as partes central e traseira esquerda da fuselagem.
Colar no veio interno da fuselagem a vareta de fibra de reforço com cola PVA tipo (Cascorez) deixando a vareta com 20 mm para fora na parte frontal e 10 mm para dentro na parte traseira.
Como a fuselagem tem seu formato interno em concha é normal a vareta querer sair do encaixe, então foi usado um palito de dente para fixação central e fita crepe nas pontas até secagem final conforme fotos abaixo.
Repita o mesmo processo com a lateral direita.
Vamos unir com cola de isopor as laterais central e traseira lado esquerdo a lateral frontal do mesmo lado.
Chegou a vez da mesa dos servos, cole uma peça de compensado a outra 90° com cola CA depois as duas no seu respectivo lugar com cola de isopor, conforme fotos a seguir.
Colar com cola de isopor as partes em Depron 5 mm que compõem a cabine do piloto e também a caverna traseira no seu respectivo lugar conforme fotos a seguir.
ATENÇÃO: VERIFICAR O POSICIONAMENTO DAS MEIA LUAS DAS CAVERNAS CENTRAL E TRASEIRA QUE DEVEM FICAR POSICIONADAS PARA BAIXO OU SEJA, OBSERVE AS SETAS NAS FOTOS ABAIXO.
IMPORTANTE: Não cole, apenas Encaixe PROVISORIAMENTE a parte direita da fuselagem e prenda a mesma com fita crepe até a secagem das partes internas que foram coladas na lateral esquerda.
Após secagem retire novamente a lateral direita para dar sequencia a montagem, hora de colocar os conduítes internos.
Recorte um dos lados uns 10 a 15 mm para que um conduíte se encaixe ao outro, depois passe um pedaço de fita durex para fixar ambos repita o processo com o outro par conforme fotos abaixo.
Fazer as marcações para os furos das passagens dos conduítes para fora da fuselagem.
Primeira, LADO ESQUERDO DA FUSELAGEM 25 mm (Marcação).
Segunda, LADO ESQUERDO DA FUSELAGEM (FURO) 72 mm.
Terceira, LADO DIREITO DA FUSELAGEM 11 mm (Marcação).
Quarta, LADO DIREITO DA FUSELAGEM (FURO) 100 mm.
Com um arame de aço fino quente fazer a furação nos lugares marcados para fazer os furos. (TODO CUIDADO AO MEXER COM FOGO).
Coloque os conduítes em suas posições conforme fotos a seguir e depois os cole com cola Epóxi (Tipo Araldite).
Unir com cola de isopor as partes traseira e central lado direito a parte frontal do mesmo.
Hora de fechar em definitivo a fuselagem, identificar onde são todos os pontos de contato nos dois lados e passar cola de isopor em pelo menos um dos lados.
ATENÇÃO: Não esquecer de forma alguma de antes de fechar a fuselagem colocar o conduíte para fora do lado direito.
ATENÇÃO: Não esquecer de forma alguma de antes de fechar a fuselagem de colocar o conduíte para fora do lado direito.
Comece por travar a parte frontal superior e inferior da fuselagem com fita crepe.
Atenção ao fixar essa parte tanto superior como inferior, deixar o mais alinhado o possível pois é essencial esse ajuste para que a fuselagem fique o mais reta o possível.
Deixe secar bem por um tempo em alguma superfície plana.
Separar as peças em compensado que irão fixar a parte do Bordo de fuga da asa a fuselagem.
Com cola CA posicionar e unir as partes o MAIS CENTRADO O POSSÍVEL A FURAÇÃO DOS MESMOS.
TODO CUIDADO POSSÍVEL PARA NÃO DEIXAR IR COLA NA ROSCA DA PORCA OU PARAFUSO.
Depois de colado, REFORÇAR A COLAGEM dessas peças por fora porque, caso venha a soltar, dará um trabalhão para consertar isso depois do aero finalizado.
Faça o teste final da rosca dos parafusos para se certificar que ficou tudo certo.
Posicionar e colar o conjunto a fuselagem com cola Epóxi, NÃO ECONOMIZE COLA nesse ponto inclusive passe cola também na parte traseira da peça para fixação da mesma a caverna de Depron.
Unir e colar as partes de isopor e Depron que compõem o Cowl da fuselagem com cola de isopor.
OPCIONAL: Você pode colar o Cowl a fuselagem depois caso prefira, eu resolvi fazer isso agora pois, alem de já ter os furos da fixação do motor (Classe 28) na parede de fogo, também o espaço interno para manuseio e manutenção é relativamente grande, por isso optei por já colar as peças em definitivo, ou até a 1° lenha frontal...
Terá continuidade...
Foto do Protótipo:
WhatsApp: (11) 966604012 c/ Mauri
WhatsApp: (11) 966604012 c/ Mauri
SITE: http://www.proaero.com.br
Segue o link com imagens de onde me baseei para fazer o grafismo, foi trabalhoso, mas muito compensador.
https://pt.flightsim.to/file/25126/pp-z ... ipanema-8k
Peças que compõem o kit.
Vídeo de estréia do protótipo:
https://www.youtube.com/watch?v=imNdffmCuDQ
Outro vídeo dele:
https://www.youtube.com/watch?v=SIH8wEg3zi0
WhatsApp: (11) 966604012 c/ Mauri
WhatsApp: (11) 966604012 c/ Mauri
WhatsApp: (11) 966604012 c/ Mauri
Dimensões do kit (Depois de montado)
Asa: 130 cm
Fuselagem: 84 cm (Incluindo o leme)
Peso do kit:
170 grs.
Depois de montado pronto para voo:
900 grs.
Eletrônica recomendada:
1- Motor Brushless 3530 ou 6 de 900 a 1500 kv
1- Hélice (De acordo com o kv do motor)
1- Esc 40A /50A
1- Bateria de 3s 2200 mAh max.
4- Servos de 9 grs de boa qualidade
1- Radio transmissor/ receptor com pelo menos 4 canais
Partes em compensado 3 mm que compõem o kit.
IMPORTANTE:
Para uma boa montagem é essencial que se use as colas certas para cada situação, no caso esses 4 tipos de colas são necessárias:
Cola de isopor: Para colar as peças de isopor (USAR COMO COLA DE CONTATO) ou seja, passar nas duas partes a serem coladas, esperar uns 2 ou 3 minutos e depois unir as partes (TAMBÉM SERVE PARA COLAR ISOPOR COM MADEIRA).
Cola PVA branca ou amarela, tipo Cascorez: Para colar as varetas de reforço da fuselagem, da asa e das partes de Depron.
Cola Epóxi: Para colar as partes de madeira no isopor e/ou outros partes que necessitem de maior reforço Exemplo: Parede de fogo.
Cola C.A. Tipo Super Bonder: Para colar madeira com madeira, NÃO USE DE FORMA ALGUMA NO ISOPOR.
Comece pelas partes frontais da fuselagem para fazer os cortes necessários para o encaixe da parede de fogo.
Com uma caneta faça um risco no meio do corte frontal da peça.
E outro risco de 3 mm na parte interna.
Com um estilete de lamina NOVA, faça os cortes (Repita esse processo também na outra lateral).
Encaixe PROVISORIAMENTE a parede de fogo nas peças para conferir o resultado (Não cole nada por enquanto).
Com a peça de compensado abaixo faça a marcação no lado oposto da mesma peça.
Faça um corte de 6 mm de profundidade.
Faça outra marcação conforme foto abaixo.
Repita o processo na outra parte e corte as duas peças.
Separe as 3 peças de compensado abaixo.
Apenas encaixe as 3 peças "NÃO AS COLE POR ENQUANTO".
Com a cola CA (Tipo Super Bonder) cole apenas a peça separada centralizada no seu lugar, conforme as fotos abaixo.
Posicione e cole, com cola de (ou para isopor) as partes em compensado com a lateral frontal esquerda em isopor da fuselagem.
Encaixe PROVISORIAMENTE e prenda com fita crepe a lateral lado direito da fuselagem até a secagem da cola do lado esquerdo conforme fotos abaixo.
Retire a lateral de isopor lado direito para dar sequencia a montagem, posicione e cole centralizado com cola de isopor as 2 peças de compensado conforme fotos abaixo.
É a hora de escolher qual lado irá fazer a tampa de acesso a bateria, no meu caso sempre que possível escolho por faze-la na parte inferior da fuselagem por questão de estética então, neste caso o Esc ficará na parte superior do suporte interno da bateria, caso venha a optar por colocar a bateria na parte de cima da fuselagem evidentemente o Esc ficará alojado na parte inferior da mesma.
ATENÇÃO: O velcro não vai no kit.
Agora sim iremos unir em definitivo com cola CA as 3 peças em compensado conforme fotos abaixo (Cuidado para não deixar cair a cola CA no isopor).
Testando o compartimento interno com uma 3s 2200 mAh que é a bateria de tamanho máximo recomendada para este kit.
Separe as empenagens H. e V. e na vertical faça um risco conforme fotos abaixo e encaixe uma a outra.
Junte PROVISORIAMENTE com fita crepe as 2 laterais traseiras da fuselagem conforme fotos abaixo.
Encaixe o conjunto de empenagens na fuselagem, faça as marcações e depois faça o corte conforme fotos abaixo.
Resultado esperado após o corte.
Vamos unir com cola de isopor as partes central e traseira esquerda da fuselagem.
Colar no veio interno da fuselagem a vareta de fibra de reforço com cola PVA tipo (Cascorez) deixando a vareta com 20 mm para fora na parte frontal e 10 mm para dentro na parte traseira.
Como a fuselagem tem seu formato interno em concha é normal a vareta querer sair do encaixe, então foi usado um palito de dente para fixação central e fita crepe nas pontas até secagem final conforme fotos abaixo.
Repita o mesmo processo com a lateral direita.
Vamos unir com cola de isopor as laterais central e traseira lado esquerdo a lateral frontal do mesmo lado.
Chegou a vez da mesa dos servos, cole uma peça de compensado a outra 90° com cola CA depois as duas no seu respectivo lugar com cola de isopor, conforme fotos a seguir.
Colar com cola de isopor as partes em Depron 5 mm que compõem a cabine do piloto e também a caverna traseira no seu respectivo lugar conforme fotos a seguir.
ATENÇÃO: VERIFICAR O POSICIONAMENTO DAS MEIA LUAS DAS CAVERNAS CENTRAL E TRASEIRA QUE DEVEM FICAR POSICIONADAS PARA BAIXO OU SEJA, OBSERVE AS SETAS NAS FOTOS ABAIXO.
IMPORTANTE: Não cole, apenas Encaixe PROVISORIAMENTE a parte direita da fuselagem e prenda a mesma com fita crepe até a secagem das partes internas que foram coladas na lateral esquerda.
Após secagem retire novamente a lateral direita para dar sequencia a montagem, hora de colocar os conduítes internos.
Recorte um dos lados uns 10 a 15 mm para que um conduíte se encaixe ao outro, depois passe um pedaço de fita durex para fixar ambos repita o processo com o outro par conforme fotos abaixo.
Fazer as marcações para os furos das passagens dos conduítes para fora da fuselagem.
Primeira, LADO ESQUERDO DA FUSELAGEM 25 mm (Marcação).
Segunda, LADO ESQUERDO DA FUSELAGEM (FURO) 72 mm.
Terceira, LADO DIREITO DA FUSELAGEM 11 mm (Marcação).
Quarta, LADO DIREITO DA FUSELAGEM (FURO) 100 mm.
Com um arame de aço fino quente fazer a furação nos lugares marcados para fazer os furos. (TODO CUIDADO AO MEXER COM FOGO).
Coloque os conduítes em suas posições conforme fotos a seguir e depois os cole com cola Epóxi (Tipo Araldite).
Unir com cola de isopor as partes traseira e central lado direito a parte frontal do mesmo.
Hora de fechar em definitivo a fuselagem, identificar onde são todos os pontos de contato nos dois lados e passar cola de isopor em pelo menos um dos lados.
ATENÇÃO: Não esquecer de forma alguma de antes de fechar a fuselagem colocar o conduíte para fora do lado direito.
ATENÇÃO: Não esquecer de forma alguma de antes de fechar a fuselagem de colocar o conduíte para fora do lado direito.
Comece por travar a parte frontal superior e inferior da fuselagem com fita crepe.
Atenção ao fixar essa parte tanto superior como inferior, deixar o mais alinhado o possível pois é essencial esse ajuste para que a fuselagem fique o mais reta o possível.
Deixe secar bem por um tempo em alguma superfície plana.
Separar as peças em compensado que irão fixar a parte do Bordo de fuga da asa a fuselagem.
Com cola CA posicionar e unir as partes o MAIS CENTRADO O POSSÍVEL A FURAÇÃO DOS MESMOS.
TODO CUIDADO POSSÍVEL PARA NÃO DEIXAR IR COLA NA ROSCA DA PORCA OU PARAFUSO.
Depois de colado, REFORÇAR A COLAGEM dessas peças por fora porque, caso venha a soltar, dará um trabalhão para consertar isso depois do aero finalizado.
Faça o teste final da rosca dos parafusos para se certificar que ficou tudo certo.
Posicionar e colar o conjunto a fuselagem com cola Epóxi, NÃO ECONOMIZE COLA nesse ponto inclusive passe cola também na parte traseira da peça para fixação da mesma a caverna de Depron.
Unir e colar as partes de isopor e Depron que compõem o Cowl da fuselagem com cola de isopor.
OPCIONAL: Você pode colar o Cowl a fuselagem depois caso prefira, eu resolvi fazer isso agora pois, alem de já ter os furos da fixação do motor (Classe 28) na parede de fogo, também o espaço interno para manuseio e manutenção é relativamente grande, por isso optei por já colar as peças em definitivo, ou até a 1° lenha frontal...
Terá continuidade...