Telemaster 1560mm - BBB (bom, bonito e barato)
Enviado: Sex Jul 29, 2022 11:31 pm
Andei meio afastado do Fórum porque estou como o Julios: dois empregos.
Nesse meio tempo toquei alguns projetos, um deles foi esse Telemaster. Abri alguns tópicos de construção sem finalizá-los, dessa vez decidi finalizar toda a construção antes de postar, então vai tudo de uma vez só.
Queria um avião barato, de construção rápida e voo muito tranquilo. Vasculhei o Outerzone, mas não encontrei nada especial, decidi apelar pro bom e velho Telemaster. Peguei uma planta qualquer de Telemaster, abri o PDF e ampliei para 125%, peguei as proporções e risquei à mão uma planta básica. Foram 7 dias entre o primeiro corte no depron e o voo, mas 3 dias eu não mexi no projeto, então posso contar 4 dias de construção.
Algumas coisas que eu sei que vão me perguntar, mas vou me adiantar aos fatos:
->Onde encontrei a Planta? R: Desse Telemaster em específico não tem, expliquei acima como foi desenhada.
->Onde compro depron? R: Casa das Artes da Asa Norte, Brasília.
->Onde compro vinil? R: Paulista Sign, SIA, Brasília.
->Qual o SETUP?
-2836 1100KV
-HobbyWing Skywalker 40A
-3s 2200mah
-MHS 10x5
-6x MG90 genéricos
-FrSky X8R
->Qual o peso? R: Não faço ideia. Leve...
Tudo começou com uma visita à Casa das Artes para comprar material. Tem uma infinidade de opções de depron, em medidas e tipos diferentes. Essa prateleira vertical e mais uma horizontal bem maior. Além do depron, comprei algumas varetas de balsa que serviram como reforços na empenagem (sim, lá também vende balsa).
Chegando em casa rabisquei a planta, que foi só essa. O restante eu risquei direto no depron usando esquadro e uma régua de 1m.
Cortadas as peças, foi só colar tudo. É uma fuselagem quadrada em depron, segredo absolutamente nenhum, então serei breve nessa parte. O foco é a asa.
Na manhã do dia seguinte, a fuselagem já estava muito adiantada.
Dei início à construção da asa. Decidi por uma asa estruturada em depron, seguindo o modelo das construções em balsa. Nervuras, longarina estilo "régua", bordo de ataque modelado a partir de um bloco quadrado. Chapeamento do intradorso foi feito em depron 5mm, já no extradorso utilizei 2mm.
Para desenhar a "planta" da asa, utilizei as medidas de corda e envergadura, e o esquadro fez o resto.
Esse spinner vermelho com hélice cinza tava muito feio, antes de voar eu substituí o conjunto.
Bordos de fuga e ataque fiz com isopor reciclado de uma caixa de uvas.
Já que a ideia era um voo lento e calmo, achei por bem inserir flaps no projeto. Escolhi os flaps do tipo split, muito comuns em aviões mais antigos, como DC3, Spitfire, T6...
Dei uma pausa na construção da asa e fiz logo o trem de pouso. Fui na loja de hobby perto da minha casa e pedi o arame mais grosso que ele tinha, era esse. Não me preocupei em medir. Além do arame, utilizei cabo de encastoar de 90 libras.
Aqui uma dica para não perder as rodas no trem de pouso de arame. Esse "dente" feito com a lima impede que o parafuso do retentor de roda deslize pelo metal.
Aproveitei que já estava fazendo o trem de pouso para finalizar o leme, e instalar junto com a bequilha.
"156" da envergadura. Primeiro cortei o preto, e colei o vinho por cima, para dar o efeito de sombra.
Essa bequilha não iria durar muito, substituí por um modelo mais robusto.
Voltando à asa...
Utilizei compensado e uma vara de 1cm x 1cm de pinus para fazer o reforço central, com diedro. A asa aberta realmente não é uma estrutura muito bonita, mas quando o chapeamento é finalizado, fica jeitosa.
Matando a curiosidade...
Com um pouco de estilete e lixa, aquele bloco quadrado no bordo de ataque tomou um formato arredondado.
Com esse método de construção consegui uma asa rígida, extremamente leve, com um ótimo acabamento e exatamente o perfil que eu desejava.
Um macete para trabalhar com depron. Aplique ar quente sempre que for chapear uma superfície curva. Aplicando calor, o depron toma aquele formato muito mais rápido e de forma permanente, e não fica "puxando" a cola e as outras peças. Quando aplicamos o calor na chapa de 2mm, acontece outro efeito interessante que é o abaulamento do material. Quando temos uma asa nervurada, podemos utilizar isso ao nosso favor. Ao aquecer o chapeamento desse tipo de asa, conseguimos aquele efeito de "ondas", com as depressões entre as nervuras, imitando uma asa em balsa.
Com a entelagem fica ainda mais evidente.
Achei o trem de pouso muito parecido com o do J3, então decidi fechar a parte vazada com depron e vinil. Pequenos detalhes que fazem a diferença no projeto.
Aqui já é possível ver os split flaps montados.
No intradorso de todos os meus aviões eu adoto o padrão das litras, foi a melhor solução que encontrei para não perder referência visual.
Por dentro não ficou a coisa mais bonita do mundo, mas está organizado. Extensões de ailerons na frente, dos flaps atrás, direta e esquerda pela lógica...
Mais uma vez, os detalhes que fazem a diferença. Comprei um spinner branco, uma hélice preta, e um par de rodas "estilo" Du-Bro.
Para fixar a asa utilizei parafusos de nylon, robustos e muito mais leves que os de metal. Mas fiz de forma "invertida": colei os parafusos na fuselagem e rosqueio as porcas. Por dois motivos: é uma tarefa muito mais simples colar os parafusos na madeira do que colar as porcas; e dessa maneira consigo rosquear e dar aperto com as mãos, monto o avião no campo sem precisar pegar ferramentas.
Com tudo no lugar, foi hora de fazer o setup de rádio e o primeiro teste de solo. Avião extremamente simples, não levou muito tempo até que estivesse totalmente configurado. Não tem segredo, se ajustar tudo certinho mecanicamente, a parte eletrônica flui muito melhor. A simplicidade do Ethos (se comparado ao OpenTX) também agiliza muito as coisas.
Apesar da simplicidade, o setup de rádio desse avião tem algumas peculiaridades que vale a pena citar:
-> Slow down/up de flaps: os flaps sobem e descem lentamente, sem dar "pancadas", fica muito mais fluido e natural.
-> Mix flap to elevator: programei duas posições de flap: 15º e 30º, para cada uma das posições o profundor dá uma leve compensada, picando, para evitar que o nariz levante quando os flaps são baixados. O quanto que o profundor deve baixar você só descobre testando...
-> Aileron diferencial: evita o efeito de guinada adversa.
Aqui eu falo um pouco sobre a guinada adversa e o aileron diferencial:
https://www.youtube.com/watch?v=4vBmlaI42V0&t=473s
Já fiz a estreia do avião. No primeiro voo tive problema com CG, o avião ficou bem arredio, difícil de voar. Mas com um pouco e chumbo a situação foi resolvida. O ideal será utilizar uma bateria (muito) maior. Talvez 3s 4000mAh seja a ideal, além de tudo vai me dar uma excelente autonomia.
Contornado o problema do CG, o avião se comportou exatamente como previsto. Muito dócil, com voo extremamente lento. Com full flap decola tranquilamente com pouco motor, precisa de pouquíssima pista para decolar e pousar. Não tentei fazer nenhum acrobacia básica, até porque não foi pensado para isso. Senti falta de um pouco de aileron e precisei aumentar um pouco a deflexão deles, mas os outros comandos estão perfeitos, o avião tem uma autoridade de cauda muito boa, principalmente de leme.
Em breve posto o vídeo.
Nesse meio tempo toquei alguns projetos, um deles foi esse Telemaster. Abri alguns tópicos de construção sem finalizá-los, dessa vez decidi finalizar toda a construção antes de postar, então vai tudo de uma vez só.
Queria um avião barato, de construção rápida e voo muito tranquilo. Vasculhei o Outerzone, mas não encontrei nada especial, decidi apelar pro bom e velho Telemaster. Peguei uma planta qualquer de Telemaster, abri o PDF e ampliei para 125%, peguei as proporções e risquei à mão uma planta básica. Foram 7 dias entre o primeiro corte no depron e o voo, mas 3 dias eu não mexi no projeto, então posso contar 4 dias de construção.
Algumas coisas que eu sei que vão me perguntar, mas vou me adiantar aos fatos:
->Onde encontrei a Planta? R: Desse Telemaster em específico não tem, expliquei acima como foi desenhada.
->Onde compro depron? R: Casa das Artes da Asa Norte, Brasília.
->Onde compro vinil? R: Paulista Sign, SIA, Brasília.
->Qual o SETUP?
-2836 1100KV
-HobbyWing Skywalker 40A
-3s 2200mah
-MHS 10x5
-6x MG90 genéricos
-FrSky X8R
->Qual o peso? R: Não faço ideia. Leve...
Tudo começou com uma visita à Casa das Artes para comprar material. Tem uma infinidade de opções de depron, em medidas e tipos diferentes. Essa prateleira vertical e mais uma horizontal bem maior. Além do depron, comprei algumas varetas de balsa que serviram como reforços na empenagem (sim, lá também vende balsa).
Chegando em casa rabisquei a planta, que foi só essa. O restante eu risquei direto no depron usando esquadro e uma régua de 1m.
Cortadas as peças, foi só colar tudo. É uma fuselagem quadrada em depron, segredo absolutamente nenhum, então serei breve nessa parte. O foco é a asa.
Na manhã do dia seguinte, a fuselagem já estava muito adiantada.
Dei início à construção da asa. Decidi por uma asa estruturada em depron, seguindo o modelo das construções em balsa. Nervuras, longarina estilo "régua", bordo de ataque modelado a partir de um bloco quadrado. Chapeamento do intradorso foi feito em depron 5mm, já no extradorso utilizei 2mm.
Para desenhar a "planta" da asa, utilizei as medidas de corda e envergadura, e o esquadro fez o resto.
Esse spinner vermelho com hélice cinza tava muito feio, antes de voar eu substituí o conjunto.
Bordos de fuga e ataque fiz com isopor reciclado de uma caixa de uvas.
Já que a ideia era um voo lento e calmo, achei por bem inserir flaps no projeto. Escolhi os flaps do tipo split, muito comuns em aviões mais antigos, como DC3, Spitfire, T6...
Dei uma pausa na construção da asa e fiz logo o trem de pouso. Fui na loja de hobby perto da minha casa e pedi o arame mais grosso que ele tinha, era esse. Não me preocupei em medir. Além do arame, utilizei cabo de encastoar de 90 libras.
Aqui uma dica para não perder as rodas no trem de pouso de arame. Esse "dente" feito com a lima impede que o parafuso do retentor de roda deslize pelo metal.
Aproveitei que já estava fazendo o trem de pouso para finalizar o leme, e instalar junto com a bequilha.
"156" da envergadura. Primeiro cortei o preto, e colei o vinho por cima, para dar o efeito de sombra.
Essa bequilha não iria durar muito, substituí por um modelo mais robusto.
Voltando à asa...
Utilizei compensado e uma vara de 1cm x 1cm de pinus para fazer o reforço central, com diedro. A asa aberta realmente não é uma estrutura muito bonita, mas quando o chapeamento é finalizado, fica jeitosa.
Matando a curiosidade...
Com um pouco de estilete e lixa, aquele bloco quadrado no bordo de ataque tomou um formato arredondado.
Com esse método de construção consegui uma asa rígida, extremamente leve, com um ótimo acabamento e exatamente o perfil que eu desejava.
Um macete para trabalhar com depron. Aplique ar quente sempre que for chapear uma superfície curva. Aplicando calor, o depron toma aquele formato muito mais rápido e de forma permanente, e não fica "puxando" a cola e as outras peças. Quando aplicamos o calor na chapa de 2mm, acontece outro efeito interessante que é o abaulamento do material. Quando temos uma asa nervurada, podemos utilizar isso ao nosso favor. Ao aquecer o chapeamento desse tipo de asa, conseguimos aquele efeito de "ondas", com as depressões entre as nervuras, imitando uma asa em balsa.
Com a entelagem fica ainda mais evidente.
Achei o trem de pouso muito parecido com o do J3, então decidi fechar a parte vazada com depron e vinil. Pequenos detalhes que fazem a diferença no projeto.
Aqui já é possível ver os split flaps montados.
No intradorso de todos os meus aviões eu adoto o padrão das litras, foi a melhor solução que encontrei para não perder referência visual.
Por dentro não ficou a coisa mais bonita do mundo, mas está organizado. Extensões de ailerons na frente, dos flaps atrás, direta e esquerda pela lógica...
Mais uma vez, os detalhes que fazem a diferença. Comprei um spinner branco, uma hélice preta, e um par de rodas "estilo" Du-Bro.
Para fixar a asa utilizei parafusos de nylon, robustos e muito mais leves que os de metal. Mas fiz de forma "invertida": colei os parafusos na fuselagem e rosqueio as porcas. Por dois motivos: é uma tarefa muito mais simples colar os parafusos na madeira do que colar as porcas; e dessa maneira consigo rosquear e dar aperto com as mãos, monto o avião no campo sem precisar pegar ferramentas.
Com tudo no lugar, foi hora de fazer o setup de rádio e o primeiro teste de solo. Avião extremamente simples, não levou muito tempo até que estivesse totalmente configurado. Não tem segredo, se ajustar tudo certinho mecanicamente, a parte eletrônica flui muito melhor. A simplicidade do Ethos (se comparado ao OpenTX) também agiliza muito as coisas.
Apesar da simplicidade, o setup de rádio desse avião tem algumas peculiaridades que vale a pena citar:
-> Slow down/up de flaps: os flaps sobem e descem lentamente, sem dar "pancadas", fica muito mais fluido e natural.
-> Mix flap to elevator: programei duas posições de flap: 15º e 30º, para cada uma das posições o profundor dá uma leve compensada, picando, para evitar que o nariz levante quando os flaps são baixados. O quanto que o profundor deve baixar você só descobre testando...
-> Aileron diferencial: evita o efeito de guinada adversa.
Aqui eu falo um pouco sobre a guinada adversa e o aileron diferencial:
https://www.youtube.com/watch?v=4vBmlaI42V0&t=473s
Já fiz a estreia do avião. No primeiro voo tive problema com CG, o avião ficou bem arredio, difícil de voar. Mas com um pouco e chumbo a situação foi resolvida. O ideal será utilizar uma bateria (muito) maior. Talvez 3s 4000mAh seja a ideal, além de tudo vai me dar uma excelente autonomia.
Contornado o problema do CG, o avião se comportou exatamente como previsto. Muito dócil, com voo extremamente lento. Com full flap decola tranquilamente com pouco motor, precisa de pouquíssima pista para decolar e pousar. Não tentei fazer nenhum acrobacia básica, até porque não foi pensado para isso. Senti falta de um pouco de aileron e precisei aumentar um pouco a deflexão deles, mas os outros comandos estão perfeitos, o avião tem uma autoridade de cauda muito boa, principalmente de leme.
Em breve posto o vídeo.