Problemas de foco no fórum Voamos

Se você tem alguma dúvida sobre o funcionamento do fórum, críticas ou sugestões de melhorias, este é o local para escrevê-los. Para dúvidas sobre aeromodelismo, escolha a seção mais adequada.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4459
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Problemas de foco no fórum Voamos

Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:9f841582dd="cesar"]E gostaria de saber porque este eh o segundo post que coloco em VOAMOS, e eh transferido para papo de modelista.

Pra comentaros do dia de voo, eh aqui no papo de modelista? ou no voamos?[/quote:9f841582dd]

Perguntei isto pro Edgard.
Se não tem fotos e vídeos ele transfere pro papo de modelista, mas como agora tem este link do vídeo ele vai devolver pro Voamos.
Avatar do usuário
cesar
membro
Mensagens: 80
Registrado em: Sex Abr 28, 2006 6:24 pm

Mensagem por cesar »

Beleza Alvaro ja sei o criterio!!!

valeu
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8230
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagem por Edgard »

[quote:9ca2b69db9="cesar"]E gostaria de saber porque este eh o segundo post que coloco em VOAMOS, e eh transferido para papo de modelista.

Pra comentaros do dia de voo, eh aqui no papo de modelista? ou no voamos?[/quote:9ca2b69db9]

Se você der uma lida no enunciado do "Voamos" verá:
"Aqui ficam os [color=red:9ca2b69db9]comentários e fotos [/color:9ca2b69db9]dos vôos semanais, eventos e encontros que já aconteceram, uma pequena memória do aeromodelismo elétrico nacional"

Ou seja comentários e fotos, não comentários ou fotos.
Quando só tem comentários, vai para o Papo de modelista.

No próximo, por favor, só abra o tópico quando já tiver fotos ou filmes para colocar, assim ele não será movido para o Papo de modelista e nos evitará trabalho.

Ps. Aproveitei para retirar seu último comentário no post, pois o mesmo infringe as regras do fórum
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa
Avatar do usuário
Dario
membro
Mensagens: 615
Registrado em: Dom Set 04, 2005 11:20 pm

Mensagem por Dario »

[quote:fdde083616="Edgard"][quote:fdde083616="cesar"]E gostaria de saber porque este eh o segundo post que coloco em VOAMOS, e eh transferido para papo de modelista.

Pra comentaros do dia de voo, eh aqui no papo de modelista? ou no voamos?[/quote:fdde083616]

Se você der uma lida no enunciado do "Voamos" verá:
"Aqui ficam os [color=red:fdde083616]comentários e fotos [/color:fdde083616]dos vôos semanais, eventos e encontros que já aconteceram, uma pequena memória do aeromodelismo elétrico nacional"

Ou seja comentários e fotos, não comentários ou fotos.
Quando só tem comentários, vai para o Papo de modelista.

No próximo, por favor, só abra o tópico quando já tiver fotos ou filmes para colocar, assim ele não será movido para o Papo de modelista e nos evitará trabalho.

Ps. Aproveitei para retirar seu último comentário no post, pois o mesmo infringe as regras do fórum[/quote:fdde083616]



[quote:fdde083616="Dario"]
Voamos não seria para relatar os vôos?

Pq tem que ter fotos e ou video?

Tb acho ruim mudar para papo de modelista, pois fica muito mais vago, e quando queremos saber como foram os vôos sempre associamos ao voamos e não papo de modelista.
Abs.

[/quote:fdde083616]
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8230
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagem por Edgard »

[quote:b9e9655341="Dario"] Voamos não seria para relatar os vôos?

Pq tem que ter fotos e ou video?

Tb acho ruim mudar para papo de modelista, pois fica muito mais vago, e quando queremos saber como foram os vôos sempre associamos ao voamos e não papo de modelista.
Abs.[/quote:b9e9655341]

O fórum Voamos foi criado para concentrar as fotos e vídeos dos eventos que o pessoal fazia, como os encontros de Pira (que são uns 2 por ano), as etapas do Minitérmicos (uns 10 por ano), os encontros do Camping de Itu (uns 6 por ano), as competições de planadores de Itu (uns 2 por ano) e outros eventos.
Depois passou a acumular as fotos e vídeos dos finais de semana, na intenção de concentrar a história do modelismo.

Abrir um tópico no Voamos para falar que o fim de semana foi nota 10, ou colocar uma foto com o rádio na mão, ou mostrar o 1º vôo de um modelo, isso tudo é Papo de modelista e não tem porque inchar um fórum que tem no enunciado "Aqui ficam os comentários e fotos...memória do aeromodelismo".

Infelizmente o fórum Voamos tem perdido o foco e está virando local para papo sobre o fim de semana e até para marcar o próximo e se os usuários forem conscientes, pararão com este costume e passarão a tratá-lo como um arquivo histórico do aeromodelismo.

É só ler este tópico e ver quantos pots são relevantes a história do modelismo e quantos são papo furado entre amigos.

É chato mudar para o Papo de modelismo, mas ele nem deveria ser criado aqui, sendo assim, não deveria ter que ser mudado e ninguém acharia chato.
Na verdade, os comentários de um fim de semana deveriam ser feitos no Vamos voar, assim todos saberiam com foi o fim de semana e 2 semanas depois estes comentários seriam apagados automaticamente, pois dois anos depois ninguém estará interessado em saber que no dia 22/04/2006 o vento estava sul e forte, mas muitos vão gostar de ver fotos e filmes do dia 22/04/2006 no Voamos.
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6278
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Edgar, totalmente apoiado.

Ficar tratando de idiotices no voamos só vai ocupar lugar no forum, nem moveria pro "papo de modelista" apagaria mesmo! Porém mais uma vez a moderação do fórum se mostra flexivel apesar dos grandes (e caros) problemas de espaço. [b:89d17631af]Deve ser dificil conciliar pagar por espaço mal utilizado pelos menbros[/b:89d17631af]...
Só para deixar bem claro, sou totalmente contra postar qualquer coisa que nao seja util, esse fórum nao é messenger, o que se escreve fica lá pra sempre, como um livro, por exemplo evito ao máximo postar elogios ( isso se faz pessoalmente!) exceto "recaidas" e no vamos voar que já se sabe vai ser excluido em duas semanas, tento que meus posts sejam o mais informativos possíveis, que tenham somente coisas interessantes para serem vistas no futuro por outros modelistas, isso deixa o fórum enxuto e sem baboseiras que só poluem os posts e fazem todos perder tempo lendo papo furado.
lustri
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Seg Nov 13, 2006 4:27 pm
Localização: Osasco-SP

Mensagem por lustri »

Pessoal desculpa me envolver, mas sempre vi reclamações aqui no forum de falta de espaço. Creio que ficaria mais claro, se não for incomodo ou se as informações não forem ultra-secretas, quanto o site do e-voo tem de espaço, quanto é utilizado e quanto custa o MB adicional.

Acredito que com essas informações podemos tomar conhecimento de quanto custa cada ação dos usuários do fórum e, com posse dessas informações, pode até abrir um precedente para que algumas pessoas, sem que isso se torne obrigação, possam contribuir financiando alguns MB adicionais - é obvio se for desejo dos administradores do site.

Abraços.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

De minha parte, eu costumo brincar bastante com os colegas, acho que bom humor sempre faz bem, mas se os moderadores e administradores acharem necessario deixo de fazê-lo e me atenho às informações puramente técnicas..
Abraços a todos!
Avatar do usuário
Dario
membro
Mensagens: 615
Registrado em: Dom Set 04, 2005 11:20 pm

Mensagem por Dario »

Na verdade eu não tinha conhecimento que no “voamos” os posts ficam eternos, e que no “vamos voar” eles apagavam-se automaticamente.

Da minha parte não faz diferença onde ficará desde que saibamos que estará sempre no mesmo lugar para encontrarmos facilmente, uma vez que nem todo mundo dispõe de tempo, e paciência para ficar horas e horas no fórum.

Eu mesmo não gostei quando criaram o voamos pq já começou a ficar confuso "não sabíamos onde estavam os posts do final de semana" alguns colocavam em um lugar e outros em outro; Agora entendo o motivo.

Só temos que entender o critério e agirmos todos da mesma forma.

De agora em diante vamos manter nossos papos dos finais de semana em papo de modelista.

E isso?

Ficar falando um monte de besteira no fórum tem divertido muito a muitas pessoas, inclusive eu; Porem por não ter conhecimento, não sabia que estava atrapalhando o andamento das coisas, o que nunca foi minha intenção.

Sempre usei o fórum na hora de me divertir, pois ele está em meu momento de lazer, e sempre dou muita risada por aqui com meus amigos.

Peço desculpas pelas varias vezes que devo ter poluído o fórum.

Vou procurar me afastar mais dele para não perturbar mais.

Abs.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Vamos por partes.

Edu,

Você entendeu o espírito da coisa. Quando alguém precisa saber se um motor X vai bem com o motor Y, ou se há reclamações do receptor Z, basta usar a procura e com um pouco de cuidado na escolha das palavras-chave se encontra o que precisa, pois há muito conhecimento acumulado.

Quanto mais lixo, mais difícil achar o que se procura.

Os "que lindo", "adorei", etc., apesar de serem uma manifestação simpática, acabam atrapalhando a longo prazo pois muitas vezes as pessoas salvam o tópico ou imprimem para refazer um passo-a-passo na oficina, aí em vez de uma "quase apostila" ficam com páginas e páginas de elogios.


Cláudio,

Não há problema em bom humor, só em futilidade.

No começo não tínhamos preocupação com isto, mas já são vários anos de E-voo (dia 21/04 é o quarto aniversário de meu primeiro vôo, e as informações que usei para fazê-lo e pilotá-lo tirei daqui, já estou pensando em como fazer um bolo voador...), portanto precisamos pensar a longo prazo.

Por exemplo, fatos engraçados que acontecem com os colegas, fotos engraçadas de aeroportos, aviões ou outros tipos de modelos, piadas dobre aviação ou modelismo, causos aeronáuticos, e muito mais coisa daqui a 5 anos quando alguém ler um tópico antigo vai achar engraçado, isto deve ficar.

Agora, foto de modelo feito com palitos de fósforo e moscas e os discursos sobre crueldade contra animais que se seguem, foto do avião feito com bombons e outra futilidades não acho que acrescentem algo.


Dario,

Não lembro de você poluir o fórum, portanto não vejo necessidade em mudar seu comportamento.

Tentando tirar sua dúvida... Aproximadamente quando passamos de 1000 usuários a seção "Vamos voar" passou a ser limpa periodicamente porque a maioria das mensagens que há lá são do tipo "vamos ao xxx? eu vou! eu também!!, ...". Por muito tempo limpei manualmente, tomando o cuidado de verificar o conteúdo para não eliminar nada que fosse importante, até que o volume começou a ficar inviável para excluir manualmente.

Depois de um tempo passamos a mover para o "Papo de modelista" o que era importante antes da exclusão automática, mas acabou ficando bagunçado lá. A "Voamos" foi criada para manter os fatos relevantes, como os campeonatos, encontros de asas de combate, campings, e outros que merecem ser lembrados de nosso passado.

Atualmente as seções "Vamos Voar" e "Compra e Venda" têm exclusão automática.


Lustri,

Não é nenhum segredo de estado, só é desnecessário ficar divulgando.

Atualmente até que temos algum espaço, pois nosso plano de acesso cresceu recentemente, mas depois de sermos surpreendidos com estouro de espaço várias vezes (crescemos mais rápido do que imáginávamos) e sair compactando tudo que podíamos rapidamente, aprendemos a sempre pensar meses à frente.

Estamos usando 1,1Gigabyte e temos 900Mb livres. O problema é que o crescimento não é exponencial. Mesmo com a limitação no tamanho das fotos, nos últimos 30 dias o espaço alocado aumentou cerca de 110Mb, e a cada mês temos mais gente fazendo aviões e o crescimento também aumenta.

Nos próximos 30 dias deve aumentar mais de 120Mb, no seguinte mais uns 130Mb, ... Assim, estes 900Mb devem durar uns 7 meses antes de estourar.

Não é viável bancar o megabyte adicional. Sai R$0,50, o que parece pouco, mas como o crescimento mensal é grande se estourarmos os 2Gb não será por 1Mb, mas por centenas, assim no primeiro mês a conta crescerá uns de R$70,00, no segundo mês, mais uns R$80,00, e quando menos esperarmos a conta chega em 1000 reais.

Portanto resta manter um crescimento organizado e usar o espaço com bom senso, como tem sido, para que ao chegar nos 2Gb possamos passar para o próximo plano de acesso sem entrar no vermelho e para que possamos nos manter nele até que o provedor revise os limites de hospedagem novamente.

Outro fato é que não podemos esquecer que boa parte dos usuários acessa por linha discada e usa telas pequenas, este é um motivo pelo qual mesmo que tivéssemos espaço infinito o tamanho das imagens seria limitado a 640x480 com 40Kbytes.
Responder