área para denunciar maus negociantes

Se você tem alguma dúvida sobre o funcionamento do fórum, críticas ou sugestões de melhorias, este é o local para escrevê-los. Para dúvidas sobre aeromodelismo, escolha a seção mais adequada.
Avatar do usuário
coelho72
membro
Mensagens: 1043
Registrado em: Sex Ago 18, 2006 9:23 pm
Localização: Pelotas / RS

Mensagem por coelho72 »

Outros fóruns onde há espaço para anúncios de compra e venda ou troca normalmente têm um espaço para denúncias, uma "Lista negra" de negociantes desonestos que não cumpriram o combinado. Aqui há esse espaço? Onde é o lugar certo para fazer uma denúncia para que futuramente outras pessoas possam saber com quem estão lidando?
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8230
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagem por Edgard »

Este tópico de 14/08/2006 deve te dar uma resposta.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=13914
Avatar do usuário
Pedro Guilherme
membro
Mensagens: 1898
Registrado em: Sáb Set 17, 2005 12:39 am
Localização: Esteio - RS

Mensagem por Pedro Guilherme »

Entendo perfeitamente o que o Coelho esta sentindo porque também já me senti prejudicado em algumas ocasiões, não aqui, nem em aeromodelismo e nem recentemente. Infelizmente o mundo não é só feito de pessoas sérias, responsáveis. Mas quero parabeniza-lo Coelho, pelo seu comportamento digno de uma pessoa de bem, esperando pacientemente por uma solução justa. Enquanto isto do outro lado o cidadão que se dizia enganado assume uma atitude que comprova que voce estava certo. Entra no site com um outro cadastro. E ai eu fico pensando: mas quem esta enganando quem? Isto quer dizer, ludibriar as regras de uma comunidade onde pessoas sérias e honestas se relacionam e esperam que todos ajam da mesma forma, o que vem a ser ?. Eu particularmente entendo que o usuário que toma este tipo de atitude deveria ser expulso dessa comunidade. Nestas alturas não importa mais o aspecto da compra mais sim o da afronta a todos nós, inclusive às pessoas que o administram. No meu entender isto chama-se falta de respeito, falta de ética, para com todos. E devemos levar em conta uma coisa muito importante, o máu exemplo, se apenas se leva uma simples suspensão de uma semana, senhores, sai barato enganar os outros. Lamentável......
Avatar do usuário
lelles
membro
Mensagens: 257
Registrado em: Sáb Mai 06, 2006 9:08 am
Localização: minas geraes

Mensagem por lelles »

concordo com o pedro,uma semana é muinto pouco,mas se eu não me engano{me corijam se eu estiver errado} a suspensão não foi pelo calote e sim pelas brigas dentro do forum,já que o calote tem que ser resolvido emtre os dois.
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8230
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagem por Edgard »

Como todos sabem, o e-voo não é responsável pelos negócios feitos por usuários do fórum.

Não cabe ao e-voo, ou a seus usuários, julgar os fatos ocorridos nas negociações, isso é função do [b:924a0c9d24]Tribunal de Pequenas Causas[/b:924a0c9d24].
Ao e-voo cabe julgar as atitudes dos usuários junto ao fórum e seus usuários e por estas suspender ou banir um usuário.

Estamos aqui para falar de modelismo.
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa
Avatar do usuário
Aluizio Martins dos Santo
membro
Mensagens: 706
Registrado em: Qua Dez 06, 2006 5:58 pm
Localização: Irati - PR
Contato:

Mensagem por Aluizio Martins dos Santo »

Acho que deveria ser criado um local no forum tipo um SPC mas apra avaliar todos,vendedores e compradores. Seriam colocados os negocios mau resolvidos mas também as boas negociações. Assim teriamaos como pesquisar e saber em quem poderiamos comprar e vender tranquilamente.
Aluizio - Irati/PR
“Voar é a segunda maior emoção conhecida pelo homem. Pousar é a primeira."
Avatar do usuário
Cesar-SP
membro
Mensagens: 3523
Registrado em: Qua Set 15, 2004 11:08 pm
Localização: São Paulo - SP CEP: 03507-010

Mensagem por Cesar-SP »

[quote:88eddbd187="Aluizio Martins dos Santo"]Acho que deveria ser criado um local no forum tipo um SPC mas apra avaliar todos,vendedores e compradores. Seriam colocados os negocios mau resolvidos mas também as boas negociações. Assim teriamaos como pesquisar e saber em quem poderiamos comprar e vender tranquilamente.[/quote:88eddbd187]

É contra a lei , tomar qualquer tipo de medida do genero, não se pode colocar o nome de uma pessoa em local publico e dizer que ele é mau pagador, nem bancos ou financeiras podem tomar este tipo de atitude. com risco de processo civel.
abs
Cesar-SP
warp drive Sr Sulo
lustri
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Seg Nov 13, 2006 4:27 pm
Localização: Osasco-SP

Mensagem por lustri »

Não precisa estampar que é mal pagador, basta utilizam um conceito (como no mercalo livre existem as qualificações)

O forum do site RCMasters de Automodelismo fez um esquema de pontuação interessante.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:85d01b06bb="Aluizio Martins dos Santo"]Acho que deveria ser criado um local no forum tipo um SPC mas apra avaliar todos,vendedores e compradores. Seriam colocados os negocios mau resolvidos mas também as boas negociações. Assim teriamaos como pesquisar e saber em quem poderiamos comprar e vender tranquilamente.[/quote:85d01b06bb]

Vamos tentar entender uma coisa... Falar mal dos outros, exceto com amparo legal, é perigosíssimo e caro no caso de processo por danos morais.

Falar bem também pode ser perigoso pois ao dizer que alguém foi honesto em uma negociação você induz outras pessoas a fazer negócio com estas, e em caso de problema pode ser co-indiciado como avalista.

Por isto não podemos e não faremos um ranking de vendedores e cobradores a não ser que pudéssemos manter equipe de advogados e cobrar comissão sobre os negócios efetuados para cobrir custos jurídicos e indenizações, como sites de leilão online já fazem.

Trabalho para comércios e instituições financeiras há muito tempo, desenvolvendo sistemas de consulta de informações entre outras coisas.

SPC, SERASA e BACEN têm contratos com comércio em geral e instituições financeiras, além de algumas terceirizadoras de serviços.

Nestes contratos as empresas se responsabilizam pelas informações que incluem e por não divulgar as informações que consultam.

Se alguém deve a uma loja ela deve tentar negociar com o cliente discretamente, com contatos telefônicos (após certificar-se de que realmente é o cliente que está do outro lado da linha) ou carta fechada e lacrada.

Enviar cobrador na porta atualmente pode ser considerado como expor o cliente a situação vexatória e gerar processo por danos morais, onde se for comprovado na maioria das vezes o cliente ganha o processo e em vez de pagar a dívida acaba saindo no lucro.

Caso não consigam resolver o problema dentro de um prazo razoável, geralmente após 1 mês de atraso, as empresas podem informar ao SPC ou SERASA, que por sua vez enviam correspondência discreta informando que a empresa solicitou cadastramento e dando um prazo para a pessoa entrar em contato com o SPC ou SERASA ou com a loja para demonstrar pagamentos, negociar com a loja, etc.

Finalizado este prazo a informação fica disponível para consulta por outras pessoas jurídicas somente em caso de solicitação de crédito por uma loja. Isto é, se eu for abrir um crediário ou emitir um cheque em uma loja ela pode consultar estes órgãos, mas caso eu vá pagar em dinheiro, cartão de crédito ou débito, eles não podem fazer isto.

Também não podem divulgar estas informações a outras pessoas.

O BACEN também centraliza algumas informações de empréstimos para evitar riscos desnecessários à instituições financeiras, mas para consultar estas informações é preciso ter autorização por escrito do cliente. Se uma empresa faz uma consulta sem autorização a empresa pode responder por processo cível e o funcionário que fez a consulta por processo criminal.

Quando desenvolvo um programa para consulta a um destes órgãos sempre recebemos alguns dados fictícios que podem ser usados para testes durante o desenvolvimento.

Após entrar em uso os únicos testes reais que podemos fazer são usando os dados da própria equipe de desenvolvimento, desde que estejam de acordo com isto, não podemos simplesmente pegar um CPF qualquer e consultar.

Lembrem-se que ao contrário destas empresas, que faturam milhões, o E-vôo é apenas um site pessoal que cresceu e acabou se tornando uma referência para informações sobre aeromodelismo, mas não tem faturamento nem fins lucrativos. Nossos patrocinadores nos ajudam a pagar as despesas com provedor e é só, por isto não temos a pretensão nem a possibilidade de ser um centralizador de crédito.

Não pretendemos tirar a seção de compra e venda do fórum do ar, ela tem sido muito importante para o desenvolvimento do aeromodelismo nacional, mas cada um deve tentar certificar-se da melhor forma possível de que o produto seja realmente o que está querendo adquirir e de que o receberá, e analisar os riscos e vantagens em relação a comprar em uma loja.

Pessoalmente já comprei muitos equipamentos usados de colegas, meu transmissor atual, por exemplo, foi comprado por aqui (assim como os anteriores). Paguei R$135,00 em um transmissor usado em ótimo estado e muito melhor do que a versão mais simples do mesmo equipamento vendido nas lojas, que não sai por menos de R$220,00 novo.

A diferença de valor e atributos para mim compensou o risco, mas mesmo que não recebesse o produto ainda estaria em vantagem pois os 3 outros transmissores que já tive, alguns receptores, servos e vários outros equipamentos me economizaram muito mais do que eu perderia no caso de um negócio mal feito.

Na própria seção de compra e venda cito algumas dicas de como comprar equipamentos, e recomendo sempre comparar com o preço de um novo na loja, afinal loja dá garantia e o código de defesa do consumidor estabelece várias defesas para o comprador no caso de problemas.
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8230
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagem por Edgard »

O ML é co-responsável por todos os negócios realizados por lá, visto que o mesmo ganha comissão por eles.

O e-voo apenas disponibiliza gratuitamente um espaço para que os usuários façam seus negócios.

Para criar um sistema de conceito, ou algo do gênero, o e-voo teria que manter controle de todos os negócios para evitar fraudes, isso custaria muito e não temos intenção de cobrar os anúncios ou comissão sobre as vendas e menos ainda nos tornarmos co-responsáveis pelos negócios feitos.

Os usuários devem ter certeza do negócio que estão fazendo para evitar desentendimentos, pois são responsáveis por seus negócios.
Responder