Avião 1o. vôo do Correio Aéreo Nacional - Tópico Encerrado

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Avião 1o. vôo do Correio Aéreo Nacional - Tópico Encerrado

Mensagem por charles_pereira »

Pessoal,

abri esse tópico para documentar cada passo da construção do avião usado no primeiro vôo do Correio Aéreo Nacional (CAN) no dia 12 de junho de 1931.

O avião era um Curtiss Fledgling, um biplano de dois lugares.

Uma das partes que acho mais interessantes é o levantamento de informações sobre a aeronave.

Abaixo estão alguns links que abordam o assunto.

O avião vai ser de balsa e a princípio com 120cm de envergadura.

Quero fazer a asa entelada e a fuselagem chapeada com balsa, resinada e pintada.

Já agradeço de antemão toda informação que ajude a concluir essa construção.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Correio_A%C3%A9reo_Nacional

http://www.exercito.gov.br/NE/2005/06/10223/10223pdf.PDF

http://www.reservaer.com.br/biblioteca/e-books/correio/
Anexos
fledgling.jpg
fledgling.jpg (11.27 KiB) Exibido 38987 vezes
Fledgling1.jpg
Fledgling1.jpg (35.26 KiB) Exibido 38987 vezes
n2c2.jpg
n2c2.jpg (24.65 KiB) Exibido 38987 vezes
curt-fledg.jpg
curt-fledg.jpg (28.97 KiB) Exibido 38987 vezes
curt-fledgj1.jpg
curt-fledgj1.jpg (16.13 KiB) Exibido 38987 vezes
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

A aeronave

Mensagem por charles_pereira »

Segundo o museu aeroespacial http://www.musal.aer.mil.br/Cfledgling.htm , os dados principais são:

Envergadura: 11,93m
Comprimento: 8,33m
Altura: 3,14m
Peso Vazio: 968 kg
Velocidade Máxima: 187 km/h
Alcance: 589 km
Motor: Curtiss-Wright J-6-7 Whirlwind R-760 de 240 hp, radial de 7 cilindros.

Segundo o site http://www.reservaer.com.br/galeriahonra/marechalcasemiro.html , abaixo está a foto do avião momentos antes da decolagem para o primeiro vôo do CAN.

Essa mesma foto está bem maior no livro "Montenegro"
Anexos
curtiss_antes_primeiro_voo_do_CAN.jpg
curtiss_antes_primeiro_voo_do_CAN.jpg (10.86 KiB) Exibido 38885 vezes
Avatar do usuário
vps_rj
membro
Mensagens: 368
Registrado em: Sex Out 13, 2006 9:51 am
Localização: Rio de Janeiro (RJ)

Mensagem por vps_rj »

Muito show esse bi-plano. Ótima escolha. Estou enrolando para terminar um pt-17 da guillow tem ja um tempinho... vida de trabalhador e estudante eh fogo... chega cansado... bem tarde em casa... etc e tals...
Mas manda ver! Vou acompanhar deperto pois estou começando a entrar nesse mundo de modelos em balsa.
Abs!
Avatar do usuário
Zoil Junior
membro
Mensagens: 1792
Registrado em: Seg Mar 20, 2006 9:55 am
Localização: Guarulhos,São Paulo

Mensagem por Zoil Junior »

Ja vi que vem coisa boa por ai , manda ve que estou acompanhando.
Avatar do usuário
betodebem
membro
Mensagens: 6477
Registrado em: Sáb Nov 11, 2006 8:42 pm
Localização: Florianópolis - SC
Contato:

Mensagem por betodebem »

Vou acompanhar essa construção tb... :)
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Novas fotos

Mensagem por charles_pereira »

Consegui uma foto muito boa de um museu e em alta resolução. Vai ajudar bastante para fazer os detalhes.

Não achei uma planta desse avião, apenas de outros Curtis. Alguns até parecidos.

Então, vou ter que construir baseado em fotos mesmo.

Olha que interessante, achei uma foto de um selo do Brasil onde aparece esse avião, como tema a integração nacional.
Anexos
selo.JPG
selo.JPG (25.55 KiB) Exibido 38790 vezes
fotodetalhada.jpg
fotodetalhada.jpg (37.64 KiB) Exibido 38798 vezes
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

O Curtiss está no museu Aeroespacial, no campo dos Afonsos, na cidade do Rio de Janeiro.

Liguei pra lá agora e pedi mais informações sobre o avião e ficaram de me passar por e-mail.

Fui muito bem atendido. Nunca fui para o Rio de Janeiro, mas quando tiver a oportunidade de ir, quero visitar o museu.

Assim que eu tiver mais informações eu disponibilizo aqui.
Avatar do usuário
vps_rj
membro
Mensagens: 368
Registrado em: Sex Out 13, 2006 9:51 am
Localização: Rio de Janeiro (RJ)

Mensagem por vps_rj »

Fala ai charles... Cara, o museu aeroespacial eh mto irado msmo!
Tem mtas informações.... e varios aeros em ótimo estado de conservacao.
Se vc nao conseguir algo, posso tentar ver pra ti (moro razoavelmente perto do museu).
Abs cara! FUI!
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:27ea2d7adb="vps_rj"]Fala ai charles... Cara, o museu aeroespacial eh mto irado msmo!
Tem mtas informações.... e varios aeros em ótimo estado de conservacao.
Se vc nao conseguir algo, posso tentar ver pra ti (moro razoavelmente perto do museu).
Abs cara! FUI![/quote:27ea2d7adb]

Valeu cara!

Ainda não recebi as informações do museu. Vou esperar mais um pouco, senão receber ligo pra lá de novo.

Muito obrigado por oferecer a sua ajuda.

Se eu não receber um desenho, vai ser fogo construir baseado em fotos, hehe.

Abraço!
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Criando a planta

Mensagem por charles_pereira »

Infelizmente não recebi ainda informações do museu.

Vou começar nesse final de semana o desenho da planta baseado em fotos.

Vou postando os resultados aqui.

Comecei com uma pesquisa do perfil usado pelo Curtiss Fledgling e achei um site muito intereesnte, que lista o perfil usado por milhares de aviões.

Estou colocando aqui pois pode ser últi para alguém.

http://www.ae.uiuc.edu/m-selig/ads/aircraft.html

O perfil do Fledgling é o Curtiss C 72. Felizmente achei no Profilli.

Me parece bem adequado, pois quero bastante sustentação para ter um vôo bem lento. Alguém discorda?

Abraço!
Responder