PCTaco - indica hélice GWS 4040 a 30.000 RPM, é possível ?

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Só detalhando mais o significado desta velocidade...

O pitch-speed (rotação vezes passo da hélice) é útil para saber em que velocidade a hélice tenta avançar, neste caso é muito maior que a velocidade do modelo.

Pitch-speed muito mais alto que a velocidade do modelo significa um consumo maior por causa da hélice com ângulo de ataque muito alto, quase estolando.

Pitch-speed menor que a velocidade do modelo significa que vai chegar um ponto em que não adianta estar em potência máxima e ter motor de sobra que não vai ganhar mais velocidade, como um carro em primeira marcha, isto é muito pior...

Se empuxo e o funcionamento em vôo são suficientes está ótimo, mas se analizar só pelos números este motor pediria uma hélice maior com passo menor, ou uma redução.

Obviamente não pode ser menor que a velocidade final do aero, mas por exemplo meu F18 (único modelo meu que medi a velocidade) voou a 60Km/h com uma hélice 9x5 que roda a cerca de 6200rpm na bancada (pitch-speed de 47Km/h), isto só foi possível porque em vôo a carga é menor e a rotação do motor aumentou.

Exemplo do que não voa bem era meu Buffalo, com meio Kg de empuxo para seus 700g de peso final deveria voar melhor que o F18, mas a rotação das hélices 11x8 era de apenas uns 2600rpm, 31Km/h de pitch-speed, o que pelo jeito era abaixo da velocidade de stall dele... :( Se eu tivesse medido a rotação com certeza teria usado outros motores...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Sergio Massara
membro
Mensagens: 409
Registrado em: Sáb Nov 06, 2004 10:58 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Sergio Massara »

Legal a explicação do pitch speed Alex.

Lá no "histórico 1.02" do post original do PcTaco está escrito "pitch speed calculado".

Lenildo, o gráfico da captura do som fica ok ? Nunca testei uma hélice fazendo tamanha ventania =)

Talvez diminuir o volume do mic no mixer ou afastar um pouco da hélice. Só p/ garantir q ele não está pegando pulso a mais.
Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 11:15 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por ricardo.felipelli »

Lenildo,

Foi esse motor que enrolei para usar em uma turbina e chegou proximo aos 35000.



Ricardo
lenildo
membro
Mensagens: 534
Registrado em: Ter Set 30, 2003 9:27 pm
Localização: Brasília/DF

Mensagem por lenildo »

Uma correção, a hélice que teste foi a GWS 4040 e não a 4540 como estava no título do tópico.

Alex, mesmo o Sérgio já tendo falado, a explicação para pitch speed ficou ótima.

Sérgio, acredito que verifiqui o padrão do gráfico, sempre verificou, mas vou me certificar disto.

Ótimo Ricardo, este resultado que vc consegui indica que não é impossível que ela tenha girado a GWS 4040 a 30000 RPM, este resultado foi medido no PCTaco ou em um tacômetro ? Eu usei ele em uma turbina com este enrolamento, mas achei ela fraca (na mão fica muito parecida com o empuxo do motor 300) e não coloquei no modelo, usei este motor reduzido e ele funcionou muito bem. Qual enrolamento vc usou ? fiquei animado agora. Tenho um fan wamotec 55mm que o motor encaixa direitinho. Estou até achando que tenho que colocá-lo em algum modelo rápido para verificar como fica, talvez numa asa da mesma forma que vc fez.
alexnelli
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Qui Mar 24, 2005 6:36 pm
Localização: Pirajuí/SP

Mensagem por alexnelli »

onde encontro este tipo de motor, ser assim acho que ficaria bom em shock flyer??? :lol: :lol:
alexnelli
lenildo
membro
Mensagens: 534
Registrado em: Ter Set 30, 2003 9:27 pm
Localização: Brasília/DF

Mensagem por lenildo »

Eu já usei este motor com uma redução 5.33:1 em um modelo 3D e fica excelente. Você encontra na ACW: http://aircraft-world.com/shopexd.asp?id=2746
alexnelli
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Qui Mar 24, 2005 6:36 pm
Localização: Pirajuí/SP

Mensagem por alexnelli »

Lenildo, valeu pela dica, agora me diz uma coisa, eu mesmo vou enrolar? e depois a ligação para os três terminais que conecto ao speed? que tipo de helice usou??? :?
alexnelli
Responder