Instruções & dicas gerais para FPV

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Barão Vermelho
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Instruções & dicas gerais para FPV

Mensagem por Barão Vermelho »

Ola pessoal,
Gostaria de compartilhar com voces passos importantes para as pessoas interessadas em voar FPV (First Person View) ou visão em primeria pessoa.
No decorrer dos dias vou colectar matrial, fotos, links para poder fazer as coisa mais facil de entender.

PRIMEIRO- escolher os equipamentos que serão usados, incluindo o avião e radio.
Para o avião recomendo um avião com uma boa area de asa, assim podera voar lento sem stress da velocidade, podendo desfrutar mais do panorama aereo
Dois aviões muito usados para FPV um é o Slow Stick da GWS com 46 polegadas ou 117 centimetros de comprimento da asa e pesa somente 400 gramas com um bom diedro e leme excelente para manobrar o avião mesmo em baixa velocidades de 8km/h. Esso foi o primeiro avi'ao que usei para FPV.
Outro modelo muito bom e aguenta muita pancada é o EasyStar da multiplex, com 54 polegadas ou seja 137 centimetros de comprimento da e pesa em torno de 700 gramas excelente modelo para FPV.
Entres os dois para iniciantes recomendo o Slow Stick, porem o esystar é mais resistente e encara melhor dias com um vento mais forte.
Aqui vai a foto dos dois para os que não conhecem.
Anexos
SLOW STICK
SLOW STICK
slow stick.jpg (34.36 KiB) Exibido 12900 vezes
EASYSTAR
EASYSTAR
easystar.jpg (31.49 KiB) Exibido 12900 vezes
Barão Vermelho
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Mensagem por Barão Vermelho »

Recomendo modelos eletricos e de isopor primeiro, não possui problemas com vibrações.
Segundo são mais lentos porque são mais leves.
Terceiro são faceis de consertar, uso hot glue e em menos de um minutos uma asa partida, ta pronta pra voar, ( não sei como chamam ae no Brasil ?!) silicone quente talvez??? Me ajuda com o portugues ae pessoal.
Tambem por ser eletrico não existem restrições para voar, posso voar em qualquer lugar, desde que esteje a 3 milhas longe do aeroporto não ha nenhuma outra restrição.
O pessoal que sabe das leis para os aeromodelos eletricos ae no Brasil podem comentar aqui neste topico.
Aki um video meu no park com Easystar, e micro digital altimetro no painel, pena que escureceu muito rapido, veja no video.
http://video.google.com/videoplay?docid=-916247831449804586
Barão Vermelho
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Mensagem por Barão Vermelho »

Vamos falar sobre o mais importante o EQUIPAMENTO DE VIDEO (video transmissor e receptor).
Ter um bom equipamento de video e muito importante, porem muitas pessoas ficam com receio de gastar tanto ou mesmo não tem condições de comprar um equipamento bom.
Aconselho que cada um gaste com aquilo que esta dentro das sua propria condição financeira, porém que fique claro que o resultado do uso de um equipamento barato ficara sacrificado pelo preço. Se o equipamento barato desse bom resultado, niguém fabricaria os caros.
Enfim alguns produtos da china funcionam para um experimento.
A camera e um fator muito importante para uma boa imagem.
As cameras de cmos, são mais leves, e as vezes menores, porem precisar de uma boa quantidade de luz para produzir uma imagem visivel, e o ajuste automatico de claridade as vezes são muito lentos, e algumas cameras misturam cores, enfim funcionam e quebram o galho, porem nos frusta quando se espera um bom resultado.
As cameras de CCD são as indicadas, porem existem uma variedade imensa de CCDs disponiveis no mercado.
Paramentros a serem considerados na compra de uma camera CCD:
- Sensor 1/4 possuiem resolução limitada porem 420 linhas maximo
- Sensor 1/3 s'ao normalmente usadas em cameras de alta resolução 480 e 520 linhas
- Lux, unidade que de medida para intensidade de luz, recomendo as camera com minimo de 1 LUX, de preferencia as de 0,5 LUX são melhores, porque quando se esta filmando o chão a imagem tem a tendencia de ficar escura, por isso as cameras entre 0,5 são melhores para este tipo de serviço.
-Tamanho e peso, quanto menor melhor, porem sem sacrificar as expecificações mencionadas acima, exemplo qualquer camera da Hobbywireless medem 29mmx29mm e pesam 30 gramas, porem no mercado exitem camera de 35mmx35mm 45 gramas e 45mmx41mm 55 gramas e maiores....
- as lentes da camera aftetam muito a qualidade da imagem, as camera de pinhole sacrificam muito a imagem de uma camera, as lentes de 3.6mm e 2.9mm são muito melhores, e o material usado nas lentes tambem fazem diferença.
Aki vão algumas fotos.
Anexos
PINHOLE CAMERA
PINHOLE CAMERA
pinhole.gif (32.06 KiB) Exibido 12856 vezes
lCamera com lentes de 3.6mm
lCamera com lentes de 3.6mm
3.6mm camera.jpg (17.17 KiB) Exibido 12856 vezes
Barão Vermelho
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Mensagem por Barão Vermelho »

Como fazer um sistema de movimetos para camera chamado GIROSCÓPIO.
Dois servos servos são necessarios para esse projeto.
Normalmente os servos usados são mini ou micro, o servo usado para os movimetos equerda e direita aconselho usar um bom mini servo se puder com rolametos ex. Hitec HS-85BB, porém outros podem ser usados menos sem rolamento.
Para fazer um giroscopio é facil, na base do servo de movimentos verticais ( pra cima e pra baixo ), sinto muito pelo comentario entre parenteses, mais tem gente que ainda tem dificuldade entre esquerda e direita :D
Enfim na base do servo de movimetos verticais, cola-se um um pedacinho de madeira, com um pino ou parafuso alinhado com os eixo do servo, e com uma chapinha de metal ou alumnimio em forma de de meio quadrado, quase que em forma de "U", para montar a camera em cima da chapinha.
Veja fotos de giroscopiospara mini camera de video, para melhor entender.
Anexos
Giroscopio
Giroscopio
Giroscopio 1.jpg (12.99 KiB) Exibido 12859 vezes
Giroscopio
Giroscopio
Giroscopio 2.jpg (29.72 KiB) Exibido 12859 vezes
kiev-locha
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Mensagem por kiev-locha »

Excelente tutorial, muito informativo. Gostaria se saber como é o visor que lhe permite observar o voo.

Nikolas
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Mensagem por Barão Vermelho »

Para Iniciantes aconselho somente usar o servo debaixo, alem ser mais facil de construir, menos controle para controlar, ao menos que voce tenha um Controlador de giroscopio e um radio Futaba 7CHP ou 9CHP.

Link para controlador de giroscopio, é só conectar atras do radio futaba, e com velcro colocar o sensor no Boné ou oculos de video.
http://www.rc-tech.ch/web/index.php?page=shop.product_details&flypage=shop.flypage&product_id=70&category_id=16&manufacturer_id=0&option=com_virtuemart&Itemid=26


Uso muito pouco o meu Controlador de giroscopio para movimetos verticais, uso mais para os movimentos de esquerda e direita, porque é bom sempre manter o horizonte nivelado com o nariz do avião, para ter a referencia de quando o avião esta subindo ou descendo.
Por isso somente os servo de movimentos horizontais ( esqueda e direita) é mais que o sulficiente, antes de possuir o controlador de giroscopio, voei muito FPV usando a telinha da filmadora, ou mesmo uma TV portatil, e para controlar o movimentos horizontais do servo eu combinava ou misturava com os controles de Alerons, uma vez que meu Slow sStick não tinha Alerons somente leme.
TAmbem pode se usar uma lente de 2.1mm na camera que dara uma visão mais ampla, e podera ver mais a redor e para baixo.
Aqui meu primeiro video de FPV em 2002 com avião Slow Stick, sem oculos de video e sem controlador de giro ( sensor do giro), neste video usei um sistema de video ( transmissor e receptor) barato.
http://video.google.com/videoplay?docid=-7150286743371944932

Caramba bons tempos aqueles, ninguem nunca falava de FPV, sensor de Giro, nem mesmo YouTube existia, mas tudo era pura experiencia, sonho, tentativas, frustações, e ninguem pra trocar ideas sobre o assunto.
Mas qualquer voozinho que fazia com meu slow stick, era uma grande conquista, amioria dos voos não gravei, mostrar para quem?
Internet naquele tempo era muito mais lenta que hoje, os videos :lol: levariam muito tempo para carregar, enfim ainda tenho o restos mortais daquele slow stick.
Barão Vermelho
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Mensagem por Barão Vermelho »

[quote:704b317d0c="lochagin"]Excelente tutorial, muito informativo. Gostaria se saber como é o visor que lhe permite observar o voo.

Nikolas[/quote:704b317d0c]

O visor (oculos de video)que uso hoje? ou o que usava em 2002?
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MarceloCamargo
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Mensagem por MarceloCamargo »

[quote:a484a1fdd6="Barão Vermelho"]Como fazer um sistema de movimetos para camera chamado GIROSCÓPIO.[/quote:a484a1fdd6]

Olá Barão Vermelho,

Eu conheço este mecanismo como "Pan & Tilt"...
E o Giroscópio, no caso, seria um dos componentes do sistema de rastreamento de movimentos. Eu, por exemplo, utilizo um tracker com um giroscópio de 2 eixos, que conectado ao rádio, controla os 2 servos (Pan & Tilt) da câmera.
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kiev-locha
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Mensagem por kiev-locha »

Mais interessante ainda, voce usa óculos, ou seja algo que fica posicionado em sua cabeça para visualizar o voo por meio de minúsculas telas ? Qual o visor utilizado hoje.. Mas qdo vc começou como era também..

Grato

Nikolas
Barão Vermelho
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Mensagem por Barão Vermelho »

Ola Marcelo,
os americanos deram este nome Pan & Tilt mechanism, pra ser facil de entender o movimeto, seria como dizer em portugues mecanismo panoramica e de inclinação, mas vale a pena saber que o americano tem um vocabulario bem reduzido, o Ingles tem vocabulario grande, mas muitos americanos não usa.
Ja na Europa o ingles eh bem mais vasto, então eles ja usam o termo apropriado.
Resumindo, o sensor dentro do sistema de rastreamento ( Head tracker), faz os mesmos movimentos internos que os movimetos Pan & Tilt da camera.
Podemos usar o termo de movimetos Pan & Tilt, como movimetos Panoramicos, ou horizontal e vertical para definir melhor.
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