Como começar no F3J ?

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2061
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Como começar no F3J ?

Mensagem por Marcos Quito »

Pessoas,
Estive pesquisando um pouco, alguns modelos F3J.
Quase caí da cadeira ao saber que um modelo "Tsunami" (pelo que sei é nacional) custa "só" R$5.000,00.

- Alguém por aí conhece alguma opção de modelo para fazer, uma planta, ou alguma dica de construção mais barata ?

Quando eu voava em Franco da Rocha, tinha um Chileno chamado Herrera, que fazia o seu F3J assim :

- Isopor cortado no perfil desejado;
- Laminado de madeira para portas (que se compra na rua do Gasômetro), acho que de cedrinho (0,8mm);
- Lã de fibra de vidro por cima;
- Resina epoxi para a fibra de vidro.

Alguém já usou um método parecido ?

Mais :
Toda vez que se fala em F3J vem logo em seguida : Rádio computadorizado 6 canais, função "butterfly", servo de engrenagens metálicas, e o negócio vira um verdadeiro "investimento" para a vida toda.

Será que não dá para fazer com um rádio de 4 canais somente, colocando a função do flap no acelerador ? (esquece butterfly, mixagens, etc...)

Alguém tem a regra da FAI para F3J ?

Acho que na verdade quero apenas um modelo do "tipo" F3J, não quero competir com todas aquelas regras chatas.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4335
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Re: Como começar no F3J ?

Mensagem por gustabmo »

MARCOS QUITO escreveu:Quase caí da cadeira ao saber que um modelo "Tsunami" (pelo que sei é nacional) custa "só" R$5.000,00.

O Tsunami nao é nacional nao...

- Alguém por aí conhece alguma opção de modelo para fazer, uma planta, ou alguma dica de construção mais barata ?

Acho que uma boa opcao é pegar a planta do Supra e "abrasileirar" com esquemas do tipo de madeira laminada como voce descreveu. Provavelmente vai ter que dar uma engrossada no perfil porque com o perfil fino como o que o Supra usa esse esquema de madeira vai bater palma na hora de um lancamento com guincho.
Supra: http://www.charlesriverrc.org/articles/supra/supra.htm

Será que não dá para fazer com um rádio de 4 canais somente, colocando a função do flap no acelerador ? (esquece butterfly, mixagens, etc...)

Acho que as mixagens vao fazer bastante falta: por exemplo ter que ficar segurando o profundor na mao por causa do flap bem na hora mais critica que é o pouso, é receita pra desastre...

Alguém tem a regra da FAI para F3J ?

O Google sempre tem: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=fai+f3j+rules&btnG=Pesquisa+Google&meta=
Editado pela última vez por gustabmo em Qui Abr 07, 2005 9:58 am, em um total de 1 vez.
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4335
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Re: Como começar no F3J ?

Mensagem por gustabmo »

gustabmo escreveu:
MARCOS QUITO escreveu:Quase caí da cadeira ao saber que um modelo "Tsunami" (pelo que sei é nacional) custa "só" R$5.000,00.

O Tsunami nao é nacional nao...

Nao achei a pagina do fabricante, que deve ser Checo ou Ucraniano mas veja aqui: http://www.shredair.com/tsunami.html
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4335
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Re: Como começar no F3J ?

Mensagem por gustabmo »

MARCOS QUITO escreveu:Acho que na verdade quero apenas um modelo do "tipo" F3J, não quero competir com todas aquelas regras chatas.

Faz questao de ailerons? Se nao, que tal montar um Bird Of Time?
Gustavo - São Paulo/SP
Roberto M Besser
membro
Mensagens: 328
Registrado em: Seg Mar 15, 2004 11:51 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Roberto M Besser »

Eu tb, quero apenas um planador parecido com um F3J, vamos juntar forças e fazer uma tempestade cerebral, vamos bolar um fazendo o que o Gustavo disse, abrasileirar o Supra !! :)

Acho que pra competir o mais legal, mais fácil e muito mais barato e adequando pra nós são os planadores RES (Rudder, Elevator and Spoiler) e muitos usam o Gentle Lady adicionando um spoiler.

Gustavo, se a asa tiver o núcleo de isopor e for revestida com chapa de balsa, será que aguenta?

[]´s
Roberto Mota Besser
Das aftazarden und sovakozfeden!
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4335
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Roberto M Besser escreveu:Gustavo, se a asa tiver o núcleo de isopor e for revestida com chapa de balsa, será que aguenta?

Um reboque com guincho ou man-tow (F3J oficial) acho que nao aguenta nem a pau, bate palminha no primeiro metro de reboque.

Para um hi-start com elastico sem abusar da tensao acho que ok. E nesse caso a espessura do perfil é um fator fundamental pois quanto mais fino maiores as forcas que vao agir sobre a longarina.

Usar uma fita de carbono em baixo e outro em cima faria uma tremenda diferenca... Se voce tiver disponivel, use!
Gustavo - São Paulo/SP
Roberto M Besser
membro
Mensagens: 328
Registrado em: Seg Mar 15, 2004 11:51 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Roberto M Besser »

Roberto Mota Besser
Das aftazarden und sovakozfeden!
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4335
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Roberto M Besser escreveu:Acho que pra competir o mais legal, mais fácil e muito mais barato e adequando pra nós são os planadores RES (Rudder, Elevator and Spoiler) e muitos usam o Gentle Lady adicionando um spoiler.

Inclusive em dias de pouco vento e especialmente de poucas termicas, tem gente que usa planadores RES em competicoes de F3J.
(vide http://www.rcgroups.com/forums/showpost.php?p=2670840&postcount=13)

Nesse caso uma otima opcao seria o Bubble Dancer ou uma das versoes comerciais dele (e caras pra xuxu, de US$600 pra cima) como o AVA, Topaz e outros.
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4335
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Roberto M Besser escreveu:E o Albatros 4?

http://www.aeronline.com.br/revista/0104/albatroz1.htm

Nunca tinha ouvido falar... Pelo que li la' ele era um planador motorizado convertido para planador sem motor. Sera' que a asa e' reforcada o suficiente?

Num lancamento F3J com guincho a tensao chega a ser de uns 50Kg na linha. Pense no seu planador com um lastro de 50Kg será que a asa aguenta? Para um lancamento com guincho tem que aguentar!

Lancamento com hi-start normalmente se usa tensao de 5 vezes o peso do planador, entao no maximo uns 10Kg (a unidade na verdade é Kgf, mas fica Kg mesmo...), exige muito menos da asa.
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
barranco
membro
Mensagens: 711
Registrado em: Ter Abr 20, 2004 6:12 pm
Localização: São Paulo - SP

Re: Como começar no F3J ?

Mensagem por barranco »

Marcos,
To gostando dessa idéia.
vamos aprimorar.......
Talvez um cursinho de resinas, quem sabe....
Lanzo Bomber - Fotografando e filmando
Thermal Rider - FPVando
Gaui - Fotografando
Responder