Novo projeto: HotSpot com EDF - Voou!
- Henrique - CPS
- membro
- Mensagens: 526
- Registrado em: Sex Out 14, 2005 11:31 am
- Localização: Campinas/SP
Novo projeto: HotSpot com EDF - Voou!
Esse é meu novo projeto e primeiro com EDF, espero que dê certo!!! :shock: :shock:
É um HotSpot que estou fazendo com as dicas do Hudson e do Mauri, a planta usada é um desenho de cima do avião:
[img:4241ef43fc]http://i171.photobucket.com/albums/u319/HENRIQERUIZ/HotSpot.jpg[/img:4241ef43fc]
A partir dela eu cortei o deprom e usei a mesma técnica de contrução do F18, F15 e SU27 que eu já construí, porém como nunca tinha feito nada que usasse EDF antes então eu fiz um montante que gostaria da opinião de quem conhece para apontar possíveis problemas.
Outra coisa que notei nas minhas pesquisas é que em jatos ou aviões em que a turbina fica do lado de fora não se usa duto, ao contrário de quando ela fica embutida dentro do modelo. Estou certo?
Detalhe, como é meu primeiro EDF feito mais pra testar a potência do motor e turbina, ainda não sei se farei canopy.
Seguem as fotos:
[img:4241ef43fc]http://i171.photobucket.com/albums/u319/HENRIQERUIZ/DSCN0261.jpg[/img:4241ef43fc]
[img:4241ef43fc]http://i171.photobucket.com/albums/u319/HENRIQERUIZ/DSCN0258.jpg[/img:4241ef43fc]
[img:4241ef43fc]http://i171.photobucket.com/albums/u319/HENRIQERUIZ/DSCN0259.jpg[/img:4241ef43fc]
[img:4241ef43fc]http://i171.photobucket.com/albums/u319/HENRIQERUIZ/DSCN0262.jpg[/img:4241ef43fc]
[img:4241ef43fc]http://i171.photobucket.com/albums/u319/HENRIQERUIZ/DSCN0272.jpg[/img:4241ef43fc]
[img:4241ef43fc]http://i171.photobucket.com/albums/u319/HENRIQERUIZ/DSCN0273.jpg[/img:4241ef43fc]
[img:4241ef43fc]http://i171.photobucket.com/albums/u319/HENRIQERUIZ/DSCN0271.jpg[/img:4241ef43fc]
[img:4241ef43fc]http://i171.photobucket.com/albums/u319/HENRIQERUIZ/DSCN0269.jpg[/img:4241ef43fc]
[img:4241ef43fc]http://i171.photobucket.com/albums/u319/HENRIQERUIZ/DSCN0263.jpg[/img:4241ef43fc]
[img:4241ef43fc]http://i171.photobucket.com/albums/u319/HENRIQERUIZ/DSCN0266.jpg[/img:4241ef43fc]
[img:4241ef43fc]http://i171.photobucket.com/albums/u319/HENRIQERUIZ/DSCN0267.jpg[/img:4241ef43fc]
[img:4241ef43fc]http://i171.photobucket.com/albums/u319/HENRIQERUIZ/DSCN0268.jpg[/img:4241ef43fc]
[img:4241ef43fc]http://i171.photobucket.com/albums/u319/HENRIQERUIZ/DSCN0269.jpg[/img:4241ef43fc]
[img:4241ef43fc]http://i171.photobucket.com/albums/u319/HENRIQERUIZ/DSCN0270.jpg[/img:4241ef43fc]
É um HotSpot que estou fazendo com as dicas do Hudson e do Mauri, a planta usada é um desenho de cima do avião:
[img:4241ef43fc]http://i171.photobucket.com/albums/u319/HENRIQERUIZ/HotSpot.jpg[/img:4241ef43fc]
A partir dela eu cortei o deprom e usei a mesma técnica de contrução do F18, F15 e SU27 que eu já construí, porém como nunca tinha feito nada que usasse EDF antes então eu fiz um montante que gostaria da opinião de quem conhece para apontar possíveis problemas.
Outra coisa que notei nas minhas pesquisas é que em jatos ou aviões em que a turbina fica do lado de fora não se usa duto, ao contrário de quando ela fica embutida dentro do modelo. Estou certo?
Detalhe, como é meu primeiro EDF feito mais pra testar a potência do motor e turbina, ainda não sei se farei canopy.
Seguem as fotos:
[img:4241ef43fc]http://i171.photobucket.com/albums/u319/HENRIQERUIZ/DSCN0261.jpg[/img:4241ef43fc]
[img:4241ef43fc]http://i171.photobucket.com/albums/u319/HENRIQERUIZ/DSCN0258.jpg[/img:4241ef43fc]
[img:4241ef43fc]http://i171.photobucket.com/albums/u319/HENRIQERUIZ/DSCN0259.jpg[/img:4241ef43fc]
[img:4241ef43fc]http://i171.photobucket.com/albums/u319/HENRIQERUIZ/DSCN0262.jpg[/img:4241ef43fc]
[img:4241ef43fc]http://i171.photobucket.com/albums/u319/HENRIQERUIZ/DSCN0272.jpg[/img:4241ef43fc]
[img:4241ef43fc]http://i171.photobucket.com/albums/u319/HENRIQERUIZ/DSCN0273.jpg[/img:4241ef43fc]
[img:4241ef43fc]http://i171.photobucket.com/albums/u319/HENRIQERUIZ/DSCN0271.jpg[/img:4241ef43fc]
[img:4241ef43fc]http://i171.photobucket.com/albums/u319/HENRIQERUIZ/DSCN0269.jpg[/img:4241ef43fc]
[img:4241ef43fc]http://i171.photobucket.com/albums/u319/HENRIQERUIZ/DSCN0263.jpg[/img:4241ef43fc]
[img:4241ef43fc]http://i171.photobucket.com/albums/u319/HENRIQERUIZ/DSCN0266.jpg[/img:4241ef43fc]
[img:4241ef43fc]http://i171.photobucket.com/albums/u319/HENRIQERUIZ/DSCN0267.jpg[/img:4241ef43fc]
[img:4241ef43fc]http://i171.photobucket.com/albums/u319/HENRIQERUIZ/DSCN0268.jpg[/img:4241ef43fc]
[img:4241ef43fc]http://i171.photobucket.com/albums/u319/HENRIQERUIZ/DSCN0269.jpg[/img:4241ef43fc]
[img:4241ef43fc]http://i171.photobucket.com/albums/u319/HENRIQERUIZ/DSCN0270.jpg[/img:4241ef43fc]
- SH4RK0
- membro
- Mensagens: 2971
- Registrado em: Dom Jan 23, 2005 2:39 pm
- Localização: Feira de Santana - BA
Henrique nota 10 para essa construção meu rei!
Já era tempo de aparecer um modelo diferente no forum e ainda mais um hot-sport é bom d+! hehehe
Uma coisa, se não me falha a memoria, o "estrangulador" como diz nosso amigo Cyber, tem que ser 80% o diametro da EDF.
Pelo amor do Papa se eu estiver errado falem alguma coisa, se não! calem-se para sempre!
Abraço
Baiano!
Já era tempo de aparecer um modelo diferente no forum e ainda mais um hot-sport é bom d+! hehehe
Uma coisa, se não me falha a memoria, o "estrangulador" como diz nosso amigo Cyber, tem que ser 80% o diametro da EDF.
Pelo amor do Papa se eu estiver errado falem alguma coisa, se não! calem-se para sempre!
Abraço
Baiano!
- Henrique - CPS
- membro
- Mensagens: 526
- Registrado em: Sex Out 14, 2005 11:31 am
- Localização: Campinas/SP
- caducunha
- membro
- Mensagens: 852
- Registrado em: Seg Mar 21, 2005 5:07 pm
- Localização: Campinas - SP
- Contato:
Henrique....
Tá ficando bacana hein....
Viu, pega o hotspot do Luciano lá na UCA e mede o percentual entre a entrada e saída da turbina dele que deve ser um parâmetro pra vc.
Ou então, o Hélio tá fazendo um Hotspot de fibra e disse que já tem a turbina. Troca uma idéia com ele que acho que vale a pena.
O Volpim colocou naquela asinha dele uma turbina dessa e ficou mais lenta do que com o 450 pusher.
E acaba logo essa bagaça que eu quero ver voando....
Tá ficando bacana hein....
Viu, pega o hotspot do Luciano lá na UCA e mede o percentual entre a entrada e saída da turbina dele que deve ser um parâmetro pra vc.
Ou então, o Hélio tá fazendo um Hotspot de fibra e disse que já tem a turbina. Troca uma idéia com ele que acho que vale a pena.
O Volpim colocou naquela asinha dele uma turbina dessa e ficou mais lenta do que com o 450 pusher.
E acaba logo essa bagaça que eu quero ver voando....
- Eduardo Yamin
- membro
- Mensagens: 6278
- Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
- Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina
Vai uma critica construtiva (espero), o suporte da turbina nao pode ser mais baixo? suspeito que quanto mais próximo da asa menor o momento gerado ao acelerar o aero e menor o arrasto induzido. se nao for possível baixar o motor, eu faria duas laminas de balsa no sentido do comprimento, pra segurar esse motor.
- betodebem
- membro
- Mensagens: 6477
- Registrado em: Sáb Nov 11, 2006 8:42 pm
- Localização: Florianópolis - SC
- Contato:
Muito legal a sua construção, está ficando ótimo, parabéns!
Vou dar algumas sugestões tb, a primeira é sobre as "derivas", será que não estão muito finas, com a velocidade pode tremer tudo ali, é depron 5mm? No meu BobCat eu colei 3mm + 5mm e ficou super firme.
A outra sugestão é fazer um suporte mais sólido para a turbina, só aquele isopor ali será que aguenta, vc disse que o motor está bem forte e isopor é bem fraquinho, mete um reforço de balsa ali só para garantir.
Adorei a sua montagem, vou acompanhar!!! :D
Abraços,
Beto
Vou dar algumas sugestões tb, a primeira é sobre as "derivas", será que não estão muito finas, com a velocidade pode tremer tudo ali, é depron 5mm? No meu BobCat eu colei 3mm + 5mm e ficou super firme.
A outra sugestão é fazer um suporte mais sólido para a turbina, só aquele isopor ali será que aguenta, vc disse que o motor está bem forte e isopor é bem fraquinho, mete um reforço de balsa ali só para garantir.
Adorei a sua montagem, vou acompanhar!!! :D
Abraços,
Beto
- Henrique - CPS
- membro
- Mensagens: 526
- Registrado em: Sex Out 14, 2005 11:31 am
- Localização: Campinas/SP
[quote:f07c5432bd="Eduardo Yamin"]Vai uma critica construtiva (espero), o suporte da turbina nao pode ser mais baixo? suspeito que quanto mais próximo da asa menor o momento gerado ao acelerar o aero e menor o arrasto induzido. se nao for possível baixar o motor, eu faria duas laminas de balsa no sentido do comprimento, pra segurar esse motor.[/quote:f07c5432bd]
Com certeza é uma crítica construtiva e esperava exatamente isso quando postei a construção! Obrigado.
Também achei que tinha ficado um pouco alto esse suporte e estava com essa dúvida, agora eu tenho certeza e vou diminuir sua altura.
Eu optei por esse tipo de suporte pois se for necessário mesmo colocar um duto, este será mais fácil de adaptar com esse montante, repare no espaço que sobra atrás da EDF. Depois pretendo fechar em cima com deprom.
Com certeza é uma crítica construtiva e esperava exatamente isso quando postei a construção! Obrigado.
Também achei que tinha ficado um pouco alto esse suporte e estava com essa dúvida, agora eu tenho certeza e vou diminuir sua altura.
Eu optei por esse tipo de suporte pois se for necessário mesmo colocar um duto, este será mais fácil de adaptar com esse montante, repare no espaço que sobra atrás da EDF. Depois pretendo fechar em cima com deprom.
- Henrique - CPS
- membro
- Mensagens: 526
- Registrado em: Sex Out 14, 2005 11:31 am
- Localização: Campinas/SP
[quote:bc6c5ad1f9="betodebem"]Muito legal a sua construção, está ficando ótimo, parabéns!
Vou dar algumas sugestões tb, a primeira é sobre as "derivas", será que não estão muito finas, com a velocidade pode tremer tudo ali, é depron 5mm? No meu BobCat eu colei 3mm + 5mm e ficou super firme.
A outra sugestão é fazer um suporte mais sólido para a turbina, só aquele isopor ali será que aguenta, vc disse que o motor está bem forte e isopor é bem fraquinho, mete um reforço de balsa ali só para garantir.
Adorei a sua montagem, vou acompanhar!!! :D
Abraços,
Beto[/quote:bc6c5ad1f9]
Obrigado Beto!
Esse isopor é P7, ou seja, é super rígido e quanto às derivas eu vou testar em vôo pra ver como fica, caso flambe eu coloco uns espetos de churrasco pra dar firmeza.
Vou dar algumas sugestões tb, a primeira é sobre as "derivas", será que não estão muito finas, com a velocidade pode tremer tudo ali, é depron 5mm? No meu BobCat eu colei 3mm + 5mm e ficou super firme.
A outra sugestão é fazer um suporte mais sólido para a turbina, só aquele isopor ali será que aguenta, vc disse que o motor está bem forte e isopor é bem fraquinho, mete um reforço de balsa ali só para garantir.
Adorei a sua montagem, vou acompanhar!!! :D
Abraços,
Beto[/quote:bc6c5ad1f9]
Obrigado Beto!
Esse isopor é P7, ou seja, é super rígido e quanto às derivas eu vou testar em vôo pra ver como fica, caso flambe eu coloco uns espetos de churrasco pra dar firmeza.