Low Voltage Alarm para Lipos
- cassiorage
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- Registrado em: Qui Set 06, 2007 12:41 pm
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Low Voltage Alarm para Lipos
hoje estava fazendo uns testes e configurando o giro quando senti que o heli estava perdendo a força daí parei... fui medir a bateria e deu 8.5V... pensei putz F**** mas recarreguei e ela "teoricamente" voltou ao normal.
Mas daí fiquei chateado pq deixei isso acontecer e na verdade sempre fico com medo de descarregar demais a bateria.
Procurei na net um alarmezinho que ligasse um led quando a bateria baixasse de um certo valor de tensão e encontrei esse circuito:
http://www.webx.dk/rc/lipoly/low-volt-alarm.htm
olhei para ele percebi que tinha tudo aqui em casa pra fazer e botei a mão na massa pra fazer, só que aumentei o valor de R1 para um pouco mais de 13K ohms pra ficar com a tensão do alarme em 9.5V.
Funciona perfeito!
Quem estiver interessado pode botar a mão na massa que fica muito bom!
Tendo em vista que não tinha resistor de 82ohms aqui em casa pra colocar em série com os diodos coloquei 330ohms mesmo, o brilho ficou bom! Experimentei baixar o resistor e não aumentou quase nada o brilho então deixei assim mesmo.
Estava com tudo pronto pra fazer um vídeo e mostrar ele em ação mas a bateria do rádio ficou fraca e tive que abortar hehe.
Mas de qualquer forma seguem as fotos abaixo.
O circuito ficou feio... mas é que eu sou relaxado mesmo... :o)
Abraços
Cássio
Mas daí fiquei chateado pq deixei isso acontecer e na verdade sempre fico com medo de descarregar demais a bateria.
Procurei na net um alarmezinho que ligasse um led quando a bateria baixasse de um certo valor de tensão e encontrei esse circuito:
http://www.webx.dk/rc/lipoly/low-volt-alarm.htm
olhei para ele percebi que tinha tudo aqui em casa pra fazer e botei a mão na massa pra fazer, só que aumentei o valor de R1 para um pouco mais de 13K ohms pra ficar com a tensão do alarme em 9.5V.
Funciona perfeito!
Quem estiver interessado pode botar a mão na massa que fica muito bom!
Tendo em vista que não tinha resistor de 82ohms aqui em casa pra colocar em série com os diodos coloquei 330ohms mesmo, o brilho ficou bom! Experimentei baixar o resistor e não aumentou quase nada o brilho então deixei assim mesmo.
Estava com tudo pronto pra fazer um vídeo e mostrar ele em ação mas a bateria do rádio ficou fraca e tive que abortar hehe.
Mas de qualquer forma seguem as fotos abaixo.
O circuito ficou feio... mas é que eu sou relaxado mesmo... :o)
Abraços
Cássio
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- cassiorage
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bem... no final das contas nem contei o que ele faz...
é um alarme de bateria fraca que eu deixo numa parte visível do heli (atrás perto do giro) e quando a tensão da bateria baixa de 9.5V ele acende os 4 LEDs de forma que vc consegue ver bem e pode começar a baixar o heli tranquilo sem medo de fuder a bateria.
é um alarme de bateria fraca que eu deixo numa parte visível do heli (atrás perto do giro) e quando a tensão da bateria baixa de 9.5V ele acende os 4 LEDs de forma que vc consegue ver bem e pode começar a baixar o heli tranquilo sem medo de fuder a bateria.
- cassiorage
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Caramba, vcs são muito corajosos!!! Deixar a bateria abaixo de 10V é usar toda a carga da bateria ainda mais em 9,5V, onde já foi comentado que para uma lipo ter uma vida útil aproveitável, tem que ser usada somente 80% da carga. E usar o corte do ESC é outra loucura, onde corta o motor e o heli cai!!!
Será que eu é quem estou enganado?????
Mas este dispositivo é muito interessante, só que pra meu uso ele terá que acender os leds em 11V, que pra mim está bom d+!!
Valeu e
Abraços..
Será que eu é quem estou enganado?????
Mas este dispositivo é muito interessante, só que pra meu uso ele terá que acender os leds em 11V, que pra mim está bom d+!!
Valeu e
Abraços..
- claudiorfernandes
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[quote:d82abba0d3="Nandy"] ...E usar o corte do ESC é outra loucura, onde corta o motor e o heli cai!!!
Será que eu é quem estou enganado?????
[/quote:d82abba0d3]
Nandy, não é bem assim, como ESC programado para o modo heli, quando a tensão da bateria chega ao valor pré-definido (em alguns ESC's como os Align, pode-se programar 3 valores diferentes para o "corte") a potência entregue ao motor é diminuída gradativamente, desta forma o piloto consegue perceber que é hora de pousar...
Agora dependendo da marca e do modelo do ESC, mesmo estando programado o tipo de aeronave para helis, é necessário também programar o tipo de corte, progressivo ou instantâneo, pois se estiver em instantâneo, aí sim pode resultar em uma lenha...
Abraços.
Será que eu é quem estou enganado?????
[/quote:d82abba0d3]
Nandy, não é bem assim, como ESC programado para o modo heli, quando a tensão da bateria chega ao valor pré-definido (em alguns ESC's como os Align, pode-se programar 3 valores diferentes para o "corte") a potência entregue ao motor é diminuída gradativamente, desta forma o piloto consegue perceber que é hora de pousar...
Agora dependendo da marca e do modelo do ESC, mesmo estando programado o tipo de aeronave para helis, é necessário também programar o tipo de corte, progressivo ou instantâneo, pois se estiver em instantâneo, aí sim pode resultar em uma lenha...
Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Pois é Hiden, sei destas programações, inclusive meus ESCs são Align, mas ainda assim prefiro descer meu heli no tempo, e deixar programado para não cortar. Pois comigo uma vez o ESC foi me avisar em uma manobra muito arriscada, e até eu desfazer a manobra e pousar deu em lenha.
Mas valeu a idéia
Abraço
Mas valeu a idéia
Abraço
- cassiorage
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[quote:76c3af950d="Nandy"]Caramba, vcs são muito corajosos!!! Deixar a bateria abaixo de 10V é usar toda a carga da bateria ainda mais em 9,5V, onde já foi comentado que para uma lipo ter uma vida útil aproveitável, tem que ser usada somente 80% da carga. E usar o corte do ESC é outra loucura, onde corta o motor e o heli cai!!!
Será que eu é quem estou enganado?????
Mas este dispositivo é muito interessante, só que pra meu uso ele terá que acender os leds em 11V, que pra mim está bom d+!!
Valeu e
Abraços..[/quote:76c3af950d]
usar somente 80% da carga? isso não tem fundamento... digamos que em regime de hover seu heli consuma apenas 10A (isso é um valor muito baixo) e vc tem uma bateria de 2500mAh 20C:
10000/2500= 4 ou seja, sua bateria iria descarregar 4 vezes mais rápido... ou seja duraria 15 minutos se fosse consumir TODA a carga da bateria... mas vc gasta apenas 20% da carga não é? então:
20% de 15 minutos = 3 minutos...
vc voa só 3 minutos com uma bateria?
e olha que eu coloquei uma bateria de boa carga com um heli puxando baixa corrente e mesmo assim o tempo foi baixo...
eu não entendo pq o pessoal teima em achar que a carga da bateria descarrega na mesma proporção que a tensão baixa... isso é ERRADO! não se pode achar que quando a tensão da bateria caiu de 11.1V para 10V ainda temos 90% de carga...
é só ver as curvas de descarga mAh X tensão das baterias lipo que tem la no http://www.trextuning.com/lipos.php
veja as curvas desse exemplo:
http://www.trextuning.com/TP3Series.PDF
até 9.5V é uma tensão tranquila de funcionamento pra bateria.
tensão limite por célula é 3.0V e tensão que mata a célula é 2.5V ou seja:
9V de limite e 7.5V para dizer adeus para uma LIPO de 3S.
duvido que alguém use apenas 80% de carga de uma bateria... e se usar não vai ter tempo pra fazer nada no ar.
Abraços
Cássio
Será que eu é quem estou enganado?????
Mas este dispositivo é muito interessante, só que pra meu uso ele terá que acender os leds em 11V, que pra mim está bom d+!!
Valeu e
Abraços..[/quote:76c3af950d]
usar somente 80% da carga? isso não tem fundamento... digamos que em regime de hover seu heli consuma apenas 10A (isso é um valor muito baixo) e vc tem uma bateria de 2500mAh 20C:
10000/2500= 4 ou seja, sua bateria iria descarregar 4 vezes mais rápido... ou seja duraria 15 minutos se fosse consumir TODA a carga da bateria... mas vc gasta apenas 20% da carga não é? então:
20% de 15 minutos = 3 minutos...
vc voa só 3 minutos com uma bateria?
e olha que eu coloquei uma bateria de boa carga com um heli puxando baixa corrente e mesmo assim o tempo foi baixo...
eu não entendo pq o pessoal teima em achar que a carga da bateria descarrega na mesma proporção que a tensão baixa... isso é ERRADO! não se pode achar que quando a tensão da bateria caiu de 11.1V para 10V ainda temos 90% de carga...
é só ver as curvas de descarga mAh X tensão das baterias lipo que tem la no http://www.trextuning.com/lipos.php
veja as curvas desse exemplo:
http://www.trextuning.com/TP3Series.PDF
até 9.5V é uma tensão tranquila de funcionamento pra bateria.
tensão limite por célula é 3.0V e tensão que mata a célula é 2.5V ou seja:
9V de limite e 7.5V para dizer adeus para uma LIPO de 3S.
duvido que alguém use apenas 80% de carga de uma bateria... e se usar não vai ter tempo pra fazer nada no ar.
Abraços
Cássio
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- Registrado em: Dom Nov 11, 2007 9:56 pm
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Existem medidores de voltagem para LI-PO até 4s que medem a voltagem de cada célula individualmente é só plugar no balanceador e ele te mostra a voltagem de cada célula, mais ou menos dá pra saber a hora de parar e medir a bateria, quando estiver perto de 3.4v cada célula é só trocar, sem stress ou pânico.
A decolagem é FACULTATIVA, o pouso é OBRIGATÓRIO. Planeje, pense antes de"puxar" o coletivo.
"BELT CP - ORIGINAL"
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