Low Voltage Alarm para Lipos

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
cassiorage
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Qui Set 06, 2007 12:41 pm
Localização: Salvador - BA

Low Voltage Alarm para Lipos

Mensagem por cassiorage »

hoje estava fazendo uns testes e configurando o giro quando senti que o heli estava perdendo a força daí parei... fui medir a bateria e deu 8.5V... pensei putz F**** mas recarreguei e ela "teoricamente" voltou ao normal.
Mas daí fiquei chateado pq deixei isso acontecer e na verdade sempre fico com medo de descarregar demais a bateria.

Procurei na net um alarmezinho que ligasse um led quando a bateria baixasse de um certo valor de tensão e encontrei esse circuito:

http://www.webx.dk/rc/lipoly/low-volt-alarm.htm

olhei para ele percebi que tinha tudo aqui em casa pra fazer e botei a mão na massa pra fazer, só que aumentei o valor de R1 para um pouco mais de 13K ohms pra ficar com a tensão do alarme em 9.5V.

Funciona perfeito!

Quem estiver interessado pode botar a mão na massa que fica muito bom!
Tendo em vista que não tinha resistor de 82ohms aqui em casa pra colocar em série com os diodos coloquei 330ohms mesmo, o brilho ficou bom! Experimentei baixar o resistor e não aumentou quase nada o brilho então deixei assim mesmo.

Estava com tudo pronto pra fazer um vídeo e mostrar ele em ação mas a bateria do rádio ficou fraca e tive que abortar hehe.

Mas de qualquer forma seguem as fotos abaixo.
O circuito ficou feio... mas é que eu sou relaxado mesmo... :o)

Abraços

Cássio
Anexos
1.JPG
1.JPG (9.8 KiB) Exibido 9282 vezes
2.JPG
2.JPG (10.08 KiB) Exibido 9282 vezes
3.JPG
3.JPG (9.76 KiB) Exibido 9282 vezes
Avatar do usuário
cassiorage
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Qui Set 06, 2007 12:41 pm
Localização: Salvador - BA

Mensagem por cassiorage »

bem... no final das contas nem contei o que ele faz...
é um alarme de bateria fraca que eu deixo numa parte visível do heli (atrás perto do giro) e quando a tensão da bateria baixa de 9.5V ele acende os 4 LEDs de forma que vc consegue ver bem e pode começar a baixar o heli tranquilo sem medo de fuder a bateria.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2848
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Cassio, legal o dipositivo, quanto mais itens de segurança para evitar o sobre-descarregamento das LI-POs é válido, mas e o corte do seu ESC, não está funcionando?

Abraços.
Avatar do usuário
cassiorage
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Qui Set 06, 2007 12:41 pm
Localização: Salvador - BA

Mensagem por cassiorage »

esta funcionando sim Hidden, mas fico meio com o pé atrás com essa história de cut-off de ESC... se tiver uma luz que ajuda fica melhor hehe

abraços

Cássio
Avatar do usuário
Nandy
membro
Mensagens: 407
Registrado em: Ter Jul 24, 2007 9:31 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por Nandy »

Caramba, vcs são muito corajosos!!! Deixar a bateria abaixo de 10V é usar toda a carga da bateria ainda mais em 9,5V, onde já foi comentado que para uma lipo ter uma vida útil aproveitável, tem que ser usada somente 80% da carga. E usar o corte do ESC é outra loucura, onde corta o motor e o heli cai!!!
Será que eu é quem estou enganado?????

Mas este dispositivo é muito interessante, só que pra meu uso ele terá que acender os leds em 11V, que pra mim está bom d+!!
Valeu e

Abraços..
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Você pode substituir os dois transistores e o monte de resistores por um integrado TL431 e três resistores apenas. Fica mais leve e menor.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2848
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

[quote:d82abba0d3="Nandy"] ...E usar o corte do ESC é outra loucura, onde corta o motor e o heli cai!!!
Será que eu é quem estou enganado?????
[/quote:d82abba0d3]

Nandy, não é bem assim, como ESC programado para o modo heli, quando a tensão da bateria chega ao valor pré-definido (em alguns ESC's como os Align, pode-se programar 3 valores diferentes para o "corte") a potência entregue ao motor é diminuída gradativamente, desta forma o piloto consegue perceber que é hora de pousar...

Agora dependendo da marca e do modelo do ESC, mesmo estando programado o tipo de aeronave para helis, é necessário também programar o tipo de corte, progressivo ou instantâneo, pois se estiver em instantâneo, aí sim pode resultar em uma lenha...

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Avatar do usuário
Nandy
membro
Mensagens: 407
Registrado em: Ter Jul 24, 2007 9:31 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por Nandy »

Pois é Hiden, sei destas programações, inclusive meus ESCs são Align, mas ainda assim prefiro descer meu heli no tempo, e deixar programado para não cortar. Pois comigo uma vez o ESC foi me avisar em uma manobra muito arriscada, e até eu desfazer a manobra e pousar deu em lenha.

Mas valeu a idéia
Abraço
Avatar do usuário
cassiorage
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Qui Set 06, 2007 12:41 pm
Localização: Salvador - BA

Mensagem por cassiorage »

[quote:76c3af950d="Nandy"]Caramba, vcs são muito corajosos!!! Deixar a bateria abaixo de 10V é usar toda a carga da bateria ainda mais em 9,5V, onde já foi comentado que para uma lipo ter uma vida útil aproveitável, tem que ser usada somente 80% da carga. E usar o corte do ESC é outra loucura, onde corta o motor e o heli cai!!!
Será que eu é quem estou enganado?????

Mas este dispositivo é muito interessante, só que pra meu uso ele terá que acender os leds em 11V, que pra mim está bom d+!!
Valeu e

Abraços..[/quote:76c3af950d]

usar somente 80% da carga? isso não tem fundamento... digamos que em regime de hover seu heli consuma apenas 10A (isso é um valor muito baixo) e vc tem uma bateria de 2500mAh 20C:

10000/2500= 4 ou seja, sua bateria iria descarregar 4 vezes mais rápido... ou seja duraria 15 minutos se fosse consumir TODA a carga da bateria... mas vc gasta apenas 20% da carga não é? então:

20% de 15 minutos = 3 minutos...

vc voa só 3 minutos com uma bateria?

e olha que eu coloquei uma bateria de boa carga com um heli puxando baixa corrente e mesmo assim o tempo foi baixo...

eu não entendo pq o pessoal teima em achar que a carga da bateria descarrega na mesma proporção que a tensão baixa... isso é ERRADO! não se pode achar que quando a tensão da bateria caiu de 11.1V para 10V ainda temos 90% de carga...

é só ver as curvas de descarga mAh X tensão das baterias lipo que tem la no http://www.trextuning.com/lipos.php

veja as curvas desse exemplo:
http://www.trextuning.com/TP3Series.PDF

até 9.5V é uma tensão tranquila de funcionamento pra bateria.

tensão limite por célula é 3.0V e tensão que mata a célula é 2.5V ou seja:
9V de limite e 7.5V para dizer adeus para uma LIPO de 3S.

duvido que alguém use apenas 80% de carga de uma bateria... e se usar não vai ter tempo pra fazer nada no ar.

Abraços

Cássio
Danilo Sampaulo
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 9:56 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Danilo Sampaulo »

Existem medidores de voltagem para LI-PO até 4s que medem a voltagem de cada célula individualmente é só plugar no balanceador e ele te mostra a voltagem de cada célula, mais ou menos dá pra saber a hora de parar e medir a bateria, quando estiver perto de 3.4v cada célula é só trocar, sem stress ou pânico.
A decolagem é FACULTATIVA, o pouso é OBRIGATÓRIO. Planeje, pense antes de"puxar" o coletivo.

"BELT CP - ORIGINAL"
Responder