Learjet 31 - Construção e mais videos
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Learjet 31 - Construção e mais videos
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No final do ano pssado, eu queria fazer um Learjet 31 pusher, p/ voar com 2 GWS EDP50.
Como prezo pela rapidez de construcao e reparo, busco sempre o equilibrio entre esses 2 atributos e o acabamento, principalmente se considerarmos que quase sempre o modelo será visto de longe.
Então, vamos lá: pesquisa no rcgroups e acha-se uma planta dele em pdf para EDP 50.
Vistas superior e lateral recortadas e coladas no isopor de papelaria, lá vamos nós e o estilete!
No final do ano pssado, eu queria fazer um Learjet 31 pusher, p/ voar com 2 GWS EDP50.
Como prezo pela rapidez de construcao e reparo, busco sempre o equilibrio entre esses 2 atributos e o acabamento, principalmente se considerarmos que quase sempre o modelo será visto de longe.
Então, vamos lá: pesquisa no rcgroups e acha-se uma planta dele em pdf para EDP 50.
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Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
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Next step
Recortadas as metades da fuselagem, o trabalho é lixar e depois cavar com o estilete, como se a fuseca fosse um ovo de páscoa.
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Asas
O modelo precisa ter um peso estimado p/ voar com motores escovados. Vc não pode fazer do jeito que quer e depois mandar brasa, como nos brushless. Portanto, vamos calcular a envergadura e área alar necessárias. O rápido dos LJ é que, como a asa é trapeziodal, o cálculo da área alar sai rapido.
Na verdade, o projeto (como todos os meus) começou aqui. A partir da corda da asa e das proporções do avião, é que se determinou o tamanho p/ imprimir a planta.
A asa foi feita com isopor de papelaria, 20mm de espessura, cortada no estiliete e lixada. Os ailerons são cortados nela mesmo e acionados pelo sistema de alavancas, já que arames curvos e hastes em diagonal partindo do servo nao funcionaram.
Os winglets são de bandeja de pizza (Dá-lhe Zé Paulo!!!) que ganhei do ROD, colados com araudite de 2min.
O Trem de pouso é fixado da mesma forma que o do meu Cherokee. Vejam o tópico "lenhou tá novo":
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=299754
Na verdade, o projeto (como todos os meus) começou aqui. A partir da corda da asa e das proporções do avião, é que se determinou o tamanho p/ imprimir a planta.
A asa foi feita com isopor de papelaria, 20mm de espessura, cortada no estiliete e lixada. Os ailerons são cortados nela mesmo e acionados pelo sistema de alavancas, já que arames curvos e hastes em diagonal partindo do servo nao funcionaram.
Os winglets são de bandeja de pizza (Dá-lhe Zé Paulo!!!) que ganhei do ROD, colados com araudite de 2min.
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Grupo de Cauda
P/ fazer o grupo de cauda, segui a planta e usei depron de 5mm comprado do zelima.
P/ simplificar, a articulação do profundor foi feita fora de escala, em uma reta. Se fosse seguir fielmente a escala, teria que fazer uma linkagem com um Y de arame, o que ia pesar.
Horns de PET, sempre! Reciclando as garrafas.. Link de arame de aço rígido de 1mm, direto do servo p/ o horn e p/ fazer a curva, canudo de refrigerante preso com pingos de araudite. Toda economia de peso é bem-vinda em um modelo onde os motores são atrás. É complicado ajustar o CG. Ele tem que ficar a 25% da corda média.
P/ simplificar, a articulação do profundor foi feita fora de escala, em uma reta. Se fosse seguir fielmente a escala, teria que fazer uma linkagem com um Y de arame, o que ia pesar.
Horns de PET, sempre! Reciclando as garrafas.. Link de arame de aço rígido de 1mm, direto do servo p/ o horn e p/ fazer a curva, canudo de refrigerante preso com pingos de araudite. Toda economia de peso é bem-vinda em um modelo onde os motores são atrás. É complicado ajustar o CG. Ele tem que ficar a 25% da corda média.
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Servos
Como o modelo precisava ser bem leve, servos de 6g da AMB, comprados numa promoção corujão (R$ 15 cada). AMB, tá precisando de outra dessas...
Mesas de servo SEMPRE em polionda plástica. Funciona bem p/ pequenos tamanhos e é leve, além de te permitir instalar os servos por encaixe, sem precisar parafusar. Aí, p/ usar o mesmo servo em outro aero é só puxar.
Mesas de servo SEMPRE em polionda plástica. Funciona bem p/ pequenos tamanhos e é leve, além de te permitir instalar os servos por encaixe, sem precisar parafusar. Aí, p/ usar o mesmo servo em outro aero é só puxar.
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Naceles
Não tem coisa mais chata que fazer naceles. O que é preciso manter em mente é seguir o que se comneta aqui e no rcgroups: Área de saída = 85 da área de entrada.
A borda da entrada tem que ser arredondada, p/ fornecer um escoamento mais tranquilo ao ar de entrada e melhorar o rendimento.
Como já tinha prontas as naceles do 737 usei elas mesmo, ainda que já surradas de algumas quedas. A técnica:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=15344&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=
P/ prender as naceles à fuselagem, pequenas barras de P3, araudite de 2minutos e... só.
Como são 2 turinas escovadas, um ESczinho só resolve. Basta puxar uma derivação do + e outra do -, fazendo 2 "Y" e ligar os motores em paralelo.
A borda da entrada tem que ser arredondada, p/ fornecer um escoamento mais tranquilo ao ar de entrada e melhorar o rendimento.
Como já tinha prontas as naceles do 737 usei elas mesmo, ainda que já surradas de algumas quedas. A técnica:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=15344&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=
P/ prender as naceles à fuselagem, pequenas barras de P3, araudite de 2minutos e... só.
Como são 2 turinas escovadas, um ESczinho só resolve. Basta puxar uma derivação do + e outra do -, fazendo 2 "Y" e ligar os motores em paralelo.
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Janelas
Receitinha simples e rápida p/ as janelinhas e pára-brisa:
Cola-se uma fita preta em um dos lados de um papel, traça-se o formato da janela do outro. Por esse outro lado, vc corta e pronto.
Não façam o que eu fiz: Marcar o posicionamento das janelas direto no isopor com caneta hidrográfica. Ferrou com o acabamento.
Bom, pessoal.
Agora é colar tudo, entelar, ligar a eletroica e tal
Cola-se uma fita preta em um dos lados de um papel, traça-se o formato da janela do outro. Por esse outro lado, vc corta e pronto.
Não façam o que eu fiz: Marcar o posicionamento das janelas direto no isopor com caneta hidrográfica. Ferrou com o acabamento.
Bom, pessoal.
Agora é colar tudo, entelar, ligar a eletroica e tal
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Pronto
O bicho, pronto p/ voo, ficou com 290g, o que deu uma carga alar de aprox. 29g/dm2.
Depois eu conto sobre o video de estreia. Só vou adiantar que decola em menos de 7m de pista e, se vc deixar, ele vai bem alto.
Essas GWS EDF50 custam em torno de 65 reais cada, fornecem (dados da GWS) 100gf de empuxo e consomem 2,5A cada, com 3S.
Usei uma bateriazinha 3S de 600mAh 15C, o que deu uma folga de 4A e um tempo total de vôo de aprox. 7 minutos.
Depois eu conto sobre o video de estreia. Só vou adiantar que decola em menos de 7m de pista e, se vc deixar, ele vai bem alto.
Essas GWS EDF50 custam em torno de 65 reais cada, fornecem (dados da GWS) 100gf de empuxo e consomem 2,5A cada, com 3S.
Usei uma bateriazinha 3S de 600mAh 15C, o que deu uma folga de 4A e um tempo total de vôo de aprox. 7 minutos.
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