Salsicha Voadora

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
coelho72
membro
Mensagens: 1043
Registrado em: Sex Ago 18, 2006 9:23 pm
Localização: Pelotas / RS

Salsicha Voadora

Mensagem por coelho72 »

Olha aí minha nova invenção:

[img:f2f4978e23]http://www.cefetrs.tche.br/~coelho/sv1.jpg[/img:f2f4978e23]
[img:f2f4978e23]http://www.cefetrs.tche.br/~coelho/sv2.jpg[/img:f2f4978e23]
[img:f2f4978e23]http://www.cefetrs.tche.br/~coelho/sv3.jpg[/img:f2f4978e23]
[img:f2f4978e23]http://www.cefetrs.tche.br/~coelho/sv4.jpg[/img:f2f4978e23]
[img:f2f4978e23]http://www.cefetrs.tche.br/~coelho/sv5.jpg[/img:f2f4978e23]

A asa é uma ex-zagi, que voava muito bem... A fuselagem é feita com 4 porta-cerveja de isopor. O grupo de cauda é feito de varetas de balsa.
O motor é um 2908 que puxa muito.
O vôo ficou excelente... Um avião muito firme em todas as situações, como planejado.
Infelizmente só não estou me acertando com as baterias, não tenho a bateria ideal para esse conjunto, por isso vou encostar esse avião enquanto não tiver essa bateria.
Ele tinha um boneco sentado na cabine, mas o boneco quebrou. Não sei se faço um pára-brisas e recoloco o boneco, ou se faço uma cabine.

Comentem...
Abraços
Nada mais prático do que uma boa teoria.
shoiti
membro
Mensagens: 2098
Registrado em: Qua Set 12, 2007 12:22 pm
Localização: maringa-PR

Mensagem por shoiti »

cara, bem legal essa "chauchixa" voadora... heuahuheauhu

intereçante mesmo esse negócio de usar porta cerveja...
tem também aquele de latinha né!? que é menor!!!
taí uma dica boa pro pessoal fazer as fuselagens dos jatinhos comerciais... lierjets, etc...
shoiti
membro
Mensagens: 2098
Registrado em: Qua Set 12, 2007 12:22 pm
Localização: maringa-PR

Mensagem por shoiti »

hauhauhauhauhauha
olhando as fotos agora, quase cai da cadeira...

pensei que voce tinha feito linkagem pull-pull na cauda...
ai depois eu vi e pensei...
caraca, o cara ligou o leme e profundor no mesmo cervo?!?!?!?!?!?!?!?!?
hauahuahu
Avatar do usuário
Henrique - CPS
membro
Mensagens: 526
Registrado em: Sex Out 14, 2005 11:31 am
Localização: Campinas/SP

Mensagem por Henrique - CPS »

Gostei da utilização dos porta cerveja! Muito legal esse modelo além de engraçado.

Parabéns pela invenção!!!
Avatar do usuário
paulogazola
membro
Mensagens: 447
Registrado em: Sáb Mar 17, 2007 12:12 pm
Localização: Florianópolis-SC

Mensagem por paulogazola »

Não sei qual é hélice - pela foto deve ser uma 9' X alguma coisa, enfim... o correto seria ter um shunt pra medir o consumo em Amperes (A).

pela especificação, teu motor puxa até 25A. Vamos nos basear pelo máximo, então. Claro que com uma hélice menor, o consumo diminui, e a conta deve ser refeita.

DADOS: 25A, Lipo 3S = 11.1V

A qualidade o LiPO hoje, praticamente SEM margem de segurança é 12C de amperagem. Se vc usar um par motor/helice que puxem 13C ou mais, a bateria vai pro saco em 5 vôos.

Então, sem margem de segurança, vamos determinar Q, que é a carga mínima da bateria necessária: Q "Ah" * 12 "C" = 25 "A"


Sem margem, a bateria deve ser de 2,08 Ah, ou 2080 mAh.

Assim, uma bateria de 2200 mAh já dá uma margem boa para esse teu motor, desde que você não use uma hélice grande demais (que é um erro comum dos iniciantes dos elétricos), pois além de danificar a bateria (puxando mais Cs do que ela pode dar), vai torrar o motor com alguns minutos acima de 25A.

fora isso, MANDA UM VÌDEO!!!
porque você não recorta os "patrocínios" de latas de cerveja vazias e cola em volta? seria divertido
Avatar do usuário
paulogazola
membro
Mensagens: 447
Registrado em: Sáb Mar 17, 2007 12:12 pm
Localização: Florianópolis-SC

Mensagem por paulogazola »

Teu motor é esse mesmo, certo?

pra eu nao dizer besteira... :D

http://www.unitedhobbies.com/UNITEDHOBBIES/store/uh_viewItem.asp?idProduct=2047

de qque maneira, o cálculo é esse: partindo do CONJUNTO motor+hélice, sempre "casados", obtém a Amperagem consumida e DEPOIS vê se a bateria vai dar conta.

não é a bateria que "empurra" energia pro motor, mas ele que "puxa" quanto quiser... isso em qquer coisa elétrica/eletrônica
Avatar do usuário
Chapolin Colorado
membro
Mensagens: 466
Registrado em: Sáb Jun 02, 2007 8:51 am
Localização: São Sebastião da Grama-SP

Mensagem por Chapolin Colorado »

Achei meio estranho o corpo desse avião... :twisted: :twisted: Muito malicioso !! :twisted: :twisted:

Só faltava o Edgard dizer que esse aero ficou liinnnddoo !!! :shock:

Brincadeira. :wink: Legal sua invenção Coelho.

Abrcs.
Não contavam com minha astúúcia !!
Avatar do usuário
coelho72
membro
Mensagens: 1043
Registrado em: Sex Ago 18, 2006 9:23 pm
Localização: Pelotas / RS

Mensagem por coelho72 »

[quote:f3fc86e830]cara, bem legal essa "chauchixa" voadora... heuahuheauhu

intereçante mesmo esse negócio de usar porta cerveja...
tem também aquele de latinha né!? que é menor!!!
taí uma dica boa pro pessoal fazer as fuselagens dos jatinhos comerciais... lierjets, etc...[/quote:f3fc86e830]

O porta-latinhas eu acho que ficaria legal para aeros pequenos e leves, mas não sei se não é muito frágil. Esses que usei são muito resistentes, é isopor de alta densidade.

[quote:f3fc86e830]hauhauhauhauhauha
olhando as fotos agora, quase cai da cadeira...

pensei que voce tinha feito linkagem pull-pull na cauda...
ai depois eu vi e pensei...
caraca, o cara ligou o leme e profundor no mesmo cervo?!?!?!?!?!?!?!?!?
hauahuahu[/quote:f3fc86e830]

Hehe... Seria bom de fazer snap-roll. Mas o quê o pobre veadinho (cervo) tem a ver com o SERVO?

Paulo, o motor é esse mesmo. Muito bom mas é consome que é um louco. O fabricante diz que ele é para 25A, mas fritei um ESC de 33A usando ele, se bem que acho que o esc veio com defeito.
Eu uso duas baterias AMB 1350mAh 15C em paralelo, o que teoricamente deveria dar 40A na boa, portanto usando com folga. Mas não sei se alguma das baterias veio com defeito, pois desde os primeiros vôos com esse conjunto elas incham um pouco. Agora piorou: mesmo recém carregando as baterias, se acelerar tudo o motor corta em 5s, e elas estão BEM inchadas.
Acho que essas baterias vieram com defeito, vou falar até com o Alexandre sobre isso, mas primeiro vou pegar um triton emprestado com um amigo e testar elas como deve ser.
Cheguei a fazer um shunt, mas ainda não aferi ele, e não estou confiando, portanto nem usei. Voei ele tanto com uma 10x6 master para glow quanto uma electrifly 10x3,5, e o comportamento foi o mesmo.
Mas obrigado pelas dicas... Vou tratar mesmo é de aferir meu shunt e comprar uma bateria decente.
Nada mais prático do que uma boa teoria.
Avatar do usuário
Marcelo Galli
membro
Mensagens: 816
Registrado em: Seg Jun 12, 2006 10:58 pm
Localização: Penápolis,SP 41

Mensagem por Marcelo Galli »

mas bah gaucho baita saxixão vermeiiiiioooo em ,,,,,,,,,,,,,,,,


rsrsr brincadeirinha
Avatar do usuário
coelho72
membro
Mensagens: 1043
Registrado em: Sex Ago 18, 2006 9:23 pm
Localização: Pelotas / RS

Mensagem por coelho72 »

Desde que o avião ficou pronto achei que as meninas mais afoitas iam logo ter fantasias devido ao formato do avião... Noooofa!
:twisted: :twisted: 8) 8)

Agora falando sério, acho que usar isopor de cerveja é uma excelente idéia para fazer boings e airliners em geral. Mesmo sem o enflexamento das asas, ele parece muito um boeing voando. Fazendo uma fuselagem igual a essa, com umas janelinhas, asas enflechadas e um grupo de cauda correto, ia ficar igualzinho a um 727 ou 767.
Nada mais prático do que uma boa teoria.
Responder