HLG Quero-Quero – Construção...

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Piper_Cub
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Qui Jan 22, 2004 10:30 pm
Localização: Londrina, Pr, Brasil

HLG Quero-Quero – Construção...

Mensagem por Piper_Cub »

Fala pessoal, depois de ver no fórum os tópicos sobre HLG do Cebola e o do Omar sobre FFCG, resolvi montar um após ter recebido a planta do modelo Quero-Quero que o Omar projetou e me enviou.. gostei bastante de construir ele, pequeno, barato e por mais que pareça simples tem bastantes detalhes.. Segue abaixo um passo-a-passo da construção do quero-quero... :P
Anexos
Comecei a construção pela Asa, foi feita com uma chapa de balsa leve de 1/8 (3mm)
Comecei a construção pela Asa, foi feita com uma chapa de balsa leve de 1/8 (3mm)
100_0008.JPG (48.11 KiB) Exibido 9689 vezes
Primeira coisa, é pegar a Planta e imprimir em uma folha A4, coisa simples..
Primeira coisa, é pegar a Planta e imprimir em uma folha A4, coisa simples..
100_0009.JPG (45.85 KiB) Exibido 9692 vezes
:::::::Tiago de Azevedo:::::::
Avatar do usuário
Piper_Cub
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Qui Jan 22, 2004 10:30 pm
Localização: Londrina, Pr, Brasil

Mensagem por Piper_Cub »

Depois de todas as peças da asa corta, foi hora de fazer o perfil, como não tenho plaina fiz na tudo na lixa mesmo, é só ter um pouco de paciência que consegue fácil fácil.. e também já colei todos os diedros.
Anexos
Asa montada e com todo diedros colados.
Asa montada e com todo diedros colados.
100_0022.JPG (47.42 KiB) Exibido 9690 vezes
meia asa colada, com o diedro na ponta.
meia asa colada, com o diedro na ponta.
100_0016.JPG (48.16 KiB) Exibido 9688 vezes
:::::::Tiago de Azevedo:::::::
Avatar do usuário
Piper_Cub
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Qui Jan 22, 2004 10:30 pm
Localização: Londrina, Pr, Brasil

Mensagem por Piper_Cub »

++

Agora é hora da Fuselagem, coisa simples também, uma chapinha de 1/8 de balsa dura, como não tinha 1/8 (3mm) usei uma chapa de 3/16 (4.7mm) e afinei para 1/8 (3mm)
Anexos
Modelo +/- pronto, os enfeites na asa são fitas coloridas. essa foto não esta aparecendo pra mim, não sei pq!!!!
Modelo +/- pronto, os enfeites na asa são fitas coloridas. essa foto não esta aparecendo pra mim, não sei pq!!!!
100_0032.JPG (42.01 KiB) Exibido 9700 vezes
Editado pela última vez por Piper_Cub em Sáb Mai 21, 2005 2:22 pm, em um total de 2 vezes.
:::::::Tiago de Azevedo:::::::
Avatar do usuário
Mario
membro
Mensagens: 450
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 10:17 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Mario »

Voce pode postar essa planta por favor?
Avatar do usuário
Piper_Cub
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Qui Jan 22, 2004 10:30 pm
Localização: Londrina, Pr, Brasil

Mensagem por Piper_Cub »

Agora é hora de fazer a cauda, estabiliador vertical e horizontal feitos usando uma chapa de 1/16 (1.5 mm), no caso do horizontal afinei com lixa na parte inferior para o bordo de fuga dele ficar com 1/32 (0.7 mm) (todas essas medidas estão bem claras na planta)
Anexos
... na foto já havia colado tudo na fuselagem
... na foto já havia colado tudo na fuselagem
100_0038.JPG (41.56 KiB) Exibido 9688 vezes
:::::::Tiago de Azevedo:::::::
Avatar do usuário
Piper_Cub
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Qui Jan 22, 2004 10:30 pm
Localização: Londrina, Pr, Brasil

Mensagem por Piper_Cub »

Agora é hora de fazer o nariz do modelo, basta colar dois pedaços de balsa 1/16 (1.5 mm) um de cada lado, nesse ponto usei cola aérobras para fazer isso, passei em todas as peça e espalhei com o dedo mesmo, depois que secou passa em uma peça e junta no modelo...
Anexos
Depois de Lixado!
Depois de Lixado!
100_0047.JPG (32.25 KiB) Exibido 9687 vezes
:)
:)
100_0045.JPG (43.91 KiB) Exibido 9688 vezes
+ 1
+ 1
100_0040.JPG (43.23 KiB) Exibido 9689 vezes
Editado pela última vez por Piper_Cub em Sáb Mai 21, 2005 2:21 pm, em um total de 1 vez.
:::::::Tiago de Azevedo:::::::
Avatar do usuário
Piper_Cub
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Qui Jan 22, 2004 10:30 pm
Localização: Londrina, Pr, Brasil

Mensagem por Piper_Cub »

E por ultimo seguindo a dica do Omar, todo modelo leva uma camada de Dope bem diluído com talco, para selar a balsa.

Alguns pontos que tem que serem levado em consideração:

Alinhamento da asa e estabilizador 0° de incidência
A planta esta detalhada o suficiente para qualquer pessoa poder construir sem problemas.
Cola que usei, foi CA mesmo.
Quanto gastei $$$$$$$, nada, só usei balsa, grande parte resto de outros modelos.
Se a pessoa for comprar o gasto vai ser minimo, algo em torno de 10 a 15 reais, mas madeira suciciente para uns 3 modelos...

Ahh tem outra dica do Omar, espalhar CA no Nariz do modelo pra reforçar!!!!!


Espero que com este tópico, eu possa ajudar quem deseje iniciar no hobby de forma barata e divertida.

Quanto ao modelo ainda não voei, pois esta chovendo aqui em Londrina, o que falta nele para finalizar é fazer o Wash-in na asa esquerda e o balanceamento com o chumbo no nariz nele, mas isso eu faço depois e se sair sol aqui coloco + fotos do modelo voando.

Qualquer duvida, é só perguntar!
Anexos
.
.
100_0027.JPG (42.95 KiB) Exibido 9690 vezes
Editado pela última vez por Piper_Cub em Sáb Mai 21, 2005 3:49 pm, em um total de 3 vezes.
:::::::Tiago de Azevedo:::::::
Avatar do usuário
Mario
membro
Mensagens: 450
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 10:17 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Mario »

Voce poderia explicar melhor a parte do dope diluido com o talco por favor?
Quanto de talco se deve colocar?
o modelo nao fica brnaco?
Pode usar talco normal?

Abraços,
Mario
Avatar do usuário
Piper_Cub
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Qui Jan 22, 2004 10:30 pm
Localização: Londrina, Pr, Brasil

Mensagem por Piper_Cub »

Fala Mario...

Eu uso Talco industrial para selar madeiras, vc encontra ele facilmente em Farmacia, e é barato cerca de 4 reais este pacote da foto com 1Kg,

Quanto a proproção digamos algo em torno de dope com 75% diluido com thinner e talco o suficiente para que NÃO fique uma mistura pastosa, mas liquida... (Alguem me corrija se estiver errado!)

E a cor quando vc mistura na verdade nem branco fica, fica marron, mas a quando passa no modelo ele fica normal, não muda a cor!!! e depois acabamento com lixa d´água 500 como o Omar me explicou.

Abraços.
Editado pela última vez por Piper_Cub em Sáb Mai 21, 2005 4:03 pm, em um total de 1 vez.
:::::::Tiago de Azevedo:::::::
Avatar do usuário
Mario
membro
Mensagens: 450
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 10:17 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Mario »

Outra duvida....tem algum outro tipo de loja fora as de modelismo que venda o dope?
o thiner é o normal usado para pintura mesmo?

Abraços,
Mario
Responder