comportamento estranho!

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
biribico
membro
Mensagens: 326
Registrado em: Sex Mar 02, 2007 4:05 pm
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

comportamento estranho!

Mensagem por biribico »

esse topico é mais para pedir ajuda!!
ganhei um yak-54 RTF, comprei uma li-po que pedia nas recomendações da caixa, até tudo bom.
liguei o servo dos ailerons, leme, profundor e o esc no canal 3 como mandam. Mas quando liguei a bateria e o controle não aconteceu nada, fui ver liguei desliguei o radio, e a unica coisa que aconteceu foi os servos ficaram mexendo loucos, assustei e entao desliguei o radio. Para ficar mais facil de manusea-lo eu tirei a helice e quando escostei a chave de metal no eixo do motor, os servos voltaram a mexer loucos para frente e para tras.
O esc deu uma pequena esquentadinha, mas, nada anormal.
Teve uma vez que o motor ligou quando liguei o radio, e ainda trinquei uma helice.
me ajudem por favor o que eu devo fazer??? já verifiquei tudo milhares de vezes pesquisei como ligar cada coisa e me parece estar tudo certo.
abraços!!

PS: Estou desesperado aqui
Avatar do usuário
heiton
membro
Mensagens: 437
Registrado em: Sáb Jan 13, 2007 9:26 pm
Localização: Avaré, SP

Mensagem por heiton »

qual cristal vc está usando?
é o indicado pelo fabricante do Receptor? eles são da mesma frequencia?
Ele está devidamente encaixado sem folgas no receptor, e no tx?
A antena do Receptor esta esticada? está inteira? não está com mal contato na solda?
Qual a marca do seu receptor e do Tx?

Estas são algumas das possibilidades que podem estar te atrapalhando!
Avatar do usuário
biribico
membro
Mensagens: 326
Registrado em: Sex Mar 02, 2007 4:05 pm
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

Mensagem por biribico »

eu cheguei a mexer no cristal do tx e parece estar sem folga. Teve uma hora que eu mexendo no cristal consegui mexer os ailerons, os cristais sao ambos de 72.150mhz e tanto Tx e Rx são da ART-TECH
vou levar para um cara aki de Luz pra ver se ele dá uma olhada pra mim
abras
Avatar do usuário
Riven
membro
Mensagens: 1838
Registrado em: Qua Dez 13, 2006 4:16 pm
Localização: Porto Velho/RO

Re: comportamento estranho!

Mensagem por Riven »

[quote:b9be4060e7="biribico"]...ganhei um yak-54 RTF, comprei uma li-po que pedia nas recomendações da caixa, até tudo bom...
....Mas quando liguei a bateria e o controle não aconteceu nada, fui ver liguei desliguei o radio, e a unica coisa que aconteceu foi os servos ficaram mexendo loucos...[/quote:b9be4060e7]

Liga primeiro o rádio, depois a bateria do modelo, pelo que parece, você ligou a bateria do modelo primeiro, depois o rádio, como não funcionou, você desligou e religou o rádio sem desligar a bateria do modelo, isso não se faz, ok.

A sequencia corrata é:

- Para ligar: ligar primeiro o rádio e depois a bateria do modelo
- Para desligar: desconectar a bateria do modelo e depois desligar o rádio
Avatar do usuário
biribico
membro
Mensagens: 326
Registrado em: Sex Mar 02, 2007 4:05 pm
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

Mensagem por biribico »

cara! tentei fazer do jeito que você falou, mas...... NADA!!
já to ficando com raiva!
mais alguma ideia???
Avatar do usuário
biribico
membro
Mensagens: 326
Registrado em: Sex Mar 02, 2007 4:05 pm
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

Mensagem por biribico »

quando mexi nos cristais por segundos ele deu uma mexidinha do meu comando. Será que podem ser os cristais???
shoiti
membro
Mensagens: 2098
Registrado em: Qua Set 12, 2007 12:22 pm
Localização: maringa-PR

Mensagem por shoiti »

se mexe no cristal do rx e ele pega de vez em quando, deve ser ou cristal ou RX...
massimino
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Mai 01, 2008 6:28 pm
Localização: são paulo

Mensagem por massimino »

caro biribico,

tive o mesmo problema que você, com meu modelo, um cessna da art-tech, basicamente os servos ficavam como loucos, quando o transmissor não estava ligado. a questão no meu modelo é que não possue chave de liga-desliga geral no modelo, o que causa e essa situação em que tenho que conectar a bateria, com o transmissor ligado para evitar quaisquer movimentos involuntários dos servos.
mas fui orientado pela empresa que me vendeu o modelo a operar dessa madeira, o que não acho muito bom, mas a principio não sei muito o que fazer, pensei em instalar uma chave, mas não tenho informação suficiente para faze-lo ainda.
na verdade meu problema era um pouco similar, e não uma resposta a sua pergunta.
Avatar do usuário
biribico
membro
Mensagens: 326
Registrado em: Sex Mar 02, 2007 4:05 pm
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

Mensagem por biribico »

cara meu problema não foi resolvido ligando o transmissor primeiro, e ainda nao consigui manusea-lo direito. você conseguiu voar??
quaisquer progressos no seu modelo me imfor me por favor.
Avatar do usuário
bliberato
membro
Mensagens: 1867
Registrado em: Seg Jun 25, 2007 3:28 pm
Localização: Fortaleza - Ce
Contato:

Mensagem por bliberato »

pode ser malcontato do cristal!!

remove o cristal e "abre" um pouquinho as "pernas" dele, e tenta denovo..

abraçoo
Responder