Duvida qnto a asas...

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
andersonpg
membro
Mensagens: 285
Registrado em: Seg Jan 15, 2007 11:19 pm
Localização: Tubarão SC

Duvida qnto a asas...

Mensagem por andersonpg »

Boa noite galera..

mais uma duvida estou iniciando e vi muitos topicos onde se falam em perfis de nervura pra asa fgeitos de aluminio pra ser coratada no cortador de isopor como no tutorial do Alexcmaq..
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=8425&postdays=0&postorder=asc&start=0

porém já no tutorial da construção do extra do beto ele apenas uitlizou uma logarina de depron no meio da asa depois de ter dobrado uma folha de depron...
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=37317

eu posso utilizar qq uma destas tecnicas e qq modelo ???
ou cada modelo pede uma tecnica de construção diferente???

fico no aguardo bons voos!!
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3961
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

QQ das 2 tecnicas tá valendo. O isopor é + rápido de fazer e fica mais resistente, mas com acabamento nem sempre melhor. A asa de depron, se vc não enrugar ele, fica com acabamento bacana e mais leve.

Acabei de preparar uma asa de isopor p/ cortar amanhã e, em breve, vou fazer uma asa de depron dobrado.

Uma dica: se vc não tem aluminio, pode faezr os moldes p/ cortar a asa em caixa de pizza. tenho feito assim e funciona, inclusive com perfis finos e não muito simples, como o S4083 que usei no Boeing 737.

Abs.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

O tipo de construção depende do modelo que você vai fazer... Em alguns casos a resistencia do isopor sozinho não é suficiente, em outros casos, a curva do perfil obtida com o depron não é suficientemente boa...
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6278
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Uma coisa que não foi dita - Depende da geometria, para fazer asas com cordas da raiz e ponta muito diferentes pelo processo de "dobrar depron" pode complicar, além de ter uma longarina de altura variável, por isso geralmente usa-se esse processo para asas de corda constante. Já com o cortador a liberdade é maior mas a parafernalia ($) necessária também é maior.
Avatar do usuário
andersonpg
membro
Mensagens: 285
Registrado em: Seg Jan 15, 2007 11:19 pm
Localização: Tubarão SC

Mensagem por andersonpg »

eduardo vc poderia ser mais claro heheh deu um nó aqui na minha cabeça
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3961
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Posso dar um exemplo que creio que ajude vc a entender:
Se vc for fazer uam asa enflechada com a corda nao-constante, como um Boeing, fica meio complicado fazer dobrando depron. Até dá, mas complica um pouco, dependendo do tamamnho do aviao. Quanto menor, mais dficil fazer no depron.

No caso do meu 737, por exemplo, eu precisava de um perfil de alta sustenação e baixo arrasto (necessidades antagonicas). Além disso, precisava reduzir a possibilidade de estolar de ponta.

P/ fazer isso tudo, escolhi o perfil S4083, que o Wildcat já tinha usado com sucesso no seu lerdo 1.0 e, p/ acabar com o stall de ponta, coloquei 1.5º de washout (torção do bordo de fuga p/ cima). Fazer tudo isso no depron ia complicar bem a construção. Além disso, em cada asa ia tb o trem de pouso e um motor pedurado, mais um servo p/ cada aileron e a fiação do motor e aileron (2 extensões em Y). É uma asa bem complicada.

Então, fiz de isopor P4 com a ajuada do Xor, que tem um cortador muito bom, além de muita experiencia. Mas como as asas tem cordas que variam ao longo do comprimento, p/ fazer 2 asas foram 5 peças: 4 tarpézios, mas a parte central, porque o angulo de ataque tinha que ser exatamante 2.5º. Depois, colei tudo com epoxi. Funcionou muito bem e encarava qualquer vento. Só lenhei ele meses depois, por problemas com a eletronica.
Responder