PARAQUEDISTA RC

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Paulo Leitner
membro
Mensagens: 1097
Registrado em: Ter Jun 21, 2005 3:58 am
Contato:

PARAQUEDISTA RC

Mensagem por Paulo Leitner »

AE,

SRPAB e eu tamo pensando em montar um paraquedista RC.... o esboço do protótipo está no forum forum/viewtopic.php?t=3882&start=125 . Sim, é uma cópia de um gringo, mas pretendemos fazer uma versão tupiniquim, feito com sacos de lixo.

Tô pensando em substituir o HOMINHO paraquedista por uma caixa de isopor paraquedista, contendo a eletrônia e um esquema simplificado de controle dos batoques. Depois evoluir para um hominho.,..

A maior duvida que temos ate agora é se as pernas preciam esr controladas tbm, ou seja, se ´recisamos ter movimentação do cg no eixo x e y...tipo, as pernas se movimetnariam para frente e para trás, para acertar o cg tbm, picando ou "cabrando" o modelo....

Isso numa colina vai virar urubu.........

SRPAB, já te inclui nessa....

Aff... quase esqueci que sou psicologo
Anexos
diver.JPG
diver.JPG (35.82 KiB) Exibido 24149 vezes
Avatar do usuário
Gerson B.
membro
Mensagens: 1007
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 10:12 pm
Localização: Jundiaí - SP

Mensagem por Gerson B. »

Acredito que as pernas nào precisam mexer !
Acho que apenas os tirantes da parte de trás do paraquedas ( não o modelo redondo, mas sim o retangular) devem ser controlados com o braço do "paraquedista P3"
Quando baixado do centro para a esquerda na parte de trás, fará uma curva para a esquerda, e do centro para a direita , fará curva a direita; acionando os dois braços, terá uma força para trás, freiando o paraquedas).
\_______(((( o ))))_______/
Bons vôos e ótimos pousos!
Avatar do usuário
Paulo Leitner
membro
Mensagens: 1097
Registrado em: Ter Jun 21, 2005 3:58 am
Contato:

Mensagem por Paulo Leitner »

poutz.....

alguem ae tem ideia de como linkar isso??? Teriamos que linkar o braço 2 veze :shock: :shock: :shock: :?: :?: :?: s..... :!: :!: :!:


alguém ae?

:idea: :idea: :idea:
Editado pela última vez por Paulo Leitner em Qua Jul 27, 2005 10:56 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Ricardo Coutinho
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Qua Jun 01, 2005 10:06 am
Localização: Brasília

Mensagem por Ricardo Coutinho »

Se ele movimentar os braços para os lados e para trás acho que você vai precisar de dois servos e um mixer.
Avatar do usuário
Paulo Leitner
membro
Mensagens: 1097
Registrado em: Ter Jun 21, 2005 3:58 am
Contato:

Mensagem por Paulo Leitner »

dois servos sim, mas para que o mixer???

Um move o conjunto do braço e ombros para a direita e esquerda (COMANDO DO AILERON) e outro move o mesmo conjunto para frente e para trás (comando de profundor)

Onde o mixer atuaria?
Avatar do usuário
andreyamin
membro
Mensagens: 379
Registrado em: Qui Dez 04, 2003 6:58 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por andreyamin »

Paulo Leitner escreveu:Onde o mixer atuaria?


É pra quando vc cabrar, ele puxar os dois batoques, e vice-versa...
Avatar do usuário
Paulo Leitner
membro
Mensagens: 1097
Registrado em: Ter Jun 21, 2005 3:58 am
Contato:

Mensagem por Paulo Leitner »

Ah!!!!!!! :!: :idea: :!: :idea: :!: Entendi!!!!!!!

é um servo para cada braço! Eu tava pensando em usar um só servo para movimentar laterlamente e ou tro para movimentar no outro eixo, mas com 2 servos e um mixer dá certo! Mas vai ser um cano acertar o cg do paraquedas e ainda assim conseguir trimar...

Eu não to conseguindo entender como que se voa com um paraquedas...

Eu até entendo as curvas, até entendo que o glider sobe quando vc "freia", baixando o velame na parte de trás, mas como fazer para ele picar?????

Puxando a parte da frente do velame ou jogando o cg pra frente?

É muito diferente de um avião.....
Avatar do usuário
Evoo
Equipe E-voo.com
Mensagens: 253
Registrado em: Sex Out 15, 2004 11:57 am
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Evoo »

Mas você está falando de paraquedas ou de paraglider?
Porque paraquedas não voa, apenas permite uma queda numa velocidade que priorize a integridade do objeto tranportado. Ele está sempre descendo, mesmo quando se aciona os dois batoques (flair). Não existe por isso a necessidade do comando de picar/cabrar. A função do flair é só arredondar a aterrissagem, não chega a "cabrar" o paraquedas.
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4335
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

evoo escreveu:Mas você está falando de paraquedas ou de paraglider?
Porque paraquedas não voa, apenas permite uma queda numa velocidade que priorize a integridade do objeto tranportado. Ele está sempre descendo, mesmo quando se aciona os dois batoques (flair). Não existe por isso a necessidade do comando de picar/cabrar. A função do flair é só arredondar a aterrissagem, não chega a "cabrar" o paraquedas.

Regis,

Os paraquedas quadrados e mesmo aqueles redondoes militares voam sim. Só que com uma razao de planeio muito pior que os parapentes, mas o principio é todo exatamente igual.

Aquelas descidas em formacao com os paraquedas todos lado a lado, ou um em cima do outro, seriam impossiveis se nao tivesse comando de cabrar/picar.
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
Lucas
membro
Mensagens: 883
Registrado em: Qui Abr 01, 2004 5:42 pm
Contato:

Mensagem por Lucas »

bem vamos lá...

Sou apaixonado por asas do tipo foil, eu tenho um Paraquedista R/C da Hobbe fabricado na Alemanha a 10 anos atrás... e tb sou paraquedista profissional e já fiz alguns voos de paraglider..

vou dar umas dicas. Vou depois postar umas fotos de meu paraquedista.

Para voar um Paraquedas R/C vc vai precisar de apenas 3 servos.

Um em cada braço, vc liga um no canal do aileron e outro no canal do leme. assim vc pode fazer o flare na mão mesmo. É importante que o movimento dos braços seja de 90º para garantir um bom comando.

O outro servo será para abertura do paraquedas.

O paraquedas é relativamente fácil de fazer, se vc conhece alguem que possa fazer um kite tipo foil o cara faz pra vc, eu tenho um cara que faz asas foils para mims e quiser posso fazer um orçamento de uma asa.

Veja aqui o meu projeto utilzando um paraquedas projetado por mim:

http://www.aeronline.com.br/revista/0105/paramot.htm

Aqui algumas fotos:

http://www.rcgroups.com/gallery/showgal ... &password=

O parquedas que vc precisa não é diferente em nada disso.

Agora se quer um Paraglider aí a coisa complica um pouco, pois o paraglider tem mais comandos que o paraquedas, ele sim tem o que o pessoal chama de "acelerador" que é uma barra que fica no pé no piloto, essa barra "puxa" o bordo de ataque da asa alterando o A^A. Outra coisa importante no paraglider é que o piloto joga o corpo nas curvas, como se estivesse pilotando uma moto... Estou trabalhando num projeto de um paraglider R/C já a quase dois anos e ainda não consegui achar uma maneira que fique escala e posso fazer todos esses comandos, eu já tenho particamente todos os dados para a asa, mas ainda não consegui fazer um piloto decente.

Bom é isso aí, se tiver mais dúvidas é só pergurtar...

Aeroabraços,

Lucas
NUNCA se esqueça de que tudo isso é apenas um hobby, e que a finalidade é se divertir...
Responder