Página 1 de 2

Jatos, como funciona!?

Enviado: Sex Dez 05, 2008 9:45 pm
por patrickmaxxcc
OI pessoal, não entendo quase nada de aero, vim visitar o forum de aeros pra fazer uma pergunta:

Aeromodelos (Jatos) Sim, aqueles que sai fogo atraz, são movidos a que? Propano? O.o Como funciona esse "Jato" de fogo que sai de traz?

Obrigado.

Enviado: Sáb Dez 06, 2008 1:07 am
por Lambreta
é igual uma turbina real, porém miniatura.

a partida é com gás propano, depois passa pro querosene acho.

Enviado: Sáb Dez 06, 2008 9:22 am
por Fábio Sartor
é isso mesmo, inicia se a ligação com gás e depois passa para o querosene, mas são caras, a manutenção não sei se é muito cara tambem, mas eu vi uns tempos atrás que tinha uma turbina de fabricação nacional, estava custando mil reais, não conheço ninguem que tem ela.
O link www.turbina.com.br

Enviado: Sáb Dez 06, 2008 11:45 am
por patrickmaxxcc
Hmm legal...valeu pessoal"

Enviado: Sáb Dez 06, 2008 5:28 pm
por Oliver
Mas para quem não sabe hoje em dia existem turbinas elétricas EDF que nada deixam a desejar as de querosene.

O Electra Jet do Mago Bob Violet foi projetado para usar tanto turbina como EDF, com o mesmo desempenho. Hoje existem EDFs equivalentes a turbinas tipo a Jat Cat 90 ou 100

Enviado: Sáb Dez 06, 2008 7:11 pm
por A_Almeida
Particularmente eu acho que as turbinas EDF são as que vão prevalescer pela praticidade, embora nada substitua a paixão que dá aquele rugido produzido pelas turbinas a gás com som de avião de verdade.

Enviado: Sáb Dez 06, 2008 8:36 pm
por Lt_Nelson
[quote:963506ed85="Oliver"]Mas para quem não sabe hoje em dia existem turbinas elétricas EDF que nada deixam a desejar as de querosene.

O Electra Jet do Mago Bob Violet foi projetado para usar tanto turbina como EDF, com o mesmo desempenho. Hoje existem EDFs equivalentes a turbinas tipo a Jat Cat 90 ou 100[/quote:963506ed85]

Aeromodelos c/ turbina à querosene são a representação mais perfeita de um avião real, na minha opinião. O vôo, o ruído e até o cheiro do combustível queimado são iguais. Porém a praticidade das EDF supera tudo isto, eu acho. Alguns lugares na Europa estão restringindo aeromodelos c/ turbina à querosene devido ao ruído.

Parece que a BVM vai lançar um F-86 EDF tb.
Fora os BVM, existem alguns outros, como o Savex L-39:
[yt]lrADBGLyoEo[/yt]
Tamjets F-16:
[yt]yWzpTJ4xSyo[/yt]

Evento só de EDFs grandes, o F-4 no final tem ruído semelhante à querosene:
[yt]SAZ6Ffr4SiY[/yt]


[]s

Enviado: Sáb Dez 06, 2008 8:41 pm
por Roberto Denadai
eu cotei um jato....15 mil o menor e mais barato

Enviado: Sáb Dez 06, 2008 8:52 pm
por Lt_Nelson
[quote:e8746ec234="Roberto Denadai"]eu cotei um jato....15 mil o menor e mais barato[/quote:e8746ec234]

Estes EDFs saem o mesmo preço de um querosene, a vantagem é a operação mais simples e a manutenção muito menor. Turbina à querosene, após poucas dezenas de horas, deve ter os rolamentos cerâmicos trocados, passar por um balanceamento dinâmico do compressor e turbina.
A unidade de propulsão, seja à queresene ou EDF, representa apenas uma parcela do custo de todo o modelo. Não adianta, o modelo deve ser preparado p/ ter o desempenho requerido. Isto implica em estrutura e técnicas de construção + mais caras, assim como todo o equipamento de R/C.

[]s

Enviado: Dom Dez 07, 2008 12:48 pm
por Fábio Sartor
já tinha visto essas EDF da BVM, será que aqui no Brasil existe algum revendedor ?