Pintura em fibra

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Pintura em fibra

Mensagem por Pardal »

Bom dia a todos!
Estou em fase de acabamento de um eletro-hélice (copyright by Pardal - all rights reserved) Tucano, revestido com fibra de vidro. Fiz os testes de vôo e ficou excelente! Porém, tive problemas com a pintura. Tentei usar tinta acrílica, mas após a secagem percebi que a tinta se soltava facilmente. Alguem tem alguma sugestão em pintura em fibra?
No vôo de teste, o modelo apresentou um comportamento meio estranho. Quando eu acelerava ao máximo, o avião dava uma sacudida, que me parecia uma instabilidade nos ailerons. Não creio na possibilidade interferencia, pois isso aconteceu apenas com o acelerador no máximo. Desconfio que as pontas dos ailerons ficaram meio flexíveis, apresentando flutter em alta velocidade. Mas isso é só desconfiança. Os ailerons foram feitos no proprio isopor fibrado. Alguém j´´a teve esse problema?
Nervoso?? Arranca as ceroulas pela cabeça!!
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

O que eu faria:

- Lixaria a fuseca toda com lixa d'agua 320, apenas para deixar um pouquinho aspero
- Passaria massa plastica superlight da Maxxruber nas imperfeições
- Lixaria de novo com lixa d'agua 400
- Aplicaria com pistola uma camada fina de primer PU
- Dependendo do estato, aplicaria mais massa e lixaria com a 400 de novo
- Mais primer e lixa 500 e 600
- Agora aplicaria a tinta da cor desejada
- Lixa 1500 e 2000, massa de polir e cera

Caso não tenha como usar pistola, pode usar primer e cores de spray automotivo. O resultado não é o mesmo, mas fica bom.

Agora, se tiver isopor por baixo da fibra e tiver um furinho se quer, a tinta vai penetrar e atacar o isopor. Neste caso, utilize tintas a base de água, que existe também em spray ou para pistola. Só não sei no caso do primer.

Da trabalho ne!? 8)

sobre o problema na aceleração, pode ser desbalanciamento da hélice ou eixo do motor, ou como vc mesmo constatou pode ser folga nos ailerons e com o grande fluxo de ar ele vibra.

Posta fotos!
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

Obrigado Cyber! Você sempre tem sábias respostas!
Após a curagem da resina, eu utilizei bastante lixa d'água. Lixa 320, 500 e 600. Ficou bastante liso e por isso acho que a tinta não aderiu.
Esse primer pode ser aplicado com pincel?? aumenta muito o peso?
Nervoso?? Arranca as ceroulas pela cabeça!!
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

[quote:58e7672863="Pardal"]Obrigado Cyber! Você sempre tem sábias respostas!
Após a curagem da resina, eu utilizei bastante lixa d'água. Lixa 320, 500 e 600. Ficou bastante liso e por isso acho que a tinta não aderiu.
Esse primer pode ser aplicado com pincel?? aumenta muito o peso?[/quote:58e7672863]
Que nada, só estou começando na brincadeira!

Neste caso, utilize primer em spray automotivo. Se não tiver jeito, aplique com pincel, mas em camadas finas. O primer para pistola (ou pincel) seria o PU (bi-componente). Não esqueça antes de aplica-lo, de dar uma lixada com a 400 para deixar um pouquinho mais aspero e depois de seco, lixar novamente, mas dessa vez pode deixar lisinho!
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

Valeu Cyber! Vou seguir sua indicação!
Nervoso?? Arranca as ceroulas pela cabeça!!
Responder