Página 1 de 1

Empuxo do os 15LA

Enviado: Qua Mar 04, 2009 11:07 am
por lucas.sjc
Pesquisando aqui no e-voo, achei várias matérias sobre conversões e empuxo até achei esta tabela, más esta em watts

OS 10 LA- 0,27 bhp X 750w=202watts
OS 15 LA- 0,41 bhp X750w =307,5watts
OS 25 LA- 0,60 bhp X 750w=450watts
OS 40 LA- 1,00 bhp X750w=750watts

Estou querendo mesmo saber, o empuxo do os 15LA em quilos, quantos quilos ele realmente puxa, e qual a melhor hélice para ele?

Se alguem puder me ajudar, fico grato desde já.

Enviado: Qua Mar 04, 2009 11:19 am
por Marco Antonio
Isso depende da helice(ou do helice) passo e diametro, depende da rotação, depende do combustivel e por fim não te serve pra nada sem saber o pith speed para cada helice utilizada e na rotação especifica.

Um motor pode ter 1 kilos de empuxo e um pith speed tão baixo que não vai voar... a algum tempo o Alex fez um park jet com uma helice enorme empuxo gigante, mas ao soltar o modelo foi de nariz pro chão.

Mudou a helice para uma de menor empuxo mas velocidade maior e o modelo ficou legal.

Enviado: Qua Mar 04, 2009 3:30 pm
por lucas.sjc
bom queria saber se com uma hélice 8x4 e combustivel 10% nitro qua seria o empuxo aproximado...

Enviado: Qua Mar 04, 2009 3:34 pm
por Marco Antonio
É a helice usual dele, mas não tenho como te informar o empuxo porque geralmente modelos a glow são especificador por motor somente.

Enviado: Qua Mar 04, 2009 3:36 pm
por Ricardão
Na verdade o fabricante informa que o OS .15LA é capaz de fornecer .41 PS @ 17000 RPM (e não BHP), o que resultaria em 301.5 W de potência quando estiver girando a 17000 RPM.

Se você usar uma hélice 7x5, que é uma das recomendadas pelo fabricante e considerar que a densidade do ar seja 1.225 Kg/m³ e o rendimento da hélice seja 70%, teria empuxos e velocidades da corrente de ar, ambos para motor estático, próximos dos indicados na tabela.

Usando uma hélice maior que as recomendadas, no seu caso 8x4, o motor vai ser incapaz de atingir a mesma rotação máxima - vai precisar medir a rotação a que ele chega. De qualquer maneira, se o fabricante indica 7x5 como a maior hélice para esse motor, o rendimento do motor vai ser menor e provávelmente os empuxos estáticos menores.

Enviado: Qua Mar 04, 2009 4:33 pm
por Marco Antonio
Ricardo...

Os cox 0.49 usam uma 6X3

Eu sempre usei as de 7" nos .10... e 8" nos 15

To errado???

Inclusive tenho um norvel 15 na caixa fechado...

Enviado: Qua Mar 04, 2009 5:07 pm
por Ricardão
Marco:

Dê uma olhada no site da OS.

Eu também uso 8x6 nos meus OS .15 RC e OS .15 FP RC e 7x6 nos .10, mas a potência de fábrica do FP é .29 PS @ 15000 RPM, para o LA a OS diz que a rotação chega a 17000 RPM e dá .41 PS, só que recomenda hélices 7x5, 6.8x4 ou 6.8x5.

Enviado: Qua Mar 04, 2009 5:10 pm
por Marco Antonio
[quote:082ae22be3="Ricardão"]Marco:

Dê uma olhada no site da OS.

Eu também uso 8x6 nos meus OS .15 RC e OS .15 FP RC e 7x6 nos .10, mas a potência de fábrica do FP é .29 PS @ 15000 RPM, para o LA a OS diz que a rotação chega a 17000 RPM e dá .41 PS, só que recomenda hélices 7x5, 6.8x4 ou 6.8x5.[/quote:082ae22be3]

Mas tb né.. no tempo que eu usava os 15 amarrava cachorro com linguixa(como diz a filhinha de uma amigo) agora os motores estão muito mais rapidos.