Restauração Pegasus - Casa Aerobrás

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Restauração Pegasus - Casa Aerobrás

Mensagem por Rafael Ritter »

Pessoal, um amigo meu (Elly, aqui do forum) tem um Pegasus da Casa Aerobrás, que está encostado faz uns 12 anos. Pois bem, ontem ele sugeriu que fizessemos um trabalho de restauração e, como eu acabei de terminar meu Nemesis, resolvi pegar junto. Abaixo estão as primeiras fotos, estou começando a desentelar, mas já começam a surgir as primeiras dúvidas:

1. Se entelar com oracover, o peso vai subir muito em relação ao papel japonês?
2. É necessário o uso de ailerons? Ou só o leme dá conta?
3. O Elly acha que não é necessário colocar motor, mas eu penso que um motorzinho pequeno seria interessante em situações onde não houver reboque. O que vocês acham?

É o primeiro planador que boto a mão, então não deixa de ser uma experiência nova.
Anexos
Esperando por uma lixa
Esperando por uma lixa
1.jpg (38.2 KiB) Exibido 6657 vezes
Leme
Leme
2.jpg (38.14 KiB) Exibido 6657 vezes
Asa
Asa
3.jpg (38.64 KiB) Exibido 6657 vezes
Fuselagem depois da guerra
Fuselagem depois da guerra
4.jpg (37.82 KiB) Exibido 6657 vezes
O Pegasus
O Pegasus
5.jpg (38.94 KiB) Exibido 6657 vezes
Poucos monoplanos são mais elegantes do que a maioria dos biplanos!
-->Cuidado: usuário viciado em pó de balsa<--
a1a_terabyte
membro
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:09 pm

Opa

Mensagem por a1a_terabyte »

Eu usaria Oralight transparente, outros filmes vão deixar esse modelo pesado, Depois deixaria a estrutura bem acabada, instalaria a eletrônica bem organizada, assim tudo seria visto, fica realmente diferente.

Não colocaria ailerons, dois micros servos para leme e estabilizador e um micro receptor.
Não colocaria motor.
Podes voar em colina.

Valeu

Tera

Ficaria mais ou menos assim:

http://gprc.free.fr/construire/cb28/cb28-oh/cb28-oh.htm

Boa sorte
Avatar do usuário
Pedro Guilherme
membro
Mensagens: 1898
Registrado em: Sáb Set 17, 2005 12:39 am
Localização: Esteio - RS

pegasus

Mensagem por Pedro Guilherme »

xgregg
Algum tempo atras descobri que a aerobras vendia o jogo de nervuras deste planador e comprei 3 kits. Vem asa e toda cauda. Muito bem cortadas as nervuras. Tenho a planta dele que ganhei de um amigo de SP. Pretendo contruir ainda este ano primeiro um original de acordo com a planta depois usando asas e cauda construir outros dois mais ou menos semelhantes com os das fotos abaixo. Eu não conheço o oralight transparente, somente o light tex transparente da hobbydelivery. Acho bem leve e bonito mas só os entendidos ai de planadores que poderão te dizer qual dos dois é melhor. Só sei que o custo do Light Tex é barato. agora se não tiver como rebocar é que são elas né? porque onde vai voar com ele? não temos local aqui perto. Eu vou motorizar, adoro motoplanador, tu usa o motor pra subir e depois desliga, ai é só termicar.....
Anexos
XP3.JPG
XP3.JPG (19.79 KiB) Exibido 6634 vezes
Projeto.jpg
Projeto.jpg (37.32 KiB) Exibido 6634 vezes
a1a_terabyte
membro
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:09 pm

Mensagem por a1a_terabyte »

Olá

Bom, vc ainda não respondeu, mas vou acrescentar alguns itens.

Primeiro, esse planador vai ficar bem leve, qualquer colina, campinho, duna, já vai ser suficiente para ele. É um modelo para voar final de tarde, com pouco vento na verdade.
Eu gosto do oraligth, não conheço o filme que o colega indicou, pode ser um alternativa. O oralight é o filme termoretrátil mais leve que há, principalmente o transparente, pq não tem pigmento e é resistente se comparado a sua espessura.

Quanto a colocar motor nesse modelo acho que é desnecessário, pq é um modelo de vôo dócil, e o peso pode alterar essas características (carga alar), isso é só um impressão, não conheço as dimensões, peso enfim....mesmo assim se preferir use um conjunto propulsão realmente leve. Não conheço a estrutura da asa, mas considere o uso de histarter.

Bom era isso

Tera
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4459
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

xgregg
Esse é um modelo clássico desenhado para vôo livre.
Tem um baita poliedro, perfil under cambered, estabilizador sustentador, grande volume de cauda e carga alar lá em baixo.
Se deixar esse modelo como está e entelar com papel de seda deverá ficar com um peso abaixo das 120g (a não ser que a madeira do kit seja muito pesada).
Gosto de planadores RC e moto planadores mas eu não colocaria nenhuma eletrônica nesse Pégasus, eu apenas cuidaria de colocar um bom determalizador.
Enfim, você tem nas mãos um modelo que, se bem trimado para vôo livre, é auto estável, flutuador e capaz de entrar numa térmica e não sair mais.
Se você colocar motor, leme, profundor e ailerons certamente vai voar mas não será um modelo penetrador nem terá grande manobrabilidade e tampouco bom planeio com a carga alar maior.
Conclusão: Se quiser um bom motoplanador RC refaça todo o projeto. Caso contrário, restaure o modelo com as carácterísticas de vôo livre originais do projeto e prepare-se para ter uma experiência impagável.
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3795
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

Eu tbm faria como o Tera disse, oraligth, usaria até alguma cor mas transparente tbm, micro servos no profundor e leme, um rx berg cairá como uma luva, sem ailerons e muito menos sem motor.

Como ele ficará leve, dependendo do trampo e se for o caso, um pequeno gancho em baixo vc reboca ele de boa na mao mesmo, nao precisa nem de borracha, somente na linha e um pequeno pique ele ja subirá.

Com vento forte nao vai ter penetraçao numa colina ou até mesmo no termal. Este tipo modelo, leve e bem flutuador, na minha opiniao, pra quem curte planadores, é um modelo que tem que se ter em casa, pois como o Tera disse, pegar um fim de tarde com vento fraco numa colina e um modelo deste, deixará todo o resto do dia perfeito.
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... você tem uma solução entre o que o alvaro falou e o que deseja fazer.

Qualquer conjunto normal que vc colocar ai vai acarretar em peso.

Um servo micro que se encontra facilmente pesa 3,5g são dois então 7g
Um receptor berg 4g
Bateria 2S de 250mA Pesa 12g se tirar aqui e ali pode pesar 11g

Se contar motor e speed são 6g do speed e 5g do motor. tem como fazer speed e motor pesando 7g mas é escovado

Numeros cabalisticos não???

11g de bat, 11g de speed e motor e 11g de servos e receptor.

Fora fiação.

Ta vendo? Não é só achar que vai ficar leve.. não vai, perdeu 33g ai.

Vamos aliviar...

Te servo de 3g e tem de 2,5 o receptor da pra tirar 1g ou 1,5 bateria da pra ficar em 6g usando as de 120mA.. tira motor e speed mas tem que ter um regulador.. são 2,5g

Se conseguiu o servo de 2,5g são 5g mais 3 do receptor... mais 6g da bat mais 2,5 do regulador.

16,5g.... :roll:

Entre em contato que eu te digo como fazer isso com 9,5g
Isso mesmo!!!

Servo, receptor e bateria pesando 9,5g e vai encontrar aqui no brasil. Se preferir importar consegue receptor/servos e bateria pesando 6,5g

Se preferir motor e mais speed aumenta 3,5g


São cinco anos fazendo micro.. acho que conheço alguma coisa né.

8)
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Gerson B.
membro
Mensagens: 1007
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 10:12 pm
Localização: Jundiaí - SP

Mensagem por Gerson B. »

Xgregg

Veja o tópico que criei a um tempo!
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=21417&highlight=pegasus

Aqui vão algumas considerações deste modelo.

Ele originalmente vem com um bico de madeira muito pesado que ainda necessita de adiçaõ de chumbo para acertar o C.G.
Baseado nisso, você pode aliviar bastante massa deste bico e compensar com eletrônica.

Quanto ao uso de histart, já digo que a asa original não aguenta de jeito nenhum. Estou com meu modelo meio que parado, mas coloquei eletrônica apenas em leme e profundor, que é mais que sufuciente.
No meu caso fiz um reforço com bloquinhos de balsas com fibra em pé no centro da asa apoiando nas varetas superiores e inferiores de cedro)
Ficou muito resistente e aguenta histart
Usei o Lightex Azul e ficou muito bom.
papel japonês é muito leve, mas dá um nervoso quando começa a furar, ficando o modelo todo remendado posteriormente.
Depois colocarei mais detalhes ok!

Abs
\_______(((( o ))))_______/
Bons vôos e ótimos pousos!
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Caramba, quanta informação, muito obrigado gente.

a1a_terabyte, infelizmente aqui não temos colina, ao contrário do Canadá, estou na terra das planicies, hehehehe Até tem morro, mas não ficaria em conta devido à distância. Se não encontrar outra opção para botar ele no ar, vai ter que ser com um motorzinho.

Daí tiu Pedro, tudo em cima? Quando vais aparecer no anfiteatro de novo? Na verdade o aero não é meu, é de um amigo, estou apenas restaurando, mas penso que ele irá voar por lá mesmo. Vou procurar informações sobre esse Light Tex.

Fala Alvaro, acho que ele fica com um pouco mais de 120g... Ele tem 1,30m e pesei ele antes de começar a remover o papel japones e ele estava com uns 200g. Mas é um kit original da Casa Aerobras, montado com muito capricho, então creio que seja isso mesmo. Quanto à eletrônica, a idéia é eletrificar ele mesmo, não tem jeito, mas vou cuidar para fazer da forma mais leve possível. Como o Gerson disso lá em baixo, é possível aliviar peso do projeto original e substituir por eletrônica, então talvez não comprometa tanto assim...

Carlos, é uma pena não ter colina por aqui, mas deu até água na boca com sua narração, hehhee. Ele já tem um gancho, original do projeto, que distribui o torque do cabo pela fuselagem, apenas vou reduzir o tamanho, que está exagerado.

Daí Marco, tu é o cara, putz! Após a montagem, sem eletrônica, creio que ele irá ficar entre 200 e 250g, é um chute, mas é por aí. Na sequência entrarei em contato contigo, obrigado.

Muito legal seu tópico Gerson, chegaste a postar fotos dele finalizado? Realmente dá para aliviar peso do nariz e colocar eletrônica, até porque pelo seu vídeo dá para ver que sem um lemezinho que seja é questão de sorte pegar ele inteiro depois do lançamento.

Pretendo dar uma evoluída no fim de semana.
dijango
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Qui Fev 26, 2009 9:46 am
Localização: Goiânia

Re: pegasus

Mensagem por dijango »

Poderia envia a plata deste planador amigo necessito






[quote:ad1af8e91d="Pedro Guilherme"]xgregg
Algum tempo atras descobri que a aerobras vendia o jogo de nervuras deste planador e comprei 3 kits. Vem asa e toda cauda. Muito bem cortadas as nervuras. Tenho a planta dele que ganhei de um amigo de SP. Pretendo contruir ainda este ano primeiro um original de acordo com a planta depois usando asas e cauda construir outros dois mais ou menos semelhantes com os das fotos abaixo. Eu não conheço o oralight transparente, somente o light tex transparente da hobbydelivery. Acho bem leve e bonito mas só os entendidos ai de planadores que poderão te dizer qual dos dois é melhor. Só sei que o custo do Light Tex é barato. agora se não tiver como rebocar é que são elas né? porque onde vai voar com ele? não temos local aqui perto. Eu vou motorizar, adoro motoplanador, tu usa o motor pra subir e depois desliga, ai é só termicar.....[/quote:ad1af8e91d]
Responder